Escolas de Resende participam do Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue

by Diário do Vale

Resende – As escolas da rede municipal de Resende realizam nesta sexta-feira (19), várias atividades para marcar o Dia de Mobilização Nacional da Educação pelo Combate ao Aedes aegypti , mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A ação segue uma orientação do Ministério da Educação (MEC) e acontecerá em 61 unidades do município, entre escolas e creches.

As ações vão envolver quase 14 mil alunos, além de professores, diretores e coordenadores da Secretaria de Educação. Cada escola programou atividades voltadas para a conscientização e orientação para o combate aos criadouros do mosquito. Elas continuam nas próximas sextas-feiras, dias 26 de fevereiro e 4 de março.

Na Escola Municipal Surubi acontece das 8 às 11 horas, exposição de cartazes e de fotos de trabalhos realizados em sala de aula. O Projeto Tenda Ecológica, do Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende (Crear) da Secretaria de Educação, fará contação de história com teatro de fantoches sobre os perigos da dengue.

Na unidade será promovida ainda uma oficina de “mosquitoeira”, armadilha contra o mosquito da dengue e exibição de vídeo informativo com um professor fantasiado de mosquito. As atividades serão coordenadas pelo Crear.

Na Escola Municipal Júlio Verne (Vicentina), também das 8 às 11 horas, acontecerá uma vistoria orientada no bairro com a participação de alunos, em parceria com a Cruz Vermelha, para conscientizar moradores sobre a importância da prevenção. Eles vão buscar possíveis criadouros do mosquito, orientar sobre a retirada de materiais que possam acumular água e entregar materiais informativos.

Desde o ano passado a Secretaria Educação está mobilizando as escolas a participarem das campanhas de combate à dengue. A equipe do Crear tem visitado as unidades atrás de possíveis criadouros do mosquito, orientando alunos e funcionários sobre a prevenção e sobre as atividades pedagógicas que devem ser promovidas durante o ano letivo.

Como parte das ações preventivas do Comitê Municipal de Combate à Dengue, a Secretaria realizou também no início de 2016 uma vistoria em escolas e creches municipais. A preocupação do órgão é que no período de férias escolares as instalações pudessem se tornar possíveis focos do mosquito, devido às constantes chuvas de verão que favorecem o acúmulo de água parada em materiais ou locais como calhas e telhados.

O Crear divulgou recentemente um relatório sobre a ação “10 minutos contra a dengue” na rede municipal. Em 2009 elas envolviam 6.800 estudantes e em 2015 participaram 13.230. O número de escolas que recebem as ações também aumentou de 27 (2010) para 60 (2015).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996