Encenação da Paixão de Cristo leva cerca de três mil pessoas a Rialto, em Barra Mansa

by Diário do Vale
Foto: Felipe Vieira
Foto: Felipe Vieira
Foto: Felipe Vieira
Foto: Felipe Vieira
Foto: Felipe Vieira
Foto: Felipe Vieira
Foto: Felipe Vieira
Foto: Felipe Vieira

Barra Mansa –

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura e da secretaria municipal de Ordem Pública, apoiou nesta sexta-feira, dia 03, a encenação da Paixão de Cristo, que acontece nas ruas do distrito de Rialto. Cerca de três mil pessoas prestigiaram a peça teatral que é feita pelos próprios moradores. De acordo com a organização do evento, aproximadamente 120 pessoas, divididas entre produção e atores, fazem parte da peça a céu aberto. A Guarda Municipal garantiu o fechamento das ruas e permaneceu durante todo o evento no local, ajudando motoristas e pedestres.
O evento teve início às 16h, com duração de cinco horas. Os atores sobem um morro do distrito e iniciam a encenação com Jesus e apóstolos no ‘Monte das Oliveiras’. Logo após, a cena do batismo é realizada. No caminho, Jesus realiza uma série de curas milagrosas até chegar aos cenários, onde acontecem a Santa Ceia e os encontros com Caifás, Pilates e Heródes. As cenas da crucificação e da ressurreição são feitas em frente à Igreja católica do distrito.
Cristiano de Oliveira Andrade é professor de matemática e há quatro anos faz o papel de Jesus. Ele conta que participa do teatro há 10 anos, mas somente há quatro tem o papel principal. “É gratificante poder representar os momentos finais da vida de Cristo. Fico honrado por estar nesse papel”, comentou. Quem desde o início da adolescência também faz parte do grupo de atores da encenação da Paixão de Cristo de Rialto é o palestrante Roney Miguel Pinto. Ele tem 23 anos, mas ingressou no grupo com 13 anos. Atualmente, faz o papel de Caifás. “Embora meu papel seja de um vilão, é maravilhoso poder participar desse evento que é tradicional aqui em Rialto”, orgulha-se.
O criador do evento, Pedro Paulo da Conceição, não está mais à frente da encenação, mas faz questão de participar. “O início não foi fácil, fazíamos a encenação dentro da Igreja, usávamos vestes de procissão e não tínhamos cenário. Isso aconteceu por três anos. Depois o evento foi crescendo e precisamos utilizar as ruas. Tivemos apoio da prefeitura desde então”, revelou Pedro Paulo.
O evento é tradicional no distrito e gente de toda a cidade participa. É o caso da dona de casa Maria Santos. Ela mora no bairro Bocaininha e vai com toda a família nesta data para Rialto, há três anos. “Não tem como perder. Fiquei apaixonada na primeira vez que vim. É lindo o que essas pessoas, que não são atores e atrizes profissionais, fazem. É um evento para trazer a família inteira”, disse.

 

You may also like

2 comments

PARABÉNS 4 de abril de 2015, 17:40h - 17:40

Muito bom! Parabéns aos participantes!

Vcs não merecem ser taxados de ÊTA POVINHO

Antonio 4 de abril de 2015, 13:14h - 13:14

coloca a imagem da foto mais aberta pq não tinha nem 20% dessa quantidade de pessoas

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996