sábado, 4 de dezembro de 2021 - 02:24 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Faltas em exames de mamografia prejudicam atendimento na rede de Saúde de Volta Redonda

Faltas em exames de mamografia prejudicam atendimento na rede de Saúde de Volta Redonda

Matéria publicada em 18 de outubro de 2021, 15:22 horas

 


Ausências injustificadas comprometem vagas; na última semana, das 904 mamografias agendadas, 51% não foram feitas por abstenção do paciente

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta que o número de pessoas faltosas em exames de mamografia está prejudicando o atendimento na rede pública municipal. Segundo o último relatório emitido pela Pasta, no período de 20/09 a 15/10, das 904 mamografias marcadas por meio das Unidades de Saúde, apenas 467 foram confirmadas, apresentando 51% de abstenção.

A realidade do número de faltas também ocorre na Policlínica da Mulher. Das 597 mamografias marcadas durante o mesmo período, somente 277 foram confirmadas, ou seja, 46% de abstenção. De acordo com a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, o número de faltas compromete a prestação do serviço na rede e prejudica o acesso de mulheres à espera do procedimento.

“A taxa de pacientes que não comparece às marcações gera prejuízo aos atendimentos, isso compromete tempo e investimentos do serviço público, além de retirar o acesso de mulheres que estão à espera do exame de mamografia. Devido à pandemia muitas mulheres não fizeram o procedimento e com a intensificação da campanha “Primavera Rosa” estamos ampliando a oferta de vagas, mas precisamos que as pacientes compareçam aos exames”, disse.

A secretaria de Saúde ressalta que as equipes fazem contato com as pacientes por telefone sendo importante o comparecimento na data do exame agendado. Em caso de dúvidas, as mulheres podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa.

Acesso aos exames

Para ter acesso ao exame de mamografia e a outros procedimentos de prevenção ao câncer ginecológico na campanha “Primavera Rosa”, as mulheres devem procurar qualquer uma das 46 Unidades de Saúde (UBS e UBSF) ou a Policlínica da Mulher de 08h às 16h.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document