Clinica de Hemodiálise entra na fase de acabamento, em Volta Redonda

by Diário do Vale
hemodialise

Prazo: Clínica de Hemodiálise vai funcionar no bairro Retiro e obra deve ser concluída em dois meses
(Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda- As obras de construção da Clínica de Hemodiálise de Volta Redonda, no bairro Retiro, entraram na fase de acabamento e devem ser concluídas em 60 dias, segundo informou a arquiteta responsável pela obra, Mila Tatagiba.

– Em dezembro a clínica estará totalmente concluída, ficando faltando apenas a liberação e o credenciamento estadual e federal para iniciar o atendimento – disse Mila.

Depois de pronta, a Clínica der Hemodiálise precisa da liberação da Vigilância Sanitária do Estado e o credenciamento do Ministério da Saúde para iniciar o atendimento aos pacientes.

A clínica é um investimento particular – uma filial de uma clínica especializada existente no Rio de Janeiro há mais de 20 anos – mas que teve todo o apoio do poder público municipal para se instalar em Volta Redonda. Quando estiver em funcionamento, atendendo pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e particulares, a unidade vai evitar o deslocamento de cerca de 83 pacientes de Volta Redonda que atualmente fazem hemodiálise em outras cidades da região, como Angra dos Reis, Paracambi, Três Rios, Vassouras, Barra do Pirai, Valença, Resende e Barra Mansa.

– A clínica que está sendo construída em Volta Redonda vai melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes que precisam fazer o procedimento fora do município. O paciente perde praticamente o dia inteiro, porque o procedimento dura quatro horas, e há o tempo de viagem, que pode chegar a duas horas em alguns casos. Isso é repetido pelo menos três vezes por semana. Então, fazer o tratamento aqui vai representar um enorme ganho na qualidade de vida deles, já que o tempo gasto no atendimento será reduzido e não haverá o desgaste físico e emocional com as viagens – afirmou a médica nefrologista Alessandra Vieira Vargas, da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda.

A unidade

A Clínica de Hemodiálise vai funcionar na Avenida Retiro, número 3.140, no bairro Retiro. De acordo com a arquiteta, já estão sendo instalados o piso nos pavimentos – já pronto em várias salas e consultórios médicos – e as portas. Todas as divisórias no primeiro e segundo pavimento foram montadas, além de toda a parte elétrica, inclusive com a instalação de um gerador na central elétrica, para ser acionado em casos de emergência. Um total de 15 operários, entre pedreiros, eletricistas, gesseiros e ajudantes, está trabalhando nas obras.

De acordo com a arquiteta responsável, o empreendimento terá uma área total construída de 1.475,30 metros e representa um investimento de R$ 5 milhões. No primeiro pavimento ficará a parte principal do atendimento, as salas para nutricionistas, psicólogos, administração, sala de emergência, sala de manutenção e preventiva, recepção, além de salas de hemodiálise separadas em dois módulos: um módulo com 32 máquinas e um segundo módulo com oito máquinas, para pacientes que precisam de isolamento. O equipamento, importado da Alemanha, já está armazenado no local, aguardando a conclusão das obras civis para a instalação.

No segundo pavimento fica a parte funcional, com sala de reunião, sala de treinamento, divisão de tratamento da água (utilizada no tratamento), cozinha, refeitório, e banheiros masculino e feminino.

O assistente técnico Fernando Tardi, da empresa responsável pela ligação das máquinas de hemodiálise, afirmou que a clínica conta com um sistema de abastecimento de água reforçado, já que em cada sessão de hemodiálise são consumidos 250 litros de água. A caixa d’água principal é de 100 mil litros, mas ainda há quatro caixas d’água de 10 mil litros e uma de 5 mil litros por medida de segurança. Tardi informou que a caixa d’água de 100 mil litros é uma exigência para garantir o funcionamento da clínica por até 48 horas, no caso de desabastecimento total.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996