Educação de Volta Redonda recebe capacitação

by Diário do Vale

Volta Redonda – Com o tema “Professor saudável, educação de excelência”, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME) promoveram nesta quarta-feira, dia 15, o 1º Fórum em Saúde do Trabalhador com os Profissionais da Rede Municipal de Educação. O evento reuniu cerca de 600 profissionais no auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biase), divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

-Nós, profissionais da educação, trabalhamos com a ideia de que professores saudáveis geram um saber e aprendizado de qualidade. Mais uma parceria fantástica, educação e saúde – comentou a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade.

De acordo com o coordenador do Cerest, Marcelo Cavaliere, o objetivo é diminuir o quadro de professores ausentes devido a problemas de saúde como na voz, na coluna, estresse, que provocam afastamento em alguns casos. Segundo ele, o problema pode ser solucionado de forma mais rápida e até mesmo prevenido.

-A capacitação aborda a parte de exercício, de fonoaudiologia, com a premissa de diminuir problemas vocais, além de atos como descansar, beber água. Também tem a parte mental. O profissional tem que saber não trazer os problemas pessoais dele para a sala de aula, e não levar os problemas de sala para a vida particular – explicou Marcelo.

Foram realizadas palestras sobre riscos ocupacionais, postura, voz, qualidade de vida no trabalho e função social do professor, ministradas por profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. A auxiliar de secretaria Eliete de Campos Alves, que trabalha na Escola Municipal Jayme de Souza Martins, participou do evento e citou que a capacitação serve para o profissional se preservar mais emocionalmente, fisicamente, se cuidar melhor no ambiente de trabalho.

-Particularmente, cuido muito de mim, mas nem todos são assim. Tem gente que se deixa levar muito pelas pressões no ambiente de trabalho. Gosto muito do que eu faço e do ambiente que trabalho. Todo conhecimento vem agregar, vem tornar a nossa vida melhor. Acho muito importante – contou Eliete, que já atuou em creche e na sede da secretaria.

A orientadora educacional Katia Maria Lopes Cunha, que atua na rede pública há mais de 30 anos, conta que é a primeira vez que participa desse tipo de capacitação.

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância do fórum para melhorar a qualidade da educação pública no município.

-A educação é a base e estamos investindo em qualidade de vida para nossos professores. Isso vai refletir no aprendizado dos nossos jovens – disse.

 

You may also like

2 comments

Aposentado 16 de agosto de 2018, 06:26h - 06:26

Barra Mansa nada acontece pois o secretário é especialista em música.

guto 15 de agosto de 2018, 20:11h - 20:11

Parabéns ao Cerest e a SME, pois depois de treze anos e meio de governo petista, a educação brasileira ficou no fundo do poço, não dá mais para cair! E, agora, vai precisar de todos os esforços para voltar a ser uma educação boa como era na década de noventa!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida:nascer, morrer e votar no PT!”…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996