Condições de rios e bueiros preocupam moradores pelo risco de alagamentos

by Diário do Vale

Barra Mansa –  Com a chegada do verão (21 de dezembro) e o período de chuvas volumosas, quem mora em determinadas áreas da cidade já se preocupa com o risco de alagamentos e enchentes em função das condições dos córregos, rios e bueiros da cidade. Nos bairros Nova Esperança, São Luiz, Boa Sorte e Piteiras, a situação do Rio Barra Mansa preocupa quem mora às margens do afluente que, em determinado trecho, está coberto pelo mato. O mesmo acontece nas localidades da Colônia Santo Antônio, Santa Maria II e Bocaininha, cortadas pelo rio Bananal. Já o problema com bueiros entupidos, segundo moradores, é mais preocupante na Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom, próximo ao Ilha Clube, e na Rua Argemiro de Paula Coutinho, na Estamparia.

De acordo com a dona de casa Karine Dinelli, que mora na Rua Argemiro de Paula Coutinho, no local a grande parte dos bueiros está entupida, inclusive o que fica em frente a sua casa. “A rua toda está com os  bueiros entupidos e condições precárias. O que fica em frente a minha casa, por exemplo, tem até mato brotando. Se chove muito forte não dá vazão para a água e a rua fica alagada mesmo”, comentou a moradora.

No bairro Ano Bom, o problema com bueiros entupidos já vem ocorrendo há alguns anos e, inclusive, o grande volume de água empossada já chegou a invadir um supermercado que fica na esquina da Avenida Presidente Kennedy com  a Rua Doutor José Maria de Mello. Acostumada a sempre esperar o ônibus no ponto que fica em frente ao estabelecimento, a secretária Fernanda da Silva Oliveira, de 38 anos, conta que a situação no local é muito crítica.

“Pego ônibus aqui sempre que saio do trabalho e no verão a situação é a mesma: se chover forte a rua alaga e quase toma a calçada. Esses bueiros não dão conta e a água fica sem ter para onde ir. É uma situação que podia ser evitada, se as pessoas jogassem menos lixo no chão, mas também se a prefeitura fizesse a limpeza nessa época”, observa a secretária.

Condições dos rios

Morador do bairro Nova Esperança, o comerciante Alexandre Dias destaca que o Rio Barra Mansa está precisando, com urgência, de uma limpeza. Com um historio de décadas de graves enchentes, o rio está assoreado e coberto pela vegetação, o que impede a fluidez de um grande volume de chuva. “Tenho um comércio e, no caso de uma enchente, minha loja é uma das primeiras a ficar totalmente coberta pela água. Acredito que uma medida preventiva, como a limpeza e a poda do mato já ajudaria a amenizar a enchente”, acrescenta Dias.

No bairro Bocaininha, o mecânico Jorge Fernandes é outro que também reclama das condições do Rio Bananal. Ele, que já perdeu tudo em uma enchente, enquanto morou no bairro Colônia Santo Antônio, recorda que há algum tempo não é feita a capina das margens do afluente. No bairro, ela também cita que há vários bueiros entupidos.

– A questão dos bueiros a gente até reconhece que é um problema provocado por falta de consciência da população, mas o rio está precisando muito da atenção dos órgãos responsáveis – disse.

Em nota, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que a Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) está programando uma limpeza nos bueiros da cidade, que será iniciada ainda esse mês. Com relação aos rios, a assessoria informou que está sendo feito um estudo pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para que a limpeza seja iniciada também no mês de dezembro.

Moradores pedem que prefeitura faça limpeza no Rio Barra Mansa (foto: Paulo Dimas)

Moradores pedem que prefeitura faça limpeza no Rio Barra Mansa (foto: Paulo Dimas)

 

 

You may also like

9 comments

Meu nome é Zé Pequeno! 1 de janeiro de 2018, 18:38h - 18:38

Na Argentina, restos de tijolos são transformados em brita e postos em partes das praças públicas onde poderia crescer mato, por exemplo, sob sombras de árvores.
Em Santos a prefeitura disponibiliza em várias partes da cidade, caçambas com tampas para coleta do lixo.
No Ceará garrafas de vidro com areia são viradas de cabeça para baixo e transformadas em calçadas,etc.
Estas são ações inteligentes e baratas de reciclagem de materiais e de limpeza urbana transformando problemas urbanos em soluções.

الفتح - الوغد 30 de dezembro de 2017, 17:52h - 17:52

De vez em quando passa um porco inchado boiando ao sabor da corrente, até que um ribeirinho resolva içá-lo…

Meu nome é Zé Pequeno! 1 de janeiro de 2018, 18:27h - 18:27

Os administradores públicos estão sempre na maioria das vezes atrasados em suas ações preventivas embora a população não colabore não jogando ou depositando lixo em locais inadequados.

Laticinieae 29 de dezembro de 2017, 07:16h - 07:16

COM A CHEGADA DAS CHUVAS QUE SÃO BEM VINDAS, MAS O TRISTE O QUE VEM NAS CORREDEIRAS DO RIO SÃO SACOLAS PLASTICAS ,SOFAS,ANIMAIS.DESTE POVINHO PORCO DA BOA SORTE.

Morador BM 28 de dezembro de 2017, 16:59h - 16:59

O Rio Barra Mansa poderia ser dragado, mas como invadiram as margens dos rios, as máquinas não têm acesso ao rio. Tem coluna de casa que fica dentro do rio.

الفتح - الوغد 28 de dezembro de 2017, 16:55h - 16:55

Essa foto foi tirada na Índia ou na África?…

Nilton 28 de dezembro de 2017, 17:31h - 17:31

Na casa da sua mãe kkkk

Morador de BM 28 de dezembro de 2017, 18:03h - 18:03

Perto de onde voce veio ao mundo, a Nova Cap.

Malaquias Albuquerque 29 de dezembro de 2017, 07:15h - 07:15

Perto da casa da sua generosa mamãe, a tia Neném.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996