Com nível do rio baixo, Saae de Barra Mansa pede à população que economize água

by Diário do Vale
Causa e efeito: Diminuição da vazão da Represa do Funil prejudica a produção de água no município  (Foto: Divulgação)

Causa e efeito: Diminuição da vazão da Represa do Funil prejudica a produção de água no município
(Foto: Divulgação)

Barra Mansa
O diretor executivo do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa, Horário Delgado, fez um apelo aos moradores que economizem água. O pedido vem logo depois que o nível do Rio Paraíba do Sul no município alcançou a marca de 1,32m, o menor desde o início das medições na década de 1990. A avaliação foi realizada na tarde da última quarta-feira.
O baixo nível gerou a paralisação da captação de água na ETA (Estação de Tratamento de Água) Nova, no Parque da Cidade, entre 21h35 e 22h de quarta-feira. A ETA Nova é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 80% da população.
Segundo Horácio, a redução da vazão de água da Represa do Funil foi a principal causa da suspensão da captação.
– No dia 2 de março, a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou que a vazão mínima da represa diminuísse de 80 para 70 metros cúbicos de água por segundo. Com isso, o nível do Rio Paraíba do Sul baixou muito, não permitindo a captação por gravidade e, por isso, a ETA parou por 25 minutos durante à noite. Ainda na tarde de quarta-feira, dia 18, lançamos os captadores flutuantes de água e isso minimizou um pouco os impactos à população. Mas apelamos aos moradores que economizem água, pois a situação é grave e há risco real de desabastecimento nos próximos dias – afirmou o diretor executivo do Saae-BM.
No último dia 10 de fevereiro, a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) anunciou liberação de recursos para o governo municipal visando a captação de água bruta com balsa de flutuação e bombas anfíbias.
– Estamos aguardando a ANA pactuar a liberação dos recursos. O projeto do Saae BM já foi aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, mas os recursos – da ordem de R$ 1 milhão – ainda não foram liberados – informou Horácio.
Ele citou os investimentos da prefeitura para melhoria do abastecimento de água.
– O Saae BM reformou o captador fixo da ETA Nova; lançou um captador flutuante de água no Rio Paraíba do Sul; fez o remanejamento da rede de distribuição no bairro Vista Alegre, com aumento da pressão de água na tubulação; e aumentou a pressão de água na rede de tubulações para intensificar o volume distribuído aos moradores – ressaltou Horácio.
Outras medidas tomadas pela autarquia foram a alteração da forma de cálculo da tarifa de água para incentivar a economia e o lançamento de uma campanha de consumo consciente e sustentável de água junto à população.
– O novo cálculo da tarifa de água beneficiou a maioria da população, justamente a parcela que consume até 15 metros cúbicos. Nossa maior preocupação neste momento de crise é garantir o consumo humano, evitando o desabastecimento. A prova de que nosso objetivo não é aumentar a receita do Saae BM, mas sim garantir a oferta de água, é que o faturamento da autarquia nesse mês ficou menor do que o do mês anterior – esclareceu Horácio, completando: – O Saae BM dispõe de toda a infraestrutura para garantir o abastecimento de água pleno dos moradores da cidade. Todos as ações técnicas e administrativas foram tomadas pela autarquia. Mas o que falta no momento é nossa matéria-prima principal: a água. Por isso pedimos apoio da população.

You may also like

7 comments

ÊTA POVINHO desprovido de discernimento 20 de março de 2015, 11:23h - 11:23

As 04 represas que abastecem todo o estado do RJ acima de Resende estão praticamente vazias. A redução da vazão (FECHARAM A TORNEIRA) foi justamente para acumular água para suportarmos a próxima estiagem que deverá se estender este ano.

Em 2014 passamos longos meses sem chuva. Neste ano, a previsão é de MAIS meses sem chuvas.

Está assim porque ninguém quer uma árvore na frente de casa e as poucas que temos estamos cortando, destruindo, fora a devastação da Amazônia para criar boi para as o nosso bife diário e churrascadas.

E o POVINHO continua a desperdiçar água por achar que a culpa não é dele.

eduardo maia 20 de março de 2015, 08:09h - 08:09

Vou continuar utilizando água do mesmo jeito sem desperdícios. Mas vou continuar lavando minha casa e meu carro do mesmo jeito…Nesse SAAE só tem fanfarrão…não fazem os investimentos necessários agora a culpa é da população. Não to nem aí.

Joaquim 20 de março de 2015, 16:02h - 16:02

Amigo, não generaliza. Fale isto dos asseclas do Executivo municipal, e não dos funcionários de carreira que são obrigados a aturar pessoas feito você ! Não ofenda um chefe de familia honesto que muito contribuiu para a água na sua torneira !

Jorge Guedes 19 de março de 2015, 22:44h - 22:44

Existem duas barragens, acima da represa do funil, no estado de São Paulo, e ainda vão fazer a transposição do rio Paraíba do Sul para abastecer a capital Paulista. Governo de São Paulo faz o que quer, como se fossem donos do rio, e o governo do rio não se manifesta.

Revoltado 20 de março de 2015, 13:25h - 13:25

Quem autorizou é o governador que elegeram… Foi uma das primeiras coisas que autorizou após assumir… Pois é, era para estar pensando em resolver o problema não arrumando outro. Querem transformar um rio que já atende várias cidades acima de sua capacidade e transformar em dois… Resumindo não vai ter nem um… O dinheiro que vão gastar para fazer essa transposição (conhecendo o Brasil “politica”) daria para fazer uma usina de dessalinização que seria o mais sensato..

É o Brasil….

Victor 19 de março de 2015, 22:13h - 22:13

Injusto. Estamos pagando o preço de uma imprudência que não é nossa!

Al Fatah 19 de março de 2015, 21:25h - 21:25

Abastece 80% da população que não é atendida pelo SAAE/VR na Periferia Leste, que sozinha dá uns 25% da população da cidade, é bom frisar… Já basta o Detran para passar números errados…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996