sábado, 15 de maio de 2021 - 21:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Capacitação de agentes da GM termina com saldo positivo

Capacitação de agentes da GM termina com saldo positivo

Matéria publicada em 25 de junho de 2015, 19:12 horas

 


Objetivo do treinamento foi capacitar os agentes na prática do uso de arma de fogo em serviço, em Volta Redonda

25-06-15 Curso de tiro - Guarda Municipal Felipe Vieira (16)

Volta Redonda –  Terminou ontem o curso de avaliação de tiro para guardas municipais de Volta Redonda. O objetivo do treinamento foi capacitar os agentes na prática do uso de arma de fogo em serviço. Ao todo, 140 guardas participaram do curso, sendo avaliados em questões teóricas e práticas no uso de armas de calibre 38. De acordo com o comandante da entidade, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, agora os agentes estão qualificados para qualquer eventualidade.

– É importante mostrar a população que a Guarda está qualificada para protegê-la em qualquer circunstância. A capacitação dos agentes é um avanço. Volta Redonda aderiu mais uma vez à efetividade para a segurança pública – afirmou Luiz Henrique.

Ainda segundo o comandante da GM, a capacitação, que começou na última segunda-feira e foi realizada no Clube de Tiro Cicuta, na Fazenda São Lucas, em Barra Mansa, atendeu a todos os requisitos de uma legislação (Lei 13.022/14) sancionada no ano passado, onde foi aprovado o porte de arma de fogo dos agentes em serviço.

– A Guarda atendeu a todos os requisitos dessa legislação, inclusive com a criação da Ouvidoria e da Corregedoria há cerca de cinco anos – disse Luiz Henrique, acrescentando que qualquer excesso do equipamento de segurança será devidamente apurado.

– A utilização do equipamento de segurança tem que ser amparado pela legislação e qualquer excesso, que porventura venha a existir, será devidamente apurado e responsabilizado, se for o caso – enfatizou.

O treinamento dos guardas municipais foi conduzido pelo instrutor credenciado pela Polícia Federal, Alexis Ribeiro. Ele destacou a importância da capacitação prévia ao porte do armamento.

– Os agentes passaram por duas avaliações práticas, com a didática de acertar dois alvos, todo o procedimento foi feito em segurança com apoio de outros instrutores. O treinamento foi extremamente importante para a Guarda que capacitou primeiramente seus agentes – afirmou.

O Gerente Operacional da Guarda Municipal de Volta Redonda, João Batista dos Reis, também corroborou com a ideia de que o curso só veio para fortalecer o trabalho dos agentes.

– O curso só vem a fortalecer os agentes para utilizar o armamento na hora certa, reforçando a segurança da população nas ruas – falou.

Além da realização do curso, a Guarda Municipal conta com apoio psicológico, e a cada dois anos, os agentes passam por uma avaliação profissional.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

38 comentários

  1. Avatar
    Diogo Alvares Correia

    Só se conhece um profeta após a concretização de sua profecia dito isso vejamos o que aconteceu no morro do Fallet no Catubi; renderam a PM retiraram suas armas e as devolveram sem munição(vergonha) só não morreram porque os meliantes receberam ordens para não executa-los .A pergunta seguida da resposta lógica: As nossas gloriosas guardas municipais que desejarem andar armadas serão presa fáceis pois além de não terem o preparo da PM não tem nem coletes balísticos . E quem irá pagar as indenizações por morte ( os contribuintes ) Aonde chegamos com tanta irresponsabilidade salve Arnaldo Faria de Sá a conta é dele…

  2. Avatar

    Quando decidiram armar seguranças de shoppings em SP para coibir os assaltos a joalherias acharam que seria um ‘bang bang’. Depois de passado os anos não aconteceu mais assaltos a esses locais e ninguém saiu atirando nos outros. Não virou ‘faroeste’, alias no velho oeste era 1 morte por 100 mil habitantes, aqui no país do desarmamento são mais de 20.
    Quem mata é bandido ou maluco, com ou sem arma de fogo. Por mim deveria ser um direito para qualquer cidadão treinado que decidisse portar uma arma, e não somente agentes de segurança pública.

  3. Avatar

    Acho que esta decisão precisa URGENTE de um reavaliação! Algum dia, foi necessário aos Guardas que utilizassem mais do que as armas não-letais nas ruas de VOLTA REDONDA ?? Aliás, foi necessário usar as não-letais ?? Extremamente desnecessário, uma capacitação fajuta como esta chega a ser ridícula de ver, 2 aulas práticas ?? só se for pra atirar na sua testa né meu amigo.. Não deve ser feita uma capacitação para o uso das armas de fogo mais uma capacitação para que NÃO SEJA NECESSÁRIO USAR ARMA NENHUMA! Mas infelizmente nós pagamos com sangue, e isso só terá fim quando o primeiro erro ocorrer. Triste notícia.

  4. Avatar

    eu vi e ouvi uma guarda municipal batendo boca com alguém ao telefone celular dela e ela estava muito revoltada com o pai de uma criança que me parece ser filho dela mesma , moral da historia , ela andava de um lado para o outro falando sozinha mesmo depois de ter desligado o celular , e xingava um bocado também o que fez os balconista da loja de peças onde eu estava rirem bastante …penso eu : sera que ela também vai usar arma??? é para se preocupar mesmo…

  5. Avatar

    Na minha opinião está correto. Aliás todo cidadão deveria ser habiltado ( curso de tiro ) para poder andar armado, e mandar a bandidagem para o túmulo. Estamos vivendo um FAROSTE CABOCLO, e salve-se quem puder.

  6. Avatar

    Neto, por favor poupe a população desta. GM armada não.

  7. Avatar

    Acredito que seja muito pouco tempo de treinamento, possuir porte de arma não é simplesmente aprender a atirar, deve-se treinar muitos outros quesitos, principalmente questões psicológicas, não é tão simples quanto parece…

  8. Avatar

    Não acredito que em Volta Redonda necessite de se armar Guardas Municipais…

  9. Avatar

    Quero ver bater de frente com bandido,subir morro aos tiros de traçante,isso sim pago pra ver.tirar onda com o povo é mole!

  10. Avatar

    Vcs se lembram da guarda encrenqueira , pois é ela tbm vai andar armada, a questão não é que a guarda não pode andar armada ecsim que não tem preparo algum, torção para não fazerem besteira !

  11. Avatar

    MEU DEUS…EU NÃO ACREDITO NISSO…NÃO, NÃO É POSSIVEL…ESSES GUARDAS SÓ DE VESTIREM A INDUMENTÁRIA DA GUARDA PROTEGIDOS POR UM MAJOR MILITAR ,JA SE SENTEM OS REIS DA COCADA PRETA, E AGORA? COMO VAI SER???? JESUS …VOLTA LOGO POR FAVOR.

  12. Avatar

    Sem arma já abusam da autoridade. Imagina armados. Cuidado pessoal lá vem vindo a veraneio… (capital inicial).

  13. Avatar

    DA DINHEIRO…MAS NAO DA PODER.

    SO JESUS!!!!! PQ NAO VAI PRESTAR.

  14. Avatar

    Vai dar M…

  15. Avatar

    A maioria dos Guardas são semi analfabetos não tem nem 2º completo, tá de sacanagem né?

    • Avatar

      E você tem algum estudo? Escrevendo assim acho que não…
      Além disso, O PM também nunca foi um exemplo de cidadão letrado, como podemos ver nos comentários abaixo.

  16. Avatar

    E uma tremenda irresponsabilidade se dizer que estes guardas municipais estão preparados psicologicamente.

  17. Avatar

    É simples galera que quer dar o direito da GM de poder de policial que façam direito poe esses abençoados para fazer o mesmo treinamento da policia que já também não é aquilo tudo, com certeza a maioria da GM não vai passa , só de ver o porte físico deles já se tem uma ideia , ai sim depois de qualificado realmente poe eles na rua a serviço da comunidade.
    Agora deixar esses caras 4 dias numa sala e num estande de tiro, VAI ME DIZER QUE ESTÃO BEM PREPARADOS , PRA QUE ? VÃO FAZER BESTEIRA NA CIDADE.
    QUALQUER UM QUE JÁ PASSOU POR QUALQUER TIPO DE TREINAMENTO SABE QUE 4 DIAS NÃO QUALIFICA NINGUÉM SÓ CONVERSA…QUER FAZER , FAZEM DIREITO…AI SIM BLZ.

    • Avatar

      A Prefeitura e a Guarda não têm culpa. A lei é do congresso nacional sancionada pela PresidANTA.
      E quem estava lá no congresso no ano passado? Provavelmente alguém eleito com o SEU voto.

  18. Avatar

    O sexto paragrafo tem um erro:

    “O treinados dos guardas municipais…”

  19. Avatar

    Espero que não acontecam ocorrencias de disparo de arma contra motociclistas, pois estes são o principal alvo dos gm, por conta da falta de preparo psicologico para lidar com situações dificeis. Deus tenha misericordia.

  20. Avatar

    Armar um cidadão que faz prova de nível fundamental, com certeza só pode estar de brincadeira mesmo.

  21. Avatar

    Dizer que em quatro dias de treinamento a guarda municipal de Volta Redonda esta preparada para qualquer eventualidade só pode estar de brincadeira. A PM como a Policia Civil, passa por um treinamento de no minímo 6 meses, passando a PM já a partir das próximas turmas a um período de treinamento de 12 meses. Mesmo com esse longo período de treinamento vemos com frequência a estupidez de alguns. Agora querer que a população se sinta segura e concorde que guardas municipais com quatro dias de treinamento possa andar armados esta de brincadeira. A população esta se sentindo mais insegura ainda. Espero que a OAB de Volta Redonda, que atua de maneira preventiva em Volta Redonda, possa estar analisando esta situação.

  22. Avatar

    Isso vai dar um rolo escuta o que estou falando, o que vai ter de guardinha preso por andar armado fora de serviço achando que é polícia… esse luiz ai falando de excesso? um excesso do equipamento pode resultar na morte de um inocente, qualquer discurssão eles vão puxar arma quero nem ver.

  23. Avatar

    Só esta que faltava em Volta Redonda ! Estes guardinhas já metem a maior mara por ai … Agora então que vai virar uma bagunça e só aguarda para ver ! Vão dar tiro no povo a torto e a direito por ai e estufar o peito achando se os poderosos ! Isso é um absurdo dos grande somente em volta redonda se dá este poder para estes guardas que além de não serem policias ,não foram capacitados psicologicamente para usar arma ! Tomara Deus que quando forem fazer merda com estas armas o tiro saia pela culatra ! É quem esta dando este poder para incapacitados Pague por isso ! Estes guardas deviam era cuidar do patrimônio publico ,porque policia se achando já tem demais em volta redonda .

    • Avatar

      O JUMENTO não é só em Volta Redonda, ta precisando viajar mais varios municipios usam a GM armada. Agora quanto ao uso do armamento cada um é responsabilizado por seus atos, e só pra saber eu não sou GM não.

  24. Avatar

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através do seguintes órgãos: I – polícia federal; II – polícia rodoviária federal; III – polícia ferroviária federal; IV – polícias civis; V – polícias militares e corpos de bombeiros militares. […]
    > alguem sabe me dizer onde na carta magna esta escrito que guarda municipal e policia ?

    • Avatar

      Adriano, aproveitando a sua folguinha de PM pra fazer um bico?
      Isso também não pode, sabia?

      Mas, ao que foi questionado, informo que na matéria não foi dito que seriam Policiais.
      No mesmo artigo que você citou existe referência a isso. Segue abaixo:

      § 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

  25. Avatar
    crescimento para a população 2

    A lei 13022/14 não só da aos gcms o porte se arma como também o poder de policia preventiva. Um grande avanço para os GCMs. O futuro é o policiamento municipalizado junto com os PMS PC PRF .TDs juntos, pois, essa categoria já tem muitos inimigos, cv , TCP, TC, PCC….juntos somos fortes, Deus no controle!!!

  26. Avatar
    crescimento para a população

    É muito bom saber que está sendo cumprida a lei 13022/2014 q da o poder de GCMs portarem armas de fogo. Parabéns ao comandante major Henrique, pois,sabemos que irá dar mais proteção a população de volta redonda.

Untitled Document