Casal utiliza férias para fazer doações às famílias carentes

by Diário do Vale

Casal percorre o país todo e faz doações em diversas cidades para famílias carentes (Foto: Arquivo)

Volta Redonda – O roteiro de férias de um casal de Volta Redonda é escolhido com objetivo bem diferente da maioria dos turistas: Cesar Augusto Delgado, de 57 anos, professor de educação física e teólogo, e sua mulher, Cátia Cilene Muchick Delgado, de 37 anos, teóloga, anualmente viajam para localidades com registros de extrema pobreza. O objetivo deles é levar doações arrecadadas durante o ano.

Os lugares são escolhidos a partir de notícias e pesquisas na internet. Eles fazem o roteiro de acordo com o grau de necessidades da população da localidade.

-Um caso recente que encontrarmos na internet foi de um menino que sonhava ganhar uma camisa de um time de futebol e um robô. Naquele ano fomos a várias cidades, mas estava focado em encontrar o menino e entregar os presentes – completou Cesar.
As doações são de produtos diversos arrecadados durante seis meses. Na bagagem o casal leva roupas, produtos de limpeza, comida e livros, tudo conquistado com apoio de amigos e alunos da escola onde eles lecionam.

O casal já percorreu 30 cidades, sendo a maioria do Norte e Nordeste. Este ano, os principais pontos de parada da viagem foram na Favela dos Afogados, em Recife; Favela da Rua da Lata, em Caruaru, e em Ipojuca, Pernambuco.

Início

A ideia de percorrer o país levando doações começou, segundo o casal, quando leram notícia sobre pessoas que comiam ratos para sobreviver. Outro item que chamou a atenção deles é a falta de saneamento básico, onde a maioria das famílias vive sem tratamento de esgoto e água. A saúde pública também é precária, assim como as escolas, segundo eles.

– São lugares onde as pessoas vivem sem o básico – completou César, lembrando as dificuldades para realizar o projeto. Eles contam que, em algumas localidades, chegaram a ser impedidos de entrar e somente tiveram acesso após explicarem sobre as doações.

A viagem é feita de carro e a noite o casal descansa. Durante o percurso surgem situações que fazem a dupla parar e fazer doações que não estavam previstas. Uma delas, conta Cesar, foi de uma menina que pediu uma roupa. “Aquela menina só queria uma roupa para vestir”, lembrou, ressaltando que “as doações não precisam ocorrer somente no Natal”.

Gabriela Batista

You may also like

2 comments

Luis 16 de dezembro de 2018, 18:47h - 18:47

Parabéns a este casal, precisamos de mais pessoas assim,o mundo seria muito melhor.

guto 16 de dezembro de 2018, 12:31h - 12:31

Esse é o espírito do Natal!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996