terça-feira, 11 de maio de 2021 - 20:24 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Começam em janeiro as inscrições para processo seletivo de cursos técnicos em Resende

Começam em janeiro as inscrições para processo seletivo de cursos técnicos em Resende

Matéria publicada em 26 de dezembro de 2015, 13:00 horas

 


Resende –  O Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Prefeitura informam que no período de 4 de janeiro a 4 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e em Guia de Turismo, que serão oferecidos no próximo ano no campus avançado Resende. Ao todo serão disponibilizadas 70 vagas no horário noturno, 35 para cada formação.

– Estamos encerrando 2015 com uma boa notícia para quem busca uma formação profissional de qualidade e gratuita. Serão os primeiros cursos de nível técnico oferecidos no nosso Campus. Em agosto anunciamos esse cronograma e a expectativa era grande para o início das inscrições – comemora o prefeito José Rechuan.

Para concorrer o candidato precisa ter concluído o ensino médio completo ou estar cursando-o a partir da 2º ano. As inscrições deverão ser feitas no posto de inscrição que fica na Rua Prefeito Botafogo s/nº, Bairro Comercial (antigo prédio do Clube GSSAN), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. A ficha de inscrição deve preenchida pelo candidato ou por seu representante legal.

A taxa de inscrição do processo seletivo é de R$ 30,00, devendo ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, através da Guia do Recolhimento da União – GRU, disponível no endereço eletrônico que está no edital e apresentada no ato da inscrição com todos os dados preenchidos. O candidato que desejar solicitar a isenção deverá fazê-la no período de 4 a 15 de janeiro.

No ato da inscrição é necessário apresentar o formulário disponível no site www.ifrj.edu.br, devidamente preenchido; original e cópia da cédula de identidade; cópia da Guia do Recolhimento da União – GRU; comprovante de pagamento da taxa de inscrição, ou, no caso dos solicitantes de isenção, o requerimento de isenção preenchido; e uma fotografia recente.

Ao preencher o formulário o candidato deverá indicar o curso que deseja cursar e assinalar sua opção pela Ampla Concorrência ou pelo Sistema de Reserva de Vagas para Estudantes de Escola Pública, dentre os grupos previstos no edital. Para cada uma das opções serão reservadas 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas em cada curso e turno.

A prova será aplicada no dia 21 de fevereiro, no local indicado na confirmação de inscrição. Ao todo serão 20 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, além de uma Redação. As notas dos candidatos serão divulgadas no dia 9 de março de 2016, na página do IFRJ. O resultado e a classificação final do processo seletivo serão divulgados no dia 16 de março de 2016.

Todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital: www.ifrj.edu.br/webfm_send/9704.

Tanto o curso de Segurança de Trabalho quanto o Guia de Turismo fazem parte de demandas levantadas pelo IFRJ no município, através de órgãos públicos, escolas da rede municipal, iniciativa privada, comerciantes, profissionais da Educação e segmentos da sociedade civil organizada.

Ainda no caso do Guia de Turismo, a Secretaria de Turismo de Resende vai colaborar com apoio a aulas práticas em nossa região, utilizando a experiência com o Curso de Monitor de Ecoturismo, destinado a condução de visitantes em unidades de conservação como o Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Nacional do Itatiaia, Área de Proteção Ambiental da Serrinha, entre outras.

Atualmente estão em andamento os Cursos de Gestão em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho e de Cuidador Infantil e de Idosos, por meio do Pronatec Mulheres Mil.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Espero que o processo não seja pela BIO-RIO, pois o concurso seletivo para os cursos integrados que estavam no cronograma como entrega dos resultados dia 23/12, não foi cumprido…Deixando milhares de jovens na expectativa e passando um natal tenso.Isto é o resultado de serviços terceirizados que pecam no comprometimento.E até esta data, nenhuma informação!!!!!!!

Untitled Document