>
quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 05:02 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Campanha pelo Dia Nacional do Doador atrai voluntários ao Banco de Sangue de Volta Redonda

Campanha pelo Dia Nacional do Doador atrai voluntários ao Banco de Sangue de Volta Redonda

Matéria publicada em 24 de novembro de 2021, 09:23 horas

 


Quase 40 pessoas aderiram à boa ação nos dois primeiros dias; iniciativa visa garantir estoque para demandas de fim de ano

Volta Redonda – O Núcleo de Hemoterapia de promove até sexta-feira (26) a “Semana do Doador Voluntário de Sangue”. A campanha, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que é dia 25, tem como objetivo intensificar a captação de voluntários e aumentar a coleta de sangue no período que antecede as festas de fim de ano. Neste período, a demanda por hemocomponentes é maior.

O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista, Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, afirmou que a campanha já apresentou resultado positivo nos dois primeiros dias. Nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23, o Banco de Sangue recebeu 51 doadores e, após triagem, 38 estavam aptos para fazer a coleta.

“Esperamos que o Núcleo de Hemoterapia seja ainda mais procurado nos próximos dias. A divulgação da campanha na mídia, a propaganda boca a boca devem trazer ainda mais doadores”, disse Lula, lembrando que o objetivo também é fidelizar o doador para que faça doações periódicas.

O estoque do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende quatro unidades em Volta Redonda. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona, é seu principal cliente por ser o maior hospital público do Sul Fluminense, Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado) e o HINJA. E mais: ainda fornece hemocomponentes para uma unidade em Pinheiral e outra em Piraí.

Como doar?

O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7 às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. E após o procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas).

A hemácia é o componente mais usado em caso de acidentes de trânsito e ocorrências como AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, que aumentam no fim do ano. Por isso, a importância de garantir o estoque. A duração deste componente é de 42 dias.

Requisitos para ser doador

Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis);
Estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não devem doar sangue;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (se comer alimentos gordurosos é necessário aguardar por 3 horas antes de doar);
Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial;
Aguardar 02 dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac;
Aguardar 07 dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document