quarta-feira, 8 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Central de Apoio Psicológico contabiliza cem atendimentos em Volta Redonda

Central de Apoio Psicológico contabiliza cem atendimentos em Volta Redonda

Matéria publicada em 5 de abril de 2020, 10:16 horas

 


Mulheres lideram atendimentos feitos por psicólogos; ansiedade é citada pela maioria dos casos de isolamento social

Mulheres lideram lista de ligações para central de atendimento psicológico (crédito PMVR)

Volta Redonda – A Central de Acolhimento Psicológico da Secretaria Municipal de Saúde registra mais de cem pessoas impactadas pelo isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Os atendimentos via telefone, são realizados por 24 psicólogos, que de segunda a sexta-feira, entre 8h e 22h, atendem a população através dos números: 3339-9154, 3339-9674 e 3339-9158.

A maioria dos atendimentos – 88 casos – foi destinada a mulheres com idades entre 20 a 85 anos. Outros 20 atendimentos foram solicitados  homens com idades entre 15 e 74 anos. Metade dos foram classificados como ansiedade. O restante se refere a pânico, Covid-19 e orientações gerais.

O prefeito Samuca Silva explicou que o canal é um planejamento estratégico para conter a curva da doença na cidade. “Estamos viabilizando o apoio psicológico para as pessoas que se sentem ansiosas, com medo e dificuldades no isolamento. Elas precisam ficar em casa, mas com tranquilidade e a certeza que estamos fazendo tudo para conter o vírus”, disse o prefeito.

Já o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destacou que as notícias falsas também agravam as condições de saúde das pessoas que estão em restrição social. “Essas notícias acabam gerando angústia em quem recebe. As informações distorcidas geram ansiedade. Algumas pessoas estão próximas dos familiares e outras distantes. Isso também aumenta a preocupação neste momento. Por isso, orientamos as pessoas que entrem nas redes sociais da prefeitura para acompanharem os dados reais da cidade. Lá tem todas as informações necessárias”, ressaltou o secretário.

O serviço conta com sigilo e privacidade, oferecendo escuta qualificada, acolhimento, psicoeducação e as orientações necessárias para cada caso abordado. “A sensação da quarentena vai aumentando com o tempo de isolamento social. Nos primeiros dias as pessoas se organizam. Mas a expectativa constante de receber informações sobre os dados da doença afeta a todos. Direcionamos nossa interação social apenas para os dispositivos online, o que aumenta a ansiedade”, disse a coordenadora do Setor de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Vasquez.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Se for tomar por base os comentários abaixo. Acho q o atendimento vai quadruplicar kkkkkkkk

  2. Avatar

    Se tem informações necessárias e só informar ao Diário do Vale que ele informará seus leitores. Os dados Reais sem congestão

  3. Avatar

    É só liberar o comércio em geral só ir pra rua quem precisa e deixar os de risco em casa é só balela a csn q comporta o maior número de trabalhador tá funcionando qual a lógica nisso ou eles estão vacinados e a gente não sabe

Untitled Document