segunda-feira, 6 de dezembro de 2021 - 21:15 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Sindicato afirma que CSN insiste em demitir

Sindicato afirma que CSN insiste em demitir

Matéria publicada em 7 de janeiro de 2016, 15:47 horas

 


Empresa estaria se recusando a adotar qualquer das alternativas ao corte de pessoal e insiste na redução de direitos

Sem avanço: Reunião na GRT, em Volta Redonda, acabou sem que houvesse sinal de um possível acordo

Sem avanço: Reunião na GRT, em Volta Redonda, acabou sem que houvesse sinal de um possível acordo

Volta Redonda – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Silvio Campos, afirmou nesta quinta-feira (7) que a mesa-redonda realizada na Gerência Regional do Trabalho, em Volta Redonda, com diretores do sindicato, representantes da CSN e do Ministério do Trabalho, não trouxe nenhum avanço nas negociações com o objetivo de reduzir ou eliminar as demissões de trabalhadores da siderúrgica.

A empresa, segundo Silvio, apenas insiste em cortar direitos que os trabalhadores adquiriram em acordos coletivos anteriores, como a gratificação de férias de 70% (o previsto em lei é 33%) e a duração dos turnos de revezamento, que atualmente é de seis horas, de acordo com a lei, depois que uma votação realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos em 2007, na gestão do ex-presidente Renato Soares, derrubou o acordo que permitia o turno de oito horas.

Segundo o sindicato, a CSN quer que o turno de revezamento passe de seis para oito ou doze horas. A medida, ainda de acordo com os dirigentes sindicais, abriria a possibilidade de a empresa fazer mais cortes de pessoal.

A postura de Silvio Campos e dos demais diretores é contrária à redução de direitos: “Nós não podemos negociar direitos, esse nunca vai ser o nosso papel”, afirmou o diretor Carlinhos Santana. Silvio Campos já tinha qualificado a proposta de redução de direitos apresentada pela CSN de “ridícula” no fim do ano passado, quando a empresa mencionou o assunto pela primeira vez, no contexto da atual crise.

No início de 2009, depois de ter feito demissões, a CSN apresentou proposta semelhante, afirmando que, se a oferta fosse aceita, os cortes de pessoal cessariam. Na época, o então ministro do Trabalho Carlos Lupi discutiu o assunto com a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, que se recusou a levar o assunto a votação. Com a retomada do crescimento da economia, a CSN acabou contratando uma quantidade de trabalhadores maior do que havia dispensado.

 

Equipamentos

 

A CSN continua a falar sobre a possibilidade de suspender as operações do Alto-Forno 2 (AF-2) e da Sinterização 2, mas, segundo Carlinhos Santana, a empresa se limita a dizer que as medidas estão “em estudo” e não confirma datas para a paralisação dos equipamentos.

— Na verdade a CSN, é muita evasiva quando você pergunta o que vai realmente parar. Não é clara, você pergunta sobre as demissões , fala apenas que não tem como operacionalizar sem ajustar os custos, em outras palavras, demissão — afirma o sindicalista.

O DIÁRIO DO VALE recebeu informações de que o a vida útil do AF-2 já estaria ultrapassada, e que as opções técnicas para a empresa seriam fazer uma reforma extensa para dar mais algum tempo de vida útil ao equipamento ou simplesmente desativá-lo, deixando para construir outro quando a demanda por aço desse sinais de recuperação.

 

Mobilização

 

No momento em que esta reportagem estava sendo escrita, o Sindicato dos Metalúrgicos preparava, junto com outros setores da sociedade civil, uma mobilização contra as demissões. Em princípio, seria um ato público, sem característica de assembleia sindical – ou seja, sem poderes para definir linhas de ação, como a greve. O ato seria na Praça Juarez Antunes e começaria a partir das dezessete horas desta sexta (8).

 

Reunião

 

Silvio Campos deve se reunir nesta segunda-feira (11) com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) para discutir a possibilidade de demissões na CSN. O sindicalista continua a buscar apoio político para evitar os cortes de pessoal com lideranças em todas as esferas de governo.

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

23 comentários

  1. Ihhhh
    Tarde demais, hoje foram 350 pessoas demitidaas.
    Serão este número durante as semanas de janeiro.
    Bom carnaval Silvio Campos.

  2. eduardo ou eduarda so estou dizendo o que passei. na minha trajetoria sindical de maos limpa vc deve deve ser um grevista da queles ou da quelas que nunca participo ativamente do movimento sempre perguntava aos verdadeiros combatente como esta, que dia acaba tenhoporque que ir para minha casa no pereque pegar uma praia
    .vc e um recalcado que Deus u ajude.

  3. PAGADOR DE IMPOSTOS

    ESTOU PARA APOSENTAR NA CSN, TENHO CBS, MAS VOU ESPERAR AS DEMISSÕES PARA SENTIR MAIS SAUDADES DO CABELO LISO, DO PERRUT, DO VAGNER E LEMBRAR QUE RENATO CIPISTA E SILVIO NUNCA FORAM SINDICALISTAS, NÃO SABEM NEGOCIAR, ESTÃO SEM RUMO, QUEM MANDA É UM EX SUPERVISOR DA CSN O TAL DO ED…..AQUELE DA COMISSÃO DA PLR.
    ATENÇÃO: O DONO DA CSN E OS SINDICALISTAS FAZEM PARTE DESTE GOVERNO COMUNISTA/PETISTA. SÃO AMIGUINHOS.

  4. É o velho ditado da pedra e o telhado. A atual diretoria do Siindicato, enquanto oposição apedrejou o telhado das anteriores e se intitularam, como os grandes salvadores, como os melhores.
    E agora Tião? Voces são telhado. A difereça é que não têm o mínimo de jogo de cintura pra conduzirem o problema.
    Lembram da Tubonal, quando ela entrou em crise voces crucificaram o cabelo liso. Mas ele teve jogo de cintura e a tubonal só foi para o brejo na gestão da diretoria que o substituiu. Eolhe que a diretoria que substituiu Luizinho dá banho em voces em termos de gestão Sindical (Jacaré por exemplo fez parte dela).
    Agora voces estão com a batata nas mãos. É hora de provarem a veracidade do discurso de voces quando fizeram campanha para assumirem esta entidade, que tem uma história que não pode ser rasgada de maneira tão hipócrita e mesquinha. Se não tiverem cacife para isso, entreguem a direção para pessoas verdadeiramente competentes. Silvio, não basta ser bom carfater como disse jacaré, tem que ter espírito de luta, disposição e acima de tudo inteligência e competência para uma gestão seja ela qual for.
    Me parece que são estes os ingredientes que faltam em voces.
    Voces entraram num ônibus sem verem a placa de destino. Agora só têm duas saídas, pulem dele mesmo em movimento ou vão 3em frente sem saberem onde vão parar.

  5. Jacare, ta elogiando muito o sindigato. Vc nao ta querendo voltar não, né. Pelo amor de Deus. De corrupto ja chega os que tem lá.

  6. Quando muitos funcionários resolveram trocar a CSN pela CSA, ou pela PECEM alguém achou errado??
    Agora a CSN está no direito dela e tem o poder de barganha. O mercado é cruel, mas é assim.

  7. Tudo conversa fiada o sindicato e os politicos tentando mostra para população que estão fazendo alguma coisa , como ja falaram aqui em outros comentários de concreto não tem nada, e a CSN continua demitindo aos poucos e todos sabem disso. e a CSN TA no direito dela desde que pague os direitos trabalhista do trabalhador.
    Tirar direito do trabalhador é um absurdo já que sabemos que as demissões estão ai é fato isso,depois quando mercado volta a caminhar novamente o teremos que ficar lutando por direito ja adquiridos e que foram restirado novamente, sem essa é muita gente querendo mostra serviço em cima da desgraça do trabalhador ficar vendo essas reuniãoes chega a doer estômogo. acorda BRASIL vamos colocar no poder quem realmente trabalha para pais, politicos , e sindicatos na realidade são funcionários do povo quem tem que ditar as regras é população não meia duzia de pessoas visando seus próprio benéficio NÃO…..

  8. OLHA GALERA ESTA CRISE JÁ ESTAVA ESCONDIDA DESDE 2013, PELO GOVERNO FEDERAL, E OS SINDICATOS AGORA VEM PRA PORTA DA EMPRESA FALANDO QUE OS OPERÁRIOS TEM QUE SE MOBILIZAR, PRA QUE SE O CORTE VAI SER VEITO E AS PERDAS VÃO ACONTECER, PORQUE O SINDICATO NÃO FALA MAU DO GOVERNO LULA, DILMA E PT? SABE PORQUE? É MAIS FACIL BOTAR A CULPA NO EMPRESÁRIO QUE AGORA VAI FAZER O QUE BEM ENTENDE PARA DEFENDER O SEU, LÓGICO QUEM NÃO FARIA. DISSER QUE A CSN É CAPITALISTA, QUEM NÃO É, A COMEÇAR PELO GOVERNO QUE ALÉM DE CAPITALISTA É CORRUPTO E LADRÃO, O PRÓPRIO SINDICATO É, QUANDO DEFENDE A COBRANÇA DE 8% DE CADA FUNCIONÁRIO APÓS NEGOCIAÇÃO SALARIAL, HORA POVO ACORDA, TUDO QUE TIVER QUE ACONTECER VAI ACONTECER E A CULPA É DO GOVERNO E DE NÓS MESMOS, QUE NÃO VAMOS A RUA E BRIGAMOS CONTRA ELES TAL COMO FIZERAM NA ERA COLLOR. NÃO ADINTA BRIGAR CONTRA O EMPRESÁRIO A BRIGA AGORA É CONTRA O GOVERNO, NAS URNAS E NAS RUA.

  9. Na verdade o problema é bem maior a ser resolvido. Este país precisa de novos governantes urgente, não da para continuar desacreditado no mundo dos investidores e o que restará serão os especuladores financeiros. Neste atual governo só existe um tipo de empresa que obterá sucesso: os bancos, que não agrega nada de produtivo para nenhum país. Já passou da hora da sociedade exigir isto.

  10. ESSE SINDICATO CONQUISTOU MUITAS VITÓRIAS PARA O TRABALHADOR E TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE COMO NA CRISE DE 2009 NÃO VAI ENTREGAR DIREITOS PRA AUMENTAR A PLR GORDA DESSES DIRETORES INESCRUPULOSOS DA CSN.EU ACREDITO E CONFIO NO SINDICATO MESMO QUE EU SEJA DESLIGADO TORÇO PRA QUE SEJA MANTIDO OS DIREITOS DE QUEM FICAR E QUE CONQUISTEM AINDA MAIS.

  11. Regras de uma economia de mercado: demanda baixa, produção baixa e redução de custos trabalhistas, demanda alta, produção alta e aumento de emprego. Nesse pais mequetrefe a logica é invertida. A economia esta em frangalhos e querem tocar violino enquanto o barco afunda. O estado do Rio esta falido pq gasta muito mais do que arrecada super dependente dos royalties de petróleo. O petróleo esta a preço de banana além da destruição da Petrobras por conta da roubalheira do governo. Esta na hora desse povo alienado entender que essa crise já era esperada pelos analistas desde 2013 e mesmo assim bateram palma para os palhaços. Agora estão todos fazendo carinha de assustados.

  12. Nossos políticos e sindicatos sabem o que a Dilma emprestou em torno de 400 milhões de reais ao Beijamin para investir na CSN? E que como brinde ele está dando ao povo o plano demissão?
    Nenhum funcionário consegue juros como o governo oferece as empresas.
    Vamos parar de demagogia, empresa que demite, dinheiro do povo emprestado somente com juros dobrados.
    Diga não só financiamento de demissões.

  13. Meu cunhado esta no Layoff da Votorantim , ele não fala nada , mas la todos sabem que o facão vai passar em todos . Ele tem mais de 20 anos trabalhados na empresa é muito triste ver um trabalhador acabar assim.

  14. Se a empresa diz que vai demitir de qualquer jeito e já está até demitindo à conta-gotas para não causar alarde, além de não dar garantias quanto aos empregos no AF-2, ela dá sinais claros de que vai fazer o que bem entender, independente de qualquer negociação… O que o sindicato ainda quer negociar? Deixar de levar na **nda pra levar na cara?… Não se pode perder vários direitos arduamente conquistados em troca de vagas de trabalho que, quando a crise passar, serão novamente preenchidas sob condições mais favoráveis aos detentores do capital. É isso que os empresários sempre fizeram ao longo da história, vencer pelo cansaço e usar o excedente de mão de obra no mercado como barganha…

    • ESSA É A REALIDADE FALOU TUDO,NÃO ADIANTA ENTRAR EM PANICO QUEM PERDER O ANEL FUTURAMENTE CONSEGUIRÁ OUTRO MAS SE PERDER O DEDO NÃO TEM COMO RECUPERAR.NÓS VIVEMOS EM UM MUNDO DE MENTIROSOS GANANCIOSOS QUEM VAI ACREDITAR EM EMPRESÁRIO SE ENTREGAR OS DIREITOS QUE JÁ SÃO POUCOS NUNCA MAIS VOLTARÁ COMPARE COM A ÉPOCA DO PERRUT E LUIZINHO O QUANTO PERDEMOS(ATS,QUINQUENIO,GIRAFA,91%DE FERIAS,REFEITÓRIO GRATUITO,LANCHE DIGNO,POSTO DE PUERICULTURA,ETPC,RECREIO DO TRABALHADOR,HOSPITAL HSN E ETC….)TUDO ISSO PORQUE SOMOS COVARDES E TEMOS MEDO DE LUTAR.

  15. A crise está aí e ninguém duvida. A Cosipa já demitiu. A Usiminas também vai demitir. Os políticos do Governo do Estado dizem que irão interferir junto a CSN para não demitir. Agora eu pergunto: Qual a medida concreta que se tomou para minimizar as demissões. O Governo do Estado baixaria o ICMS do aço deixando os valores do AÇO da CSN mais competitivos ao ponto de enfrentar o Aço Chines???? Poderiam aplicar um dumping (sobretaxar) o Aço produzido em outros Estados e Países no Estado do Rio aumentando a competitividade do Aço da CSN? Vejo muita lorota desses Governantes e nada de concreto.

    • Isso teria que partir de quem detém a maior parte do bolo, ou seja, da União. Estados e municípios têm pouco a fazer quanto a isso, seria como tirar a única comida existente da própria boca pra dar para o cachorro… Basta o governo federal sobretaxar o aço chinês que estará quase tudo resolvido, não precisa mexer em mais nada!…

      Veja a cidade de Resende, que tem um PIB quase igual ao de VR mas um orçamento municipal três vezes menor porque a prefeitura arrecada pouco em função das isenções e descontos fiscais. O mesmo deve ocorrer em Três Rios, Porto Real e outros paraíso da farra tributária. Isso se deve à nefasta política de guerra fiscal, onde só quem ganha é o empresário. Empresas consolidadas há mais tempo, como a CSN, nunca se beneficiaram dela e nem deveriam. Nenhuma empresa deveria receber tratamento tributário desigual!…

  16. silvio nao espera de luiz filipe nada pois ele e csn sempre foram inimigos ferrenho, e vc trabalhador e empresa que vão resolver o destino de milhares de emprego nao acredite em formula magica neste momento quem de side e vc e os trabalhadores vc tem potencial para isto sabe porque falo isto por um amigo que viveu entre nos,
    falou- me silvio e um cara serio e verdadeiro. prove a vc mesmo boa sorte.

  17. A CSN nao pensa nela nao. Ela esta tentando sobreviver a crise, ou o sindicato acata ou entao vai demitir a piaozada, simples assim.

  18. eduardo da silva costa

    a csn so pensa nela oresto e resto do deus pra mudar isso tudo desta diretoria porca da csn

    • Infelizmente não é só CSN que quer retirar direitos dos trabalhadores. Na VOTORANTIM com essa chefia vindo da CSN estão acabando com a empresa.O Pateta do Sebastião a mando do seu gerente enrrolou na negociações do acordo de turno que já está vencido e não estão pagando as horas extras.Teve o layoff prometeram pagar o adicional noturno para nós da Aciaria e não pagaram e pior de tudo, os pelegos do sindicato fala que impediu demissões a GAC vai demitir 35 funcionários em Barra mansa. GLQ vai mais 20, GAE 30.

Untitled Document