domingo, 9 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Córrego em Três Poços passa por limpeza e desassoreamento

Córrego em Três Poços passa por limpeza e desassoreamento

Matéria publicada em 24 de junho de 2016, 12:33 horas

 


Serviço beneficiará cerca de duas mil famílias de Volta Redonda, principalmente nas ruas 7, 8 e 9 do Parque Vitória

Mãos à obra: Trabalho preventivo contratado pelo Furban evitará alagamento de residências durante as chuvas de verão (Foto: Divulgação PMVR)

Mãos à obra: Trabalho preventivo contratado pelo Furban evitará alagamento de residências durante as chuvas de verão (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – O diretor geral do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), Marco Antônio Faria Marques, afirmou que em 45 dias deverão estar concluídos os serviços de limpeza e desassoreamento do Córrego Santa Clara, no Parque Vitória, em Três Poços. O trabalho – feito pela empresa RJ Fernandes (de Volta Redonda), contratada por meio de concorrência pública – tem um valor estimado de R$ 41 mil, e deve beneficiar cerca de duas mil famílias na área, principalmente nas ruas 7, 8 e 9, evitando a ocorrência de alagamentos no período de verão, com chuvas intensas.

Com o serviço, o Córrego Santa Clara terá a sua capacidade de vazão aumentada. O córrego, que tinha apenas meio metro de largura, está ganhando margens de 4,5 metros, com a retirada da terra e aprofundamento e estabilização do seu leito. De acordo com Marques, o período atual, com poucas chuvas, favorece a rapidez e a segurança dos serviços.

– Estamos atendendo ao pedido da comunidade do Parque Vitória, e vamos trabalhar toda a extensão do córrego Santa Clara, cerca de 500 metros lineares, fazendo a limpeza e o desassoreamento. A empresa que venceu a licitação começou esta semana os trabalhos, com uma equipe, caminhão para a retirada da terra e uma máquina escavadeira – explicou.

O morador Mateus Moreira Coelho, de 26 anos, que vive com a mulher e três filhos menores na Rua 9, disse acreditar que não haverá mais risco de alagamentos com a obra.
– Acho que vai melhorar muito, era muito ruim quando a água chegava na nossa casa – disse.

A dona de casa dona Maria Lúcia de Souza, também moradora na Rua 9, afirmou que a limpeza e alargamento do córrego é “um alívio”.

– Há cerca de quatro meses, o córrego ficou cheio demais, invadiu as três ruas e entrou em algumas casas. Parece que com essas obras, de abrir mais as margens, fazer a limpeza, não teremos mais água nas casas, acredito que vai mudar para melhor – disse ela, esperançosa.

Segundo um dos responsáveis pela empresa que está realizando o trabalho, toda a terra retirada do córrego está sendo levada para um terreno da empresa e que depois de seca, será transportada para o aterro sanitário em Barra Mansa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Parabéns à iniciativa e trabalho conjunto do líder comunitário Osmar Maia, perante os moradores, e com o nosso amigo Juliano de Sá, junto ao FURBAN, que perceberam a importância deste trabalho preventivo.

  2. Avatar

    Eu moro em Pinheiral . Dá uma inveja !

  3. Avatar

    Parabéns para o diretor da FURBAM por trabalhar com planejamento!

  4. Avatar

    É este tipo de notícia que eu aprecio ler no DV! Uma obra preventiva e que beneficia à muitos, além de útil realmente.

Untitled Document