Barra Mansa retoma tradição do município com Desfile Cívico - Diário do Vale
quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 11:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa retoma tradição do município com Desfile Cívico

Barra Mansa retoma tradição do município com Desfile Cívico

Matéria publicada em 15 de novembro de 2017, 17:21 horas

 


População tomou conta das ruas do Centro durante evento e aprovou retorno dos desfiles

Barra Mansa – “Foi a retomada de uma tradição que Barra Mansa tinha sepultado. Ver o povo alegre, em meio à insatisfação nacional, traz uma sensação de orgulho e pertencimento a nós barramansenses”. Foi com esta frase que Luís de Paula Naves, de 79 anos, nascido e criado em Barra Mansa, definiu o Desfile Cívico em homenagem aos 185 anos do município – completados no dia 3 de outubro -, que aconteceu nesta quarta-feira (15) pela Avenida Joaquim Leite.

Seu Luís ainda relembrou os tempos em que desfilava, deixando a emoção falar por si só. “Surpreendeu-me a população estar prestigiando um evento tão importante quanto este, muito por estarmos no meio de semana e ainda ser feriado. Isso demonstra que o prefeito está bem situado entre o povo, que mesmo no feriado, foi às ruas, viu seus filhos desfilando, viu a participação das escolas públicas. Foi uma alegria contagiante”, destacou o morador.

Através da Fundação de Cultura, a prefeitura de Barra Mansa não mediu esforços para retomar a tradição que estava perdida no município. Diversas instituições da cidade, como secretarias, escolas, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, participaram do desfile contando histórias desde a criação de Barra Mansa, muitas delas antes desconhecidas pela população.

Para o prefeito Rodrigo Drable, o sentimento que fica é de orgulho. “Maior desfile da história de Barra Mansa, mostrando que todos nós temos um amor imenso pela cidade onde vivemos e tenho certeza que em 2018 faremos um desfile maior do que fizemos neste ano”, declarou.

Quem também demonstrou enorme satisfação com o retorno do Desfile Cívico foi Marcelo Bravo, superintendente da Fundação de Cultura.

– Consideramos o desfile uma tradição da cidade, porque o barramansense espera por ele, tem orgulho em desfilar, e há alguns anos não acontecia. Foi um reencontro com uma tradição de Barra Mansa na data mais especial para a cidade – destacou Bravo.

Envolvidos: Diversas instituições como secretarias, escolas, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra participaram do desfile (Foto: Paulo Dimas)

Envolvidos: Diversas instituições como secretarias, escolas, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra participaram do desfile (Foto: Paulo Dimas)

Além do prefeito e do superintendente da Fundação de Cultura, estiveram presentes no desfile a vice-prefeita professora Fátima, o deputado federal Alexandre Serfiotis, além do secretariado e dos vereadores de Barra Mansa.

Para o deputado, a relação entre a população e o Governo Municipal tem dado frutos positivos para a cidade. “Cheguei e vi o carinho que a população tem com as escolas, secretarias e também vice-versa, o carinho que escolas e secretarias têm com a população. Essa é uma troca fantástica, uma demonstração de respeito e carinho tanto do governo com a população quanto da população com o governo”, declarou Serfiotis.

Pela primeira vez, o desfile cívico conta com a maior adesão de participantes na história de Barra Mansa. No total, 65 escolas municipais participaram do evento, com mais de três mil alunos, além de profissionais como professores, coordenadores, diretores e administradores participaram do desfile.

A universitária Ana Luiza Maia, de 21 anos, também ressaltou a importância do desfile para retomar a tradição municipal. “Há alguns anos que não tinha o desfile, e hoje eu pude vir aqui para assistir e prestigiar as escolas, as secretarias e todos envolvidos. Para nós que somos jovens é importante porque é uma oportunidade de conhecermos ainda mais a história de Barra Mansa”, finalizou a estudante.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. A ÚNICA COISA QUE EU NÃO GOSTEI FOI A DEMORA AS CRIANÇAS CHEGARAM NA HR MARCADA E TIVERAM QUE ESPERA QUASE UMA HORA OU MAIS ,OS ORGANIZADORES ARRUMA TUDO ,MAIS QUANDO COMEÇOU FOI MUITO BONITO ESPERO QUE ANO QUE VEM SEJA MELHOR

  2. Cidadão / Servidor de BM

    Muito mal organizado! As crianças ficaram de 08:00 (que foi o horário combinado) até as 10:00 esperando a boa vontade dos “organizadores” da festa. Guarda Municipal e “organizadores” não falavam a mesma língua, mandavam ficar indo pra um lado e pro outro, aguardar o início. Muito mal preparado!

  3. kkkkkkkk, pão e circo!
    É disso que o povão gosta!

  4. ACORDA!BARRAMANSENSE.AINDA É TEMPO DE UNIÃO.E GOSTAR MAIS DE SUA CIDADE.DEPOIS DO DESFILE CAGARÃO MIJARÃO E JOGARÃO O QUE COMEU NA AVENIDA VEJA NO FIM DO DESFILE.

  5. Parabéns a todos do desfile.foi muito bom.

  6. Não houve divulgação suficiente, gostaria de ter ido a cidade vizinha para assitir o desfile, cidade onde tenho vários amigos. Parabéns a toda a população de Barra Mansa.

  7. Comemorando o dia do PRIMEIRO GOLPE MILITAR contra o Brasil império no Brasil?

    Favor não confundir Brasil Império com Brasil Colonial.

  8. Políticada…
    Desce dae,e vai cuidar da segurança da cidade…
    Ah,mande tapar os buracos também,porque as vezes penso que estou na lua.

  9. Pq a politicada aí ñ desceu do palanque e se igualou ao povo? ? ? …

  10. Parabéns, a todos da prefeitura, pelo belo desfile!!!
    É importante resgatar a tradição e cultura da cidade

Untitled Document