>
quarta-feira, 10 de agosto de 2022 - 06:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Bolsonaro participa de formação de cadetes da Aman

Bolsonaro participa de formação de cadetes da Aman

Matéria publicada em 27 de novembro de 2021, 09:38 horas

 


Resende – O presidente da República, Jair Bolsonaro, está sendo esperado para a solenidade que acontece nesta manhã de sábado, dia 27, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), para participar da Cerimônia do Aspirantado 2021, às 11 horas, em Resende. O evento marca pela primeira vez, em 210 anos, a formação de mulheres Aspirantes a Oficial.

Serão 391 cadetes do 4º ano da Academia Militar das Agulhas Negras da Turma Dona Rosa da Fonseca que irão receber a Espada de Oficial. Destes 368 são do segmento masculino e 23 do feminino. Dentre “os” cadetes, são 135 de Infantaria; 60 de Cavalaria; 53 de Artilharia; 40 de Engenharia; 31 de Intendência; 28 de Comunicações; 14 de Material Bélico. Dentre “as” cadetes, 13 são da Intendência e 10 do Material Bélico. Eles são oriundos das cinco regiões do Brasil: Sudeste (221); Sul (85); Nordeste (35); Centro-Oeste (21); Norte (22). Destes, sete são pertencentes às Nações Amigas, sendo: 1 da Guiana, 1 do Paraguai; 2 do Senegal, 1 do Timor Leste; 2 do Vietnã. Eles estão nos cursos de Infantaria (1), Cavalaria (1), Artilharia (1), 1 Engenharia (1), 1 Intendência (1) e Comunicações (2).

Para chegarem até aqui, os cadetes do 4º ano já passaram por diversas etapas. A primeira delas foi o período de nivelamento e a última, os Estágios e Cursos de extrema importância para a formação integral do futuro oficial. E os preparativos não param. Para que tudo seja perfeito no dia do evento, de 22 a 26 de novembro, os cadetes passarão por uma semana intensa de treinamento no PTM. A marcialidade nos movimentos exige treino árduo.

A solenidade                                                                                                         

Realizada desde 1945 na AMAN, quando, à época, 300 cadetes foram declarados aspirantes, a cerimônia acontece da seguinte maneira: no primeiro momento, às 8h30, os cadetes adentram o pátio para restituição do Espadim, que receberam quando cadetes do 1º ano, em 2018. Num segundo momento, por volta de 11h, será a vez da declaração dos novos aspirantes com a entrega da espada de oficial, símbolo do princípios e valores, como responsabilidade, competência, o respeito e amor à Pátria.  Será quando o cadete 1⁰ colocado geral da Turma receberá a espada das mãos da mais alta autoridade do evento. Neste caso, o cadete de Cavalaria João Pedro Castro Brum Silva Gomes.

Sobre a Turma Dona Rosa da Fonseca

Dona Rosa da Fonseca é o Patrono da Família Militar. Nascida em 18 de setembro de 1802, na então Cidade de Alagoas, capital da Província de mesmo nome, atual município de Marechal Deodoro, casou-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, valoroso militar e grande monarquista. Mulher de caráter varonil, sempre o apoiou em suas resoluções e o acompanhou. É reconhecida como exemplo de valores a serem seguidos pela família militar.

Pandemia da COVID-19

Por conta das diretrizes impostas em razão da pandemia da COVID-19, o evento contará, mais uma vez, com a presença restrita de convidados, autoridades civis e militares. Além disso, o tradicional Baile de gala do Aspirantado não será realizado aos moldes tradicionais. Aos convidados, foi recomendado o uso de máscaras. Para evitar aglomeração, o público será dividido por setores.

Transmissão do evento:

O evento será transmitido, ao vivo, pela EBC e pelas redes sociais do Planalto.

Serviço:

Evento: Solenidade do Aspirantado 2021 aos cadetes do 4º ano da AMAN.

Data: 27/11, sábado

Local: Academia Militar das Agulhas Negras, Resende-RJ

Horário do início da Cerimônia: 11h.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Meu caro “Risóbaro”, nem o presidente e nem um filho meu vai entrar nas Universidades Federais como elas estão hoje, anto de vagabundos , maconheiros, esquerdopatas, etc. Para que a nossas Universidades Federais comecem a chegar ao nível de uma escola militar, a Direita terá que ficar no poder pelo menos 20 anos. Infelizmente o modelo das Universidades Federais que temos hoje, está falido, formam militantes e não homens de verdade.

  2. O pai da rachadinha jamais deixaria de prestigiar seus pupilos.

  3. Só concede entrevista no cercadinho, só se apresenta em público para simpatizantes e integrantes de sua corja, come pizza na calçada pq os demais líderes (civilizados) não toleram sua desprezível companhia, não possui intelecto suficiente que o impeça de expelir conteúdo intestinal quando se pronuncia em público, desrespeita mulheres, pessoas de outros credos, homossexuais e orientais….. Mas há quem se faça de cego são analfabetos políticos ou massa de manobra que se arrebanham em torno desta figura!

  4. No mundo inteiro não existe um único chefe de Estado que tenha medo de visitar uma universidade. O bozo só entra em quartel rodeado de parasitas negacionistas e não é homem suficiente para visitar uma universidade onde mora a ciência.

    • Falo o esperto com doutrina e pos q tem 39 e ainda e sustentado pela mae e gosta de ser roubado pq enganado nao pode ser ao ser q seja cego surdo e mudo

Untitled Document