Imunização contra H1N1 começa em abril em toda a região

by Diário do Vale
Além de proteger contra o vírus H1N1, vacina oferece proteção também contra o H3N2 e influenza B (foto: Arquivo)

Além de proteger contra o vírus H1N1, vacina oferece proteção também contra o H3N2 e influenza B (foto: Arquivo)

Sul Fluminense – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) está prevista para ser iniciada no dia 30 de abril. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina começa a ser distribuída aos estados a partir da sexta-feira. Crianças de seis meses a cinco anos; idosos; gestantes e pessoas com doenças crônicas devem se imunizar e procurar uma unidade de saúde até 20 de maio. A vacina, além de proteger contra o vírus H1N1, oferece proteção ao H3N2 e influenza B.

A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa através de tosse, espiro e secreções. O período de encubação do vírus é de três dias. Normalmente os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno. No entanto, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão. De acordo com o Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano.

Sintomas

Os sintomas das infecções provocadas pelo H1N1 são muito parecidos com os de uma gripe comum. De acordo com o médico, Luiz Augusto Armond, a suspeita do vírus H1N1 começa quando o paciente não apresenta melhora em uma semana. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre alta – acima de 39 graus, dor de garganta, tosse seca – em até 24h após os primeiros sinais da infecção -, cansaço e dor no corpo, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

– A sintomatologia do vírus é muito parecida com os de uma gripe comum, porém se o paciente tiver evolução arrastada, sem melhora ou com piora do quadro em uma semana, pode ser um indicativo de infecção pelo H1N1 – comentou Armond.

O médico alertou que as pessoas fora do grupo de risco e as que serão imunizadas devem se proteger evitando permanecer por muito tempo em espaços fechados sem ventilação e com aglomerações de pessoas.

– É preciso evitar a histeria e se prevenir. A população deve se proteger, evitando espaços fechados sem ventilação e aglomerações de pessoas. Evitar ônibus, por exemplo, se puder ir caminhando ou se puder pedalar. Além de se proteger do H1N1 também cria-se um hábito saudável – disse.

Este ano no estado do Rio foram registrados três casos confirmados de H1N1, com uma morte na Região Metropolitana, de acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde. Em 2015 nenhum caso foi confirmado.

Prevenção

Além de evitar lugares fechados sem ventilação, alguns hábitos simples de prevenção são: lavar as mãos com frequência, não coçar os olhos e o nariz, nem levar os dedos à boca, beber bastante líquido e cobrir a boca ao tossir ou espirrar.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996