‘Carreta Hans’ do Ministério da Saúde estará prestando atendimento em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda- Nos dias 23 e 24 de setembro Volta Redonda será pólo regional de atendimento e capacitação no combate à hanseníase. O “Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde”, do Ministério da Saúde, que conta com o apoio do governo do Estado, acontecerá na Praça Brasil, das 8h às 17h, com toda estrutura focada para a conscientização sobre a importância da identificação precoce de hanseníase. Volta Redonda sediará a ação, sendo pólo para os municípios vizinhos de Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores e Valença. O Roda Hans é uma unidade itinerante com cinco consultórios e um laboratório para realização da baciloscopia (exame que detecta a hanseníase), além de biopsia. O projeto inclui também um treinamento prático com profissionais da rede municipal de saúde. Novos casos diagnosticados iniciam o tratamento imediatamente, e são direcionados para acompanhamento nas unidades de saúde do município de residência.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, pessoas com mancha na pele e sem sensibilidade nela devem comparecer a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência.
– Nossa meta é realizar busca ativa de novos casos e de quem teve contato com pacientes, além de capacitar os profissionais para serem multiplicadores na assistência integral – disse o secretário.

Capacitação de profissionais

A hanseníase é transmitida pela via respiratória e o tratamento, que varia de 6 a 12 meses, é feito através de medicamentos específicos para a doença. Em Volta Redonda foi realizada, nos meses de junho e julho, uma capacitação para médicos, enfermeiros da atenção básica e agentes comunitários de saúde para qualificar esses profissionais para o atendimento ao paciente doente. As aulas práticas dessa capacitação acontecem durante os dias em que a carreta estiver em Volta Redonda. De acordo com a Coordenadora da Divisão de Média Complexidade do município de Volta Redonda, Flavia Lipke, atualmente em Volta Redonda existem 12 pacientes em tratamento de hanseníase. Segundo ela, a doença está ativa, pois do total de casos existentes, dez são do tipo multibacilar, que é a forma contagiosa da doença, sendo os outros dois sem qualquer risco de transmissão, tipo paucibacilar.
O prefeito Samuca Silva ressaltou que Volta Redonda está engajada em contribuir com o Ministério da Saúde nesse processo de prevenção da hanseníase.
– Através da capacitação dos profissionais de saúde será possível descentralizar o atendimento no município. Com isso, o diagnóstico e tratamento poderão ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família UBSF) – disse o prefeito.

You may also like

1 comment

Português da padaria 27 de agosto de 2019, 21:37h - 21:37

“Estará prestando”. Neste caso o gerúndio está sendo usado de forma errada pois narra uma situação futura. Ele só é usado para algo acontecendo no momento.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996