;
quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 17:25 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Atividades físicas são retomadas nos bairros com medidas de prevenção à Covid-19

Atividades físicas são retomadas nos bairros com medidas de prevenção à Covid-19

Matéria publicada em 28 de outubro de 2020, 14:34 horas

 


Ginástica funcional para jovens e adultos é uma das opções; aulas são realizadas no início da manhã e à noite
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda– As atividades físicas foram retomadas há 10 dias nos núcleos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) nos bairros. Para garantir o retorno da prática de exercícios em grupo, foi adotado um protocolo de prevenção à Covid-19, de acordo com orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os interessados em participar devem procurar o núcleo mais próximo de casa ou o local onde faziam as aulas antes da pandemia. A Smel oferece aulas para o JAM (Jovens e Adultos em Movimento), MIM (Melhor Idade em Movimento), CEM (Crescer em Movimento), PID (Programa de Iniciação Desportiva) e PCDs (Pessoas com Deficiência).

As normas de saúde pública incluem uso obrigatório da máscara de proteção facial; distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas nos espaços de uso comum; os cumprimentos, saudações e contatos entre os responsáveis, alunos e professores devem ser evitados, respeitando o distanciamento adequado e as orientações de segurança e higiene.

Cada usuário deve portar seu álcool líquido ou gel a 70% para ser utilizado durante sua permanência no local; cada usuário deve levar sua garrafa de hidratação, preferencialmente, identificada; proibido o uso de bebedouros, exceto para abastecer a garrafa de hidratação; os vestiários estarão fechados para banho. Além disso, no caso das crianças, somente um responsável pode permanecer no local da aula para acompanhar o aluno.

Todas as aulas estão com o número de alunos reduzido, respeitando a taxa máxima de ocupação estabelecida pelos Decretos Municipais nº 16.339 e 16.340 de 2020, além das resolução do CREF (Conselho Regional de Educação Física) nº 106/2019. O fluxo de entrada, saída e horário das aulas deve ser respeitado, evitando aglomerações no término de uma turma e com o início da outra.

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Patrícia Monlevad, é importante garantir segurança para alunos e professores no retorno das atividades físicas em grupo neste período de pandemia da Covid-19.

– Implantamos as medidas de prevenção adotadas pelo município, fixamos o informativo em local visível em todos os núcleos e também capacitamos os professores para que orientem os alunos sobre as medidas de prevenção – afirmou, lembrando que durante o distanciamento social os alunos de todos os projetos da Smel puderam seguir os conteúdos publicados no canal virtual da secretaria para que se mantivessem ativos.

O JAM (Jovens e Adultos em Movimento) atende pessoas dos 18 aos 49 anos com opções de horário no início da manhã e à noite. São exercícios cardiorrespiratórios, corridas leves, saltitos e outros movimentos. Neste momento de pandemia, os professores não utilizam nenhum tipo de equipamento para evitar o uso partilhado e ainda não há contato com o solo, somente movimentos em pé.

A diretora do Departamento Esportivo da Smel, Ana Paula Amaral, afirmou que os professores passaram por treinamento para encarar este desafio. “Precisamos nos adaptar a este novo modelo de aula e garantir os benefícios aos alunos. Os exercícios são importantes para a mobilidade articular, nosso corpo não foi feito para ficar parado. Além disso, promovem o melhor funcionamento do coração, pulmão, evitam problemas causados pelo sedentarismo como diabetes e hipertensão”, destacou.

Elizete do Carmo Vicente, de 37 anos, que frequenta o núcleo do bairro Siderlândia, endossa as palavras da professora. “Acompanhei os exercícios pela SmelTV durante o período da pandemia, mas a aula presencial é um incentivo a mais. A presença da professora nos faz superar os limites a cada aula e, assim, me sinto disposta. O exercício contínuo me traz boa saúde”, disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Porque não retornou antes? Vários estudos indicam que o exercício físico é aliado contra o coronavirus, contribuindo para o aumento da imunidade. 2 semanas para eleição vejo isso como forma de propaganda política. 7 meses sem atividades, agora véspera da eleição volta? Esses políticos são irresponsáveis só querem se promover.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document