Cinco meses depois de sancionada, lei da sacola plástica ‘pegou’

by Diário do Vale

Conscientização ambiental é um dos maiores ganhos com a aplicação da nova lei
(Foto: Arquivo)

Volta Redonda– A chamada “Lei da Sacola Plástica” entrou em vigor no dia 26 de junho. De lá para cá, ou o consumidor leva sua própria bolsa ou paga em média R$ 0,05 por sacolas de material biodegradável. Apesar de ainda dividir opiniões, ao percorrer os mercados do Sul Fluminense constata-se: a lei pegou.
Na opinião do gerente de um supermercado no bairro Voldac, Vanderley José Martins, a lei deu certo. No início, conta ele, alguns clientes até reclamavam, mas depois perceberam que a iniciativa tem um objetivo maior e pela coletividade. “Os clientes agora estão mais conscientes e alguns até trazem suas próprias sacolas. E os que não trazem fazem o possível para levar só as duas sacolas a que têm direito. Outros optam ainda por caixas de papelão. O gasto do supermercado também está menor devido a diminuição na distribuição das sacolas para os clientes – disse ele.
Quem também gostou da lei foi a cabelereira Célia Maria. “Gostei da lei, pois antes dela entrar em vigor as pessoas jogavam muitas sacolas nas ruas. No meu caso, costumo trazer a minha ecológica. Só quando eu esqueço é que aceito as do supermercado, mas faço o possível para levar apenas as duas que tenho direito”, destacou.
A atendente de serviços gerais Cristiane Barros, que mora no Santo Agostinho, também diz ser a favor da nova lei, mas questiona a cobrança pelas sacolas biodegradáveis extras. “Às vezes trago a ecológica, mas quando esqueço opto por utilizar caixas de papelão para não ter que pagar pelas sacolas excedentes”, comentou.
A cobrança, aliás, é um ponto comum para quem se queixa das novas regras. A aposentada Rosiléia Rodrigues não aprovou a cobrança de R$ 0,05 para quem faz compras maiores e não costuma levar sacola extra. “Acho que tem que ser de graça. Às vezes eu trago uma ecológica, mas quando esqueço tenho que pagar pelas sacolas que excedem as duas gratuitas e eu não gosto”, reclamou.

Especialistas aprovam

O analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sandro Alves, disse que o consumo desenfreado de sacolas plásticas gera um impacto negativo gigantesco no meio ambiente. Ele aponta que o material polui o solo, entope bueiros e contribui para as enchentes na época das chuvas. Isso sem falar na poluição de rios e do oceano.
– Na verdade, o mais importante nessa questão e que vem sendo pouco discutido é que a legislação não proíbe completamente o uso dessas sacolas, mas sim obriga o comércio a oferecer para a população sacolas biodegradáveis, que se decompõem no ambiente em apenas 18 meses. Acredito que a medida é uma tentativa de provocar uma mudança de mentalidade da população, que deveria passar a solicitar sacolas apenas quando é realmente preciso. Em caso de necessidade, as pessoas podem pagar pelas sacolas biodegradáveis. Ou ainda retomar atitudes ambientalmente sustentáveis, como a de usar sacolas retornáveis feitas de materiais recicláveis, tais como garrafas PET e lona – concluiu.
Para o técnico ambiental Rynaldo Santos, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Universitário de Valença, mesmo no curto prazo já é possível ver o ganho. “A lei em si vai promover um processo de conscientização para que as pessoas tomem isso como uma mudança no comportamento, uma mudança de cultura. Então, acredito que possa vir a gerar o início de um processo, porque isso demanda muito tempo. Toda mudança de comportamento é um pouco traumática no início. No caso da questão ambiental não é diferente, ela também precisa de um tempo para que as pessoas se adaptem”, disse.

You may also like

14 comments

QUIMILA SIMARQUE OLIVEIRA 4 de novembro de 2019, 08:27h - 08:27

São* (sai)

O* (9)

Joao 4 de novembro de 2019, 07:02h - 07:02

Lei para beneficiar empresários.

REALISTA 4 de novembro de 2019, 09:20h - 09:20

TODO MUNDO CHORA PRA PAGAR DE 5 A 8 CENTAVOS POR SACOLA,MAS PRA COMPRAR CIGARRO,CACHAÇA,DROGAS E GASOLINA NINGUEM CHORA E OLHA QUE PAGA MUITO MAIS CARO POR ISSO

Tatu 3 de novembro de 2019, 22:57h - 22:57

Tentar banir as sacolas plásticas é um pequeno passo mas que tem funcionado reduzindo mesmo que insignificantemente a quantidade de plástico. Segundo e o que é mais importante é que desperta na sociedade o senso do desperdício de várias outras embalagens e de preservação ambiental

Cesar 3 de novembro de 2019, 18:05h - 18:05

As Pets, coca cola, óleos, refrigerantes em geral, potes de maionese, Kat chup,.
Dizendo as embalagens de plásticos em geral, não poluem?
Somente as sacolas plásticas que poluem!

Eu MEsmo 3 de novembro de 2019, 21:22h - 21:22

Meu caro desinformado.
As sacolas plásticas circulam em maior quantidade, nunca são recicladas e entopem bueiros, outras chegam aos rios , entopem captadoras, matam peixes e chegam até o mar onde continuam fazendo estragos.
As outros plásticos também são nocivos, mas esses normalmente são colocados no lixo e têm o seu devido tratamento e não ficam voando por aí.

REALIDADE 3 de novembro de 2019, 16:43h - 16:43

A UNICA COISA QUE PEGOU FOI MAS DINHEIRO NO BOLSO DO EMPRESARIO,PORQUE AGORA TEMOS QUE COMPRAR AS MALDITAS SACOLAS,PAPO FURADO DE PRESERVAÇÃO DE MEIO AMBIENTE ,SE ESTÃO MESMO PREOCUPADO COM MEIO AMBIENTE QUE ESTÃO FAZENDO PELO NORDESTE NESSE IMENSO VAZAMENTO DE ÓLEO,CADE OS DEFENSORES DA AMAZÔNIA QUE SUMIRAM,
TUDO NESSE PAIS SE RESUME A SAFADEZA A GERAÇÃO DE LUCROS PARA UMA MINORIA E ARRANCAR CADA VEZ MAS DINHEIRO DO TRABALHADO E AINDA TEM GENTE ILUDIDO,
PEGOU ,SÓ RINDO MESMO.
UM VELHO DITADO CADA NAÇÃO TEM O GOVERNANTE QUE MERCE….

Eu Mesmo 3 de novembro de 2019, 21:28h - 21:28

Me querido, só precisa comprar quem não é organizado e leva as suas próprias sacolas.
Tá pagando porque é desprovido de inteligência, só lamento.

De Olho 3 de novembro de 2019, 14:40h - 14:40

Favoreceu somente os empresários! Nem o meio ambiente ganhou! Já que não há uma coleta seletiva do lixo em quase 98% da cidades, por falar em plásticos, quando que os produtos viram em embalagens biodegradáveis? Os saquinhos que pegamos os legumes e frutas são os mesmos.
Lei para beneficiar alguns, os empresários! Parabéns aos idiotas funcionais..

Eu Mesmo 3 de novembro de 2019, 21:25h - 21:25

Meu caro desinformado e analfabeto. Em primeiro lugar não é viram e sim virão.
Só isso já mostra o seu nível de conhecimento…

As sacolas plásticas circulam em maior quantidade, nunca são recicladas e entopem bueiros, outras chegam aos rios , entopem captadoras, matam peixes e chegam até o mar onde continuam fazendo estragos.
As outros plásticos também são nocivos, mas esses normalmente são colocados no lixo e têm o seu devido tratamento e não ficam voando por aí.

Roberto 3 de novembro de 2019, 11:44h - 11:44

E a redução do custo das sacolas gerou alguma redução no preço dos produtos no mercado?
Não é igual aos capitalistas brasileiros que querem acabar com os direitos trabalhistas, mas sem reduzir os preços dos produtos. É?

A pergunta 4 de novembro de 2019, 05:42h - 05:42

Lá tá o petista socialista oq chegou foi a conta socialista pros outros pagarem sua ameba pois se quem não trabalhar ganha em cima de quem trabalha pra que trabalhar

Juvenal 3 de novembro de 2019, 11:04h - 11:04

Encheu e o saco

QUIMILA SIMARQUE OLIVEIRA 4 de novembro de 2019, 08:21h - 08:21

Bom dia! Não aguento tanta hipocrisia! Conscientização passa longe de venda de sacolas extras! Além do mais, não se falou nada até agora sobre a questão da coleta de lixo. Quem não sabe que as sacolas sai usadas para jogarmos o lixo fora? Quando era pequena, usávamos o latão, que 9 lixeiro esvaziava no caminhão e devolvia. Na era das sacolas a solução por materiais biodegradáveis já seria um bom começo, bem como o incentivo por sacos e sacolas de papel reciclado.
Sinceramente não sei até quando a população vai cair nessa que é a culpada pelas coisas o tempo todo e por isso tem que pagar do próprio bolso.
Acorda, povo!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996