domingo, 13 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Campanha de prevenção ao câncer será intensificada neste sábado na região

Campanha de prevenção ao câncer será intensificada neste sábado na região

Matéria publicada em 27 de outubro de 2017, 14:09 horas

 


Sul Fluminense– Diversas cidades do Sul Fluminense, entre elas Barra Mansa e Volta Redonda, convocam mulheres para a segunda etapa do “Dia D da Campanha Outubro Rosa”, que acontece neste sábado (28). A medida visa amenizar o impacto da liminar que impedia enfermeiras de fazer a coleta para exames preventivos, que acabou reduzindo o número de atendimentos. A liminar foi derrubada e agora as enfermeiras podem voltar a fazer o exame. A secretaria de Saúde de Barra Mansa confirma a redução nos atendimentos e o aumento no tempo de espera para as consultas durante o período em que a liminar permaneceu em vigor.
O município, passou, inclusive, a realizar atendimentos médicos clínicos através do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), mas a medida não surtiu grandes efeitos e manteve as estatísticas da Campanha Outubro Rosa abaixo da meta. O mesmo ocorreu em Volta Redonda, onde a Secretaria de Saúde também registrou queda no número de atendimentos destinado às mulheres. O município, no entanto, afirma que, devido ao pouco tempo que a liminar permaneceu em vigor, a campanha não foi prejudicada.
O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que, ao ser informado sobre a suspensão da liminar, determinou que os postos de atendimentos passassem a funcionar uma hora a mais – até as 19 horas – no decorrer de outubro, garantindo atendimento à população, em especial às mulheres público alvo da campanha contra o câncer de mama e útero.

Dia D

Com o apoio dos enfermeiros, a expectativa de Volta Redonda é atender pelo menos mil mulheres somente neste sábado (28), quando todas as unidades de saúde estarão abertas para a Campanha Outubro Rosa. O mesmo ocorre em Barra Mansa que realiza um mutirão em diversos pontos da cidade impulsionando as ações de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama.
Durante todo o dia, as unidades de saúde estarão ofertando coleta de preventivo e exame clínico das mamas, além de testes rápidos para detectar possíveis casos de sífilis.
O Hospital da Mulher em Barra Mansa é outra unidade que agrega a campanha. Neste local, equipes do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e do Nasf estarão no Hospital da Mulher, orientando à população sobre a importância do autoexame da mama, além do teste rápido para sífilis.
– Nosso objetivo é prevenir o aparecimento do câncer, seja no colo do útero ou na mama. Através dos exames, tanto de mamografia quanto do preventivo, é possível detectar o tumor em fase inicial, realizando o tratamento e elevando as chances de cura – destacou Mariana Sobreira, gerente da Rede de Atenção Primária, de Barra Mansa.
O público alvo da Campanha Outubro Rosa são mulheres com idades entre 25 e 64 anos que devem fazer o preventivo – Papanicolau – e de 50 a 69 anos que além desse exame também recebem a oferta de mamografia.

Caminhada

Volta Redonda realiza ainda a Caminhada pela Prevenção, em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda e o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer). A concentração será às 9h, na Praça Pandiá Calógeras, em frente à Escola Técnica, na Vila Santa Cecília, seguindo até a Praça Brasil, onde será montado estande com profissionais da secretaria municipal de Saúde que estarão orientando sobre a importância da realização dos exames na prevenção do câncer.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document