quinta-feira, 5 de agosto de 2021 - 17:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Click Pelas Águas resgata memórias na bacia do Paraíba do Sul

Click Pelas Águas resgata memórias na bacia do Paraíba do Sul

Matéria publicada em 17 de abril de 2021, 07:41 horas

 


Sul Fluminense – Em comemoração aos 25 anos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), está no ar a terceira edição do Click Pelas Águas. Este ano, com o tema “Memória Viva”, a campanha visa o resgate de histórias vividas na área da bacia do Paraíba do Sul. A ação busca mobilizar e conscientizar a população quanto a valorização e preservação dos mananciais da região.

Para participar da campanha, que é aberta ao público, os interessados deverão enviar as fotografias até o dia 30 de abril para os endereços do CEIVAP no Facebook e Instagram. As imagens devem ser acompanhadas pelo nome do autor e do local em que foram registradas. Não se trata de um concurso, portanto, não estão previstos pagamento ou entrega de prêmios.

Todas as fotos enviadas serão postadas nas páginas do Comitê e poderão ilustrar futuras publicações digitais ou impressas do CEIVAP, e também, poderão ser selecionadas para uma exposição que acontecerá em junho. O regulamento pode ser acessado aqui, e as atualizações podem ser acompanhadas pelo siteFacebook e Instagram do CEIVAP.

25 anos de gestão e história na Bacia

No dia 22 de março de 2021 o CEIVAP completou 25 anos. Instituído em 1996, pelo Decreto Federal nº 1.842, o Comitê é um dos pioneiros no sistema de gestão hídrica. Desde a sua criação, atua viabilizando programas de gerenciamento, recuperação e proteção dos recursos hídricos na área da bacia. Há elaboração de estudos, planos e projetos, intervenções para preservação e conservação de mananciais, além de ações de comunicação, educação ambiental e mobilização. O CEIVAP foi o primeiro Comitê do Brasil a implementar a metodologia da cobrança pelo uso da água em 2002, e foi também, peça fundamental na criação da AGEVAP, a primeira Agência de Bacia instituída no país, sua secretaria executiva até os dias de hoje.

 

Bacia do Paraíba do Sul

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul possui 61.545,39 Km², estendendo-se por 13.944,01 km² no Estado de São Paulo (22,65%), 20.723,25 km² em Minas Gerais (33,67%,) e 26.878,14 km no Rio de Janeiro (43,67%). Abrange 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no estado do Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. A bacia tem destacada importância no cenário nacional por estar entre os maiores polos industriais e populacionais do Brasil, responsável pela geração de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document