Em ato a favor da Petrobras, Lula diz para Dilma “levantar a cabeça”

by Diário do Vale
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acadêmicos, artistas e lideranças políticas participam de ato em defesa da Petrobras, convocado pela CUT e pela Federação Única dos Petroleiros Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acadêmicos, artistas e lideranças políticas participam de ato em defesa da Petrobras, convocado pela CUT e pela Federação Única dos Petroleiros Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou a presidente da República, Dilma Rousseff, a “levantar a cabeça”, diante da crise política gerada pelo caso Petrobras. Lula participou, na noite de hoje (24), de ato em defesa da estatal, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, ao lado de lideranças políticas, sindicais, artísticas e acadêmicas.

“A Dilma tem que deixar o negócio da Petrobras com a Petrobras. O negócio da corrupção, com o ministro da Justiça e com a Polícia Federal. A Dilma tem que levantar a cabeça e dizer ‘eu ganhei as eleições’. A Dilma não pode e não deve ficar dando trela. Nós ganhamos as eleições e parece que estamos com vergonha de ter ganho”, disse.

O ex-presidente discursou por 30 minutos, sendo interrompido diversas vezes por aplausos da plateia, que lotou o auditório da ABI, que tem capacidade para 500 pessoas. Lula atribuiu os ataques à Petrobras devido à mudança no sistema de exploração, que antes era por concessão, dando maior poder às empresas privadas, e passou para o sistema de partilha, o que garante uma parcela mínima de 30% para a estatal brasileira além da operação do campo petrolífero.

“Eu sei o que significou aprovar a Lei da Partilha. Quando nós descobrimos o pré-sal, logo os americanos inventaram uma história chamada a Quarta Frota e passaram a ter navios patrulhando o Oceano Atlântico. Nós sabemos o que significou a Lei da Partilha. Sabemos o que significou os 30% para a Petrobras. Sabemos o que significou a construção desta empresa”, destacou ele.

Lula disse ainda que os funcionários da estatal tinham de ter orgulho de trabalhar na empresa e defendeu a punição daqueles empregados que tenham cometido erros. “Qual é a vergonha que a gente pode ter se em uma família de 80 mil trabalhadores alguém fez um erro? O que a gente faz na família da gente? A gente faz o castigo necessário. O que a gente não pode e jogar a Petrobras fora, por erro de pessoas.”

Também presente no evento, o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, foi enfático em defender a estatal e ressaltou que milhares de trabalhadores do campo estão dispostos a se levantar pela causa. “Nós marcharemos com vocês para o que der e vier. Precisamos defender a Petrobras não só porque ela é uma empresa pública, mas também porque é a zeladora constitucional da maior riqueza natural que o povo brasileiro ainda tem, que é o petróleo e o gás, para pensar em um projeto de desenvolvimento nacional.”

Antes do evento, sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) entraram em confronto com ativistas que protestavam contra a corrupção na estatal. A confusão, que provocou o fechamento da Rua Araújo Porto Alegre, em frente à ABI, só foi contornada com a chegada de um reforço de policiais militares.

You may also like

8 comments

sandro 28 de fevereiro de 2015, 21:44h - 21:44

tao achando que o rombo que o pt fez na petrobras foi grande? esperem ate feder o que foi gasto la no maravilhoso porto feito pelas mesmas empresas la em cuba com nosso dinheiro (bnds) foi gasto mais de 500 bilhoes tudo no mesmo esquema o lula e o 6 homem mais rico do brasil nao e atoa POVO BURRO POLITICOS INTELIGENTES E RICOS a vc que vota em troca de umas lajotas ou cesta basica e depois passa fome 4 anos ta bom!!

Matilde 26 de fevereiro de 2015, 10:55h - 10:55

To falando que este cara é blindado, com certeza em uma caixa de chumbo de paredes muito grossa.

QUINZE DE MARÇO 25 de fevereiro de 2015, 18:37h - 18:37

Este chefe da quadrilha é muito cara de pau mesmo. Enriqueceu a custa desta roubalheira, e agora vem fazer ato em defesa da estatal ? Está é com medo de descobrirem que ele está por traz disso tudo. Vai faltar Óleo de Peroba para tanta cara de pau. Vamos dia 15/03/2015 fazer manifestação contra essa roubalheira. Chega de abaixarmos a cabeça para esses desmandos do PT.

Ton 25 de fevereiro de 2015, 15:31h - 15:31

A sementinha do mal foi plantada na década de 90, para beneficiar a quem a plantou, e ficou como um “legado” para quem assumisse, . . . legado para o “bem”, ou para o “mal” . . .

Quando o sucessor é o adversário, o “legado” é para o mal. É uma espécie de praga escondida, cupim silencioso

É o que se chama de “herança maldita” – um ato típico e comum, de maus políticos que ao sairem, deixam dívidas enormes – até impagáveis ou coisas semelhantes, para atrapalhar o adversário que assumir.

Alex 25 de fevereiro de 2015, 09:42h - 09:42

A Petrobrás está sendo assaltada constantemente por esta turma do PT, e ainda querem ter orgulho do mal feito ? Com a gestão petista a empresa só teve prejuízos, e quem paga a conta somos nós cidadãos de bem, que pagamos uma gasolina bem mais cara que o resto da américa latina, mais cara até do que países para aonde a Petrobrás vende o combustivel, como: Argentina, Paraguai e Colômbia… É uma vergonha.

Marco Antonio 25 de fevereiro de 2015, 10:04h - 10:04

A Lei do Petróleo de Getúlio Vargas de nº 2004 de 1953 que instituía o (( PETRÓLEO É NOSSO)), foi mutilada pelo príncipe do entreguismo e da privataria. FHC incluiu a principal fonte de corrupção, que é, a inexigibilidade ou dispensa de licitação nas obras da Petrobrás. ===> DECRETO Nº 2.745, DE 24 DE AGOSTO DE 1998. Aprova o Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRÁS previsto no art . 67 da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, e o ex-genro Reisthul colocado na ANP que para as centenas de estrangeiros presentes platéia; solta a pérola do entreguismo lesa pátria ((O PETRÓLEO É VOSSO))

Alex 25 de fevereiro de 2015, 15:30h - 15:30

Se o FHC criou a regra que permitia a dispensa de licitações, o PT foi mestre em utilizá-las para o MAL.. Veja Abreu Lima, Pasadena e todo o grupo de empreiteiras que pagavam propinas para o PT, sob a anuência de Lula e Dilma, para “pegar” as obras. Pergunta, se o FHC fez errado (?), isto é desculpa para esta roubalheira toda promovida pela petralhada ?

Alex 25 de fevereiro de 2015, 15:36h - 15:36

Se o FHC criou a regra que permitia a dispensa de licitações, o PT foi mestre em utilizá-las para o MAL. Veja Abreu Lima, Pasadena e todo o grupo de empreiteiras que pagavam propinas para o PT, sob a anuência de Lula e Dilma, para “pegar” as obras. Pergunta, se o FHC fez errado (?), pq o PT não a corrigiu em 12 anos no poder ? Ou isto é desculpa para esta roubalheira toda promovida pela petralhada ? O Petróleo, digo, não é nosso mesmo.. é só olhar o preço do litro na bomba, estamos pagando um ágio tremendo para tentar remediar o buraco criado.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996