quarta-feira, 23 de setembro de 2020 - 00:06 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Atletas de Barra Mansa se destacam na 28º Corrida de São Sebastião

Atletas de Barra Mansa se destacam na 28º Corrida de São Sebastião

Matéria publicada em 21 de janeiro de 2018, 19:12 horas

 


Tradicional evento homenageia o padroeiro da cidade; competição reuniu centenas de corredores amadores e profissionais de toda região

Barra Mansa – Nem a chuva desanimou os corredores que participaram da XXVIII Corrida Rústica de São Sebastião, realizada na manhã deste domingo (21), no Centro de Barra Mansa através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. A prova foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Drable e pela vice-prefeita Fátima Lima. Os destaques no ranking geral no masculino e feminino ficaram com moradores de Barra Mansa que participaram em peso. A corrida homenageia São Sebastião, padroeiro do município, e reuniu centenas de corredores amadores e profissionais de toda a região. O evento contou com o apoio da Guarda Municipal de Barra Mansa, Secretaria de Saúde e Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos).

Para a secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, o resultado foi positivo. “Fiquei muito feliz de conseguir realizar mais uma edição da Corrida de São Sebastião, apesar de todas as dificuldades que o município atravessa, não só no município, mas no Estado como um todo. O resultado foi positivo, mesmo com chuva, os corredores vieram. Mais um desafio cumprido”, concluiu, afirmando que a próxima edição da corrida está confirmada em 2019.

A vice-prefeita Fátima Lima destacou que alinhar tradição e modernidade é a fórmula para o sucesso do evento. “Nós empenhamos muito em ajudar e realizar os eventos tradicionais da cidade, porque é um momento que traz muita alegria para os corredores e equipes de Barra Mansa. Nossa cidade vive de suas tradições”, afirmou.

Premiados

Todos os participantes foram premiados com uma medalha de participação por completarem o percurso de sete quilômetros. No Ranking Geral Masculino, o primeiro lugar ficou com o morador de Barra Mansa, Pedro Henrique Silva Ramos, de 18 anos, da Equipe Corbama com o tempo de 23m41s. Ele já participa da prova há dois anos. Em 2016, ficou em 32º lugar e ano passado melhorou o tempo e garantiu o quarto lugar.

– É muito gratificante porque o treinamento é cansativo, embaixo de sol e chuva, e quando chega em uma competição em sua cidade você fica motivado com toda a família torcendo – destaca o jovem, que almeja entrar em uma equipe de atletismo e se tornar um atleta profissional.

O motorista Rogério Ramos, conta feliz da superação e conquistas do filho. “O Pedro era muito doente quando criança, sempre abaixo do peso e agora assisti-lo competindo e liderando a prova é de muita alegria e orgulho como pai”, falou.

Em segundo lugar ficou o atleta Alexandre de Lima Freire (24m27s) também da equipe Corbama e em terceiro Carlos Alexandre Beserra da Silva (24m35s).

No Ranking Geral Feminino, quem garantiu o lugar mais alto do pódio foi a moradora de Barra Mansa e atleta profissional Viviane Amorim com o tempo 26m08s. Essa foi a oitava vez consecutiva que ela fica em primeiro lugar. “Eu faço questão de vir nesta prova todo ano, porque eu nasci aqui e a população me apoia e está sempre me incentivando. É uma felicidade ganhar e mostrar para as pessoas meu trabalho”, afirmou Viviane. Em segundo lugar ficou a atleta Mirtes de Fátima da Cunha (31m30s) e em terceiro Lucélia Gonçalves Silva (31m50s).

A Corrida ainda teve um ranking especial para os moradores de Barra Mansa. Na categoria masculino, do primeiro ao terceiro, respectivamente, os atletas: Johnathan Arantes Mariano (25m58s), Edvaldo Barbosa Romeiro (26m52s) e André Jaime de Oliveira Alves (27m31s). No feminino, as atletas premiadas foram: Viviane Aparecida Silva (33m15s), Danielle de Paiva Lourenço (37m30s) e Maria Barizão de Miranda (37m37s).

Tradição e esporte: Próxima edição da corrida está confirmada em 2019 (Foto: Danilo Devezas Souza)

Tradição e esporte: Próxima edição da corrida está confirmada em 2019 (Foto: Danilo Devezas Souza)

 

Clube Corbama revela novos talentos

Entre os competidores, muitos eram do Clube Corbama (Corredores de Barra Mansa). Fundado em 15 de outubro de 1985, é um dos grupos de corrida mais antigos de Barra Mansa. Ao longo desses 32 anos, mais de mil corredores passaram pela equipe que já revelou grandes atletas nacionais como o maratonista Luiz Antônio dos Santos, bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de 1993 e primeiro lugar nas maratonas de Chicago, nos Estados Unidos, de 1993–94 e na Maratona de Fukuoka, no Japão, de 1995.

O vereador Elias Barbosa, mais conhecido como Elias da Corbama, participou da fundação do Clube e presidiu o grupo. “Quem me apelidou foi a própria população. Desde o início eu faço parte deste grupo e devido ao meu empenho em ajudar a entidade, eu acabei me tornando o ‘Elias da Corbama’”, conta.

Segundo ele, a Corrida de São Sebastião representa um marco na história de Barra Mansa e incentiva novos atletas. “É umas das corridas mais antigas da região, no passado nós tivemos muita dificuldade em manter esse evento, mas depois que a prefeitura assumiu facilitou e melhorou a estrutura da competição. Antes, era difícil conseguir 200 inscritos, agora em poucas horas nós alcançamos mil inscritos. Tudo isso é fruto do apoio da nossa prefeitura e da Secretaria de Esportes que vem realizando esse trabalho e nos apoiando”, agradeceu.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Que bom que Barra Mansa não fez igual a Volta Redonda, a corrida da Paz acabou por motivos politicos isso ficou visível já Barra Mansa ainda mantém a Corrida de são Sebastião que é uma das mais antigas da região. Parabéns a Corbama que sempre organizou ou ajudou na organização.

  2. Avatar

    Por isso que não participo!

  3. Avatar

    acabaram com a corrida
    desorganizada, perigosa por causa do transito
    agua não tinha direito
    pergunte á quem correu no passado

    ahh, só não pode perguntar pros puxa sacos de plantão

Untitled Document