Barra Mansa tem 874 novos casos de dengue em 2015

by Diário do Vale
Combate à dengue: Em reunião realizada no Campla, prefeitura apresentou a campanha '10 Minutos Salvam Vidas' (Foto: Divulgação PMBM)

Combate à dengue: Em reunião realizada no Campla, prefeitura apresentou a campanha ’10 Minutos Salvam Vidas’ (Foto: Divulgação PMBM)

Barra Mansa – Dados do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde mostram que Barra Mansa teve 874 novos casos de dengue confirmados em 2015, com uma morte. Um número bem alto quando se comparado ao com o ano passado, quando foram confirmados 74 casos da doença, sem nenhum óbito. A situação já preocupa as autoridades e ações estão sendo feitas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Nesta sexta-feira (11), uma reunião no auditório do Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), entre o secretário de saúde de Barra Mansa, Luiz Antônio Viana, acompanhado das equipes da gerência de Atenção Básica, Epidemiologia e Vigilância em Saúde Ambiental, apresentou a nova campanha elaborada pela Secretaria Estadual de Saúde para o combate ao mosquito.
Nomeada ’10 Minutos Salvam Vidas’, a nova campanha substitui a anterior ’10 Minutos Contra a Dengue’ e reforça o tom de alerta aos municípios e à população para o combate ao mosquito, que agora se sabe que além da dengue, também transmite o vírus zika e o chikungunya.
– O combate a proliferação do Aedes aegypti exige ação contínua e envolve diretamente a população. Os agentes de saúde não podem estar em todos os bairros, vistoriando todas as casas ao mesmo tempo. Por isso, precisamos que haja mudança de hábitos dos moradores de maneira urgente. Esperamos que os representantes das associações de moradores sejam multiplicadores dessas informações e nos ajudem a mobilizar as comunidades – ressaltou o secretário de Saúde.
O coordenador de resíduos sólidos do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa), José Ribamar Leal, frisou a importância de a população colaborar com a limpeza da cidade.
– São 139 bairros e nossa equipe não consegue estar em todos, todos os meses, para limpar as ruas, espaços públicos e córregos. É preciso que os moradores ajudem, não jogando lixo e entulho nas ruas e córregos – reforçou Ribamar. Segundo ele, o Saae BM está notificando proprietários de terrenos baldios a realizar a limpeza dos locais.
– Caso o morador identifique um terreno em seu bairro que esteja com mato alto e lixo acumulado, pode fazer a denúncia por meio do telefone (24) 3322-6195 – informou o coordenador.
A médica Elisabeth Alves, gerente do setor de Vigilância em Saúde da prefeitura, reforçou as palavras do secretário.
– A prevenção e controle dessas três doenças dependem do combate ao vetor. A participação ativa da comunidade é essencial para a eliminação do criadouro do mosquito. A prefeitura está fazendo a sua parte para evitar uma epidemia das doenças e é preciso que os moradores colaborem – disse a profissional. Apesar dos 874 casos de dengue, a cidade ainda não registrou casos suspeitos ou confirmados de zika ou chikungunya.

Mutirões

Ao final da reunião, ficou acertado que as associações de moradores vão organizar mutirões de limpeza e conscientização nos bairros, envolvendo a comunidade. A prefeitura será parceira nas atividades, fornecendo o apoio de agentes de saúde e da equipe de limpeza.
– Vamos mobilizar igrejas, escolas e empresas para ajudar nesse trabalho. O combate ao mosquito é dever de todos – comentou o presidente da associação de moradores do bairro São Pedro, Geraldo Antônio de Souza.

Veja: Exame descarta suspeita de morte por dengue hemorrágica em Barra Mansa

You may also like

1 comment

Boca 12 de dezembro de 2015, 16:09h - 16:09

Mandei umas fotos para Watts

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996