Exigência de exame toxicológico para motoristas entra em vigor no Rio

by Diário do Vale
onibus

Condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cujo lotação exceda a oito lugares, se enquadram na categoria D

Rio – O Detran-RJ passou a cumprir nesta quarta-feira (2) a Resolução 425 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), alterada pela Deliberação 145, que exige a realização de exame toxicológico de motoristas interessados em renovar, reabilitar, adicionar ou mudar carteira de habilitação nas classes C, D e E. A medida vale para quem tem exames médicos de aptidão física e mental agendados desta data em diante nesses processos para as três categorias.
O procedimento poderá ser feito em postos de coleta de laboratórios credenciados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O Detran disponibilizará em seu site os links dos endereços eletrônicos destes laboratórios para que os condutores obtenham informações como endereço dos postos de coleta, horário de atendimento, entre outras.

Passo-a-passo

Após fazer o requerimento de renovação, reabilitação, adição e mudança para as três categorias no Detran, os motoristas devem se encaminhar para um dos pontos habilitados para fazer a coleta de material para o exame toxicológico.
De posse desse laudo, o motorista deve ir a uma clínica credenciada e direcionada pelo Detran para realizar os exames de aptidão física e mental, além do psicológico em casos de atividade remunerada.
Condutores que já deram entrada no requerimento para esses processos, mas que ainda não realizaram os exames médicos de aptidão física e mental, deverão, primeiramente, se submeter ao exame toxicológico.
Nos casos em que o resultado do exame toxicológico der positivo, o motorista poderá repetir o procedimento após 90 dias, caso queira. É importante frisar que, enquanto o motorista estiver com o exame toxicológico com resultado positivo, ele fica impedido de dirigir qualquer tipo de veículo.

Saiba mais

A carteira categoria C se aplica a condutores de veículos motorizados utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg, como caminhões. Já a categoria D é para os condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cujo lotação exceda a oito lugares, excluído o motorista, como ônibus, micro-ônibus e vans.
A categoria E engloba condutores de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares. Também vale para condutores de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total, como veículos com dois reboques acoplados.

You may also like

12 comments

de olho 3 de março de 2016, 11:04h - 11:04

Só podia ser no rio de janeiro, o estado mais caloteiro do mundo, também o mais corrupto, cercado de desvio de dinheiro publico. com o governador mais pilantra, o prefeito mais cara de pau, que com certeza vão sair impune e com muitos dinheiro a custa do dinheiro sujo e uma justiça cega!!
A constituição garante: atendimento medico com qualidade não temos, saneamento básico não temos, salários dignos não temos, segurança publica não temos, respeito por quem elegemos não temos e muitos outros direitos que nos são negado.

O que temos : assassinatos maior que o numero da guerra, policiais e políticos corruptos, desvio de dinheiro em todos os estados e municípios pela grande maioria dos político que são farinha do mesmo saco, péssimo atendimento hospitalar e mortes todos o dias, por culpa da gestão do estado que coloca firmas que desviam o dinheiro publico, fabrica de multas, presos dos alimentos cada vez mais caro, doenças de todos os tipos, estradas precárias, péssima educação, falta de merenda escolar por desvios, falta de creches, postos de saúde, péssimos salários, e claro a cara de pau dos mesmo políticos que destroem a imagem do Brasil

Deixo o meu protesto contra todos os vereadores do rio de janeiro que não nos representam, o prefeito e o governador, que afundarão o rio de janeiro….. e ainda com cara de pau criam leis para tira mais ainda o dinheiro de quem ganha pouco, com leis infundadas, único intuito arrecadar mais dinheiro, como o aumento do IPVA no rio de janeiro esse ano..

Parabéns Parabéns parabéns!!!!!! hehehehehehehehehehehehehehehe
e ainda tem gente que aplaude!!!
Por isso que o pais ta assim, as pessoas só pensam em si mesmo, choram quando tem seu filho assassinado, por jovem que foram esquecidos pela sociedade e o estado claro, elegem os mesmo políticos com os mesmo discursos mentirosos…….

Rodriguinho 3 de março de 2016, 10:02h - 10:02

A iniciativa é boa e pode salvar vidas. Alguns populares agora estão na onda do “sou contra tudo”. Se a mãe de algum revoltadinho for massacrada por um caminhão dirigido por um cara cheio de bagulho na ideia, ele vai ser o primeiro a espernear por causa da falta do exame toxicológico.

Marco 12 de março de 2016, 16:30h - 16:30

É uma lei incoerente!! De posse da CNH o condutor usuário vai fazer uso de drogas vc não acha?

Fabiano 28 de março de 2016, 21:00h - 21:00

E verdade se fosse no formato da lei seca eu apoiaria. Muitos deixariam de usar com medo de perder a carteira. Mais a proposta e somente na renovação da cnh. O exame só pega até 3 meses para fugir disso e só deixar de usar 3 meses antes de renovar. Não tem fiscalização depois disso. E mais uma arrecadação tola. Talvez o laboratório dou para campanha política esse é o arrego do governo. Como sempre….

Martim Webrath 28 de março de 2016, 21:40h - 21:40

ENTÃO QUE O EXAME SEJA GRATUÍTO, PARA QUÊ ONERAR AINDA MAIS ESTE TRABALHADOR??? JÁ É MASSACRADO COM PEDÁGIOS, ESTRADAS HORRÍVEIS, IPVA, SEM RETORNO ALGUM….O BRASIL SEGUE NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA….

joão carlos 3 de março de 2016, 09:34h - 09:34

por que não para todas categorias? categoria A e B pode dirigir drogados?
quanto a mais vai custar este exame? mais lei para extorquir o contribuinte.
kit 1º socorros, extintor ABC, suporte para kit gás, exame toxicológico
vistoria anual qual será a próxima?

Ricardo o grande 3 de março de 2016, 09:09h - 09:09

Excelente iniciativa! O mesmo procedimento deveria ser exigido de policiais militares e civis, que não raramente aparentam não estarem sóbrios. Tb há que ser observado, a facilidade que têm em adquirir produtos entorpecentes!!!!!!!

Morador do Gustão 3 de março de 2016, 08:36h - 08:36

Por um lado é uma boa, pois quero ver agora esses motoristas de caminhão dirigirem doidão de cocaina ou rebite. Mais por outro lado, o que vai ter de fraude nessas clinicas… Vendendo urina “limpinha” para os motoristas viciados!!!
Kkkkkk

Antonio Carlos Peludo 3 de março de 2016, 07:08h - 07:08

Devia ser feita para qualquer cidadão que tenha contato com publico,politicos principalmente

Vilma 2 de março de 2016, 23:02h - 23:02

Norma sem sentido. Nenhum país do mundo adota. Já foi contestada por tantos e até obteve liminares da justiça para não ser cumprida antes de mesmo entrar em vigor. Só vai servir para que os motoristas gastem dinheiro sem necessidade. Vamos eperar que daqui a dois anos e meio, quando esses motoristas tiverem que fazer o exame novamente (nota: com a carta ainda válida) essa lei já tenha sido revogada.

malandro agulha 2 de março de 2016, 20:42h - 20:42

E os boings??? Onde ficam nessa? Eu hem…..

trabalhador 2 de março de 2016, 19:08h - 19:08

Mais dinheiro para os políticos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996