Após readaptar suas atividades na pandemia, Pastoral Familiar dá continuidade ao seu serviço de evangelização

by Diário do Vale

A pastoral readaptou suas atividades e deu continuidade ao serviço de evangelização – Foto: Facebook diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda.

Diocese- Tendo como missão a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstancias da vida e na proteção dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares, a Pastoral Familiar, como o próprio nome já sugere, desenvolve um serviço de apoio a família a partir da realidade que se encontra, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda durante a pandemia, a pastoral readaptou suas atividades e deu continuidade ao serviço de evangelização. Com a parceria da PASCOM em cada região, a pastoral passou a utilizar-se dos recursos tecnológicos para ajudar nos trabalhos pastorais. E ainda aqueles serviços que houve a necessidade de ser presencial, os trabalhos foram orientados a atenderem as exigências de normas sanitárias e da Diocese. Para Adriana Cristina, membro da Pastoral Familiar, lembrou que a mudança para o encontro virtual foi boa. “Apesar do virtual, temos uma perda do afetivo, pois nada substitui o contato e calor humano, também percebemos que ele é bastante efetivo, pois permitiu um grande número de agentes que não conseguiriam participar, transpôs barreiras geográficas”, ressaltou.

A Pastoral familiar possui 4 metas principais: fazer da família uma comunidade cristã, fazer da família santuário da vida, tornar a família missionária e Igreja doméstica, resgatar para família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade.

E dentre as atividades exercidas pela Pastoral Familiar destaca-se: apoio à catequese e Pastoral do Batismo, encontro de namorados, catequese Matrimonial, serviço de cerimonial do Rito do Matrimônio, encontro de Recém casados, formações sobre temas familiares, Semana Nacional da Família, Semana Nacional da Vida, catequese em Defesa da Vida.

Novos frutos

A Pastoral Familiar Diocesana teve dois novos frutos: a Implementação do Núcleo de formação e Espiritualidade, que são pessoas pertencentes as Regiões pastorais da Diocese, que estão em formação no INAPAF (Instituto Nacional da Família e Pastoral Familiar), que teve uma plataforma EAD lançada neste período. O objetivo deste núcleo será difundir em toda Diocese, o ensinamento da Igreja acerca da família, sacramento do matrimônio, defesa da vida, Paternidade Responsável entre outros temas e práticas Pastorais. O outro fruto que surgiu foi uma implementação de uma rede de Apoio à vida e à família na Diocese. Ela funciona a partir de atendimentos em conjunto com outras pastorais e movimentos às pessoas que necessitam de ajuda.

Como participar

Para participar procure a secretaria de sua paróquia e informe-se sobre a Pastoral.

Fonte: Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda*.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996