sábado, 16 de outubro de 2021 - 03:46 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Com novo formato, Série D começa no domingo para o Voltaço

Com novo formato, Série D começa no domingo para o Voltaço

Matéria publicada em 12 de junho de 2016, 07:30 horas

 


Volta Redonda tenta acesso após boa campanha no Campeonato Estadual; chave é complicada

Equipe: Jogadores do Voltaço fazem foto no embarque para Goianésia onde estreiam na Série D

Jogadores do Voltaço fazem foto no embarque para Goianésia 

Volta Redonda – A Série D do Campeonato Brasileiro começa neste domingo (12) com mudanças importantes na edição 2016. Com o objetivo de integrar cada vez mais clubes ao calendário anual das competições, 28 agremiações foram incorporadas ao torneio deste ano. Assim, a Série D passa a ser disputada com 68 times. Entre eles está mais uma vez o Volta Redonda, que estreia neste domingo, às 16 horas, contra o Goianésia, na cidade que dá nome ao adversário.
Destacando a importância da novidade na Série D, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, falou sobre a organização da competição:
– O novo formato permitirá uma integração ainda maior a partir desta edição, com representação de todos os estados. E a CBF continuará custeando integralmente os gastos da organização, como arbitragem, logística e alimentação. Acreditamos que a mudança torna a competição mais democrática e dará possibilidade de crescimento a clubes e jovens talentos brasileiros.
Atualmente, a CBF organiza 14 competições ao longo do ano, com investimentos diretos e indiretos no futebol brasileiro chegando a 335 milhões/ano, ou seja, cerca de 75% de sua despesa, conforme balanço patrimonial.

Formato de disputa

Com a novidade, o sistema de disputa foi alterado para 17 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta. Classificam-se para a segunda fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

Participantes da competição

Para se chegar ao novo número de clubes, todas as Federações foram contempladas com uma vaga a mais. Os critérios tiveram como base o Ranking Nacional das Federações (RNF) 2016. (Veja as informações completas nos anexos desta matéria)
Assim, a nova distribuição será a seguinte: São Paulo terá quatro times; Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia contarão com três; os demais estados terão dois representantes cada. Os quatro times rebaixados da Série C – Madureira-RJ, Águia de Marabá-PA, Icasa-CE e Caxias-RS – completam a relação dos 68 clubes.

Volta Redonda na disputa

O Estado do Rio de Janeiro entra na competição com quatro clubes: Boavista, Madureira, Portuguesa e Volta Redonda. O Voltaço, aliás, chega para disputar a Série D após ter feito um excelente Campeonato Estadual. O time comandado por Felipe Surian ficou com a quinta melhor campanha (atrás apenas dos quatro grandes) e ainda conquistou a Taça Rio, consolidando o posto de quinta força do futebol carioca em 2016.

A parada na série D, no entanto, promete ser complicada para o Volta Redonda, que está no Grupo A12 ao lado de Goianésia-GO, URT-MG e Desportiva-ES. Na teoria, o adversário mais fraco é justamente o deste domingo (12). O Goianésia teve muitos problemas após o campeonato goiano e por pouco não abandonou a disputa.

O adversário está sem jogadores próprios e teve de fechar uma parceria com o Brasília para entrar na competição. A direção do Goianésia seguia até os últimos instantes tentando inscrever atletas para ter uma equipe completa e minimamente competitiva diante do bem armado Volta Redonda.

A segunda rodada está marcada para o dia 18 e deve marcar um jogo complicado para o Voltaço, que vai encarar a URT-MG no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira. A URT chegou à semifinal do Campeonato Mineiro, quando acabou eliminada pelo Atlético-MG.

Na terceira rodada, também atuando em casa, o Volta Redonda tem pela frente a Desportiva, atual campeã Capixaba. No returno os mandos de campo serão invertidos e com um detalhe: o jogo de volta contra a Goianésia está marcado para o dia 17 de Julho, no Estádio da Cidadania, com a vaga podendo ser carimbada no dia do aniversário da cidade.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. 4 x 0 FÁCIL ....DÁ-LHE VOLTAÇO....

    Foi 4 x 0 fácil….Dá-lhe VOLTAÇO….. Série C à vista…..

  2. TAÇOOOOOOOOOOOOOO..

    JÁ SÃO DOIS A ZERO…
    MUITO BOM..

  3. Mesmo perdendo muitos dos destaques do time que disputou o estadual, acredito no elenco. Esse grupo onde caímos é bem mais acessível que o dos últimos anos. Se passarmos por ele, o acesso fica próximo…

  4. Boa sorte esquadrão de aço! Estarei torcendo muito!

  5. Pagador de impostos

    Esse campeonato precisa de muito mais divulgação na cidade. O Voltaço merece subir de nível no futebol brasileiro. Será bom para os torcedores, para a cidade e para a região também.

  6. Eu também vou torcer muito pro V Redonda, levar uma sacolada e ir pro buraco….

  7. Boa sorte Voltaço, clube merece o acesso. Com a competência comprovada da comissão técnica e um time bem entrosado e treinado, acredito que esse ano Voltaço nos dará alegria na Série D. #AvanteVoltaRedonda

  8. O trabalho de preparação foi bem elaborado e executado com dedicação. Acredito numa boa campanha do Voltaço. Vamos torcer muito.

Untitled Document