Justiça manda CSN reabrir Cicuta

by Paulo Moreira
Reabertura: Justiça manda CSN permitir visitação na Cicuta

Reabertura: Justiça manda CSN permitir visitação na Cicuta (Foto: ICMbio)

Volta Redonda –  A Justiça Federal mandou que a CSN construa, em três meses uma sede administrativa e centro de visitação e educação ambiental para a área de relevante interesse ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta, em Volta Redonda. A empresa também deverá reabrir o local – que está fechado desde 2001 – à visitação pública. A multa prevista, em caso de descumprimento das ordens, é de R$ 50 mil por dia.

A determinação foi feita a pedido do Ministério Público Federal, que pediu judicialmente o cumprimento de um acordo firmado entre a siderúrgica e o ICMBio, como condicionante para o licenciamento de um projeto de expansão da Usina Presidente Vargas.

A CSN se comprometeu, em 2008, a doar um terreno de aproximadamente 2 hectares, em local próximo à unidade de conservação, elaborar projetos e construir a sede administrativa e o centro de visitação, além de equipá-los com mobiliário básico e equipamentos de microinformática. Essas medidas deveriam ocorrer em 240 dias após a assinatura do acordo.

De acordo com o MPF, em sete anos, depois da assinatura do acordo, a Companhia não cumpriu o prometido. A empresa chegou a indicar a área do Clube Versátil, que seria de sua propriedade, como possível sede, porém depois recuou, sob a alegação de que “qualquer transação imobiliária teria que ser aprovada pelo conselho diretor e a área de patrimônio da CSN ainda não concluiu sua avaliação”.

Em 2011, um novo acordo gerou prorrogações, por 90 dias, do prazo para cumprir das obrigações, mas esses prazos também não foram cumpridos. O MPF chegou a expedir, em dezembro de 2014, recomendação a Benjamin Steinbruch, diretor-presidente da empresa, com o fim de assegurar cumprimento integral das cláusulas descumpridas. Em resposta, a empresa limitou-se a destacar as cláusulas que haviam sido cumpridas e que buscava a assinatura de termo aditivo para prorrogar suas obrigações. O ICMBio já se manifestou no inquérito civil público de maneira contrária a uma nova prorrogação.

Os procuradores da República Rodrigo Timóteo da Costa e Silva e Julio José Araujo Junior, que assinam a ação, destacam que a falta de cumprimento das obrigações impede o acesso da floresta ao público, o que vem sendo impedido pela empresa desde 2001. “A demora da Companhia no adimplemento de suas obrigações evidencia que a justificativa dada – crise da economia – não pode ser aceita, especialmente considerando que é prática reiterada da empresa a postura manifestamente protelatória no que tange aos compromissos ambientais assumidos”, destacam.

Em 13 de julho de 2015, o MPF recebeu um manifesto público em defesa da ARIE da Cicuta, assinados por diversos representantes da sociedade civil, o qual ressalta que “tal imprescindível obrigação até o presente não foi cumprida pela compromissária CSN, impossibilitando a execução de importantes atividades que demandam de instalações físicas nas proximidades dos limites da Unidade.”

 

Outro lado

 

A CSNafirmou em nota que está negociando com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre a questão da Cicuta: “A CSN e o ICMBIO estão em francas e construtivas tratativas sobre o tema em questão. A área da Cicuta segue perfeitamente conservada e cuidada por ambos. A CSN não compreende a motivação dos procuradores federais em Volta Redonda, que parecem estar focados em prejudicar as atividades econômicas da Companhia a qualquer custo”, diz a nota oficial da siderúrgica.

 

You may also like

59 comments

"MARANHA*+#%$!&(}" 15 de agosto de 2015, 12:13h - 12:13

Não sou a favor de abrir o pulmão de Volta Redonda, me dói ver o destrato a um patrimônio como o VERSÁTIL CLUB SIDERÓPOLIS que me leva a várias viagens no tempo, tempo este que não veremos com esta Administração que aí está. Aja visto as condições de abandono de sua excelência o ESCRITÓRIO CENTRAL.

baixinha 13 de agosto de 2015, 19:32h - 19:32

Amei a notícia!

baixinha 13 de agosto de 2015, 19:32h - 19:32

Que notícia boa!!

José Geraldo 12 de agosto de 2015, 16:18h - 16:18

Boa noticia!!!! Pra cima deles MPF. Agora tem que fazer barulho para que o posto de puericultura no centro da Vila Santa Cecilia seja reaberto em prol da comunidade. É um descaso total ver um imóvel daquela envergadura sendo tomado por mato, abandonado e nada sendo feito, nem para os funcionários da empresa e tampouco para a população…
Obrigado FHC, Obrigado FHC… esse foi o fardo que você nos colocou nas costas para carregar e diga-se de passagem, pesado demais….

SURPRESO 14 de agosto de 2015, 19:52h - 19:52

É muita cara de pau continuar culpando FHC depois de mais de uma década de pilhagem do PT aos cofres públicos.Só com uma dose cavalar de fanatismo.

Sabe Tudo 12 de agosto de 2015, 13:32h - 13:32

Benjamin não tem que liberar nada…Comprou, e quem compra é o proprietário e faz o que bem entender com o patrimônio adquirido… E que isso sirva de lição para o povinho na hora de apertar o “CONFIRMA”, pois esses politicos são os principais responsáveis !

ricardo albuquerque 12 de agosto de 2015, 20:36h - 20:36

Sabe Tudo, muda seu nome pra Sabe de Nada, isso sim. O Beijamim não comprou nada, ele não tinha grana pra comprar uma empresa do porte da CSN, ela foi dada a ele com o seu dinheiro, entende-se BNDES. Na época das privatizações das grandes estatais houve maracutaias que a Lava Jato e o mensalão chega ser fichinha.

Carlos Alves 12 de agosto de 2015, 12:52h - 12:52

Tbm gostei da notícia já que utilizei por diversas vezes o local para prática de esportes em um maior contato com a natureza. Mas lanço uma pergunta a todos:
Pensando na floresta, será melhor reabrir, para voltarmos (não todos) a abusar do que temos?

Povo 12 de agosto de 2015, 11:42h - 11:42

Excelente notícia!!

ÊTA POVINHO 12 de agosto de 2015, 11:34h - 11:34

O dia que a Cicuta for aberta ao POVINHO, no outro dia podem ir lá com vários caminhões para recolherem o lixo deixado. Serão:

– pontas de cigarro;
– todo tipo de papel;
– todo o tipo de embalagens de água, biscoitos, refrigerante (inclusive aquele americano que a cada copo do líquido contém várias colheres de açúcar);
– modens, camisinhas, fraudas descartáveis;
– sacos vazios de carvão e de alimentos para churrasco;
– cinzas de resto de queimadas dos frientos e dos drogados;
– aquelas sacolas de supermercados com lixo que os SEM NOÇÃO lançarão pelo caminho; etc

Ah, e, no outro dia mesmo, os comentaristas daqui que DEFENDERAM A ABERTURA para o POVINHO, se espantarão, se indignarão e jogarão a culpa no POVO, nos POLÍTICOS e no MEU BRasil, né?! Isso é certo!

ricardaço 12 de agosto de 2015, 19:48h - 19:48

se deixar a prefeitura de V R administrar nada disso vai acontecer,pra tudo existe regra quem não se enquadrar está fora ,pegue o exemplo do parque aquatico da ilha , se a CSN com 3 guardinhas toma conta de tudo, imagine a prefeitura com todo o seu aparato, por favor não seja uma voz destoante ,será de grande valia para o povo de V R, para os foras das leis , o rigor das leis .

ricardo albuquerque 12 de agosto de 2015, 21:15h - 21:15

Se for por essa linha de pensamento teremos que fechar todas as praças e parques pelo Brasil afora. O povo realmente é sem educação e predador, mas não é por isso que os bons cidadãos deverão ser penalizados.
O que deve ser feito é entregar aquela área a um órgão ambiental competente e nós estamos aqui pra fiscalizar e denunciar, igual estamos denunciando aqui neste espaço os desmandos da CSN.

ÊTA POVINHO 13 de agosto de 2015, 14:14h - 14:14

Além dos caçadores que exterminarão as espécies de animais raros naquele lugar.

Roberto Guião de Souza Lima Junior 12 de agosto de 2015, 11:26h - 11:26

….é mais importante concluir o corredor ecológico que liga a Cicuta a fragmentos maiores de Mata Atlântica, na serra do mar, e minimizar os danos causados em sua borda, que gastar 1,5 milhão fazendo uma sede. Se isso não for feito as populações de animais que vivem e interagem com a floresta acabarão morrendo por empobrecimento genético e falta de alimento, fenômenos causados pelo isolamento e confinamento deste pequeno fragmento de floresta, desconectado de outras áreas de Mata Atlântica.
É óbvio que reabrir para visitação é importante, e a construção da sede é fundamental para isso, mas visitar uma floresta fantasma, decadente e com os dias contados (máximo 30 anos de sobrevida em isolamento) não faz sentido.

Paulo 12 de agosto de 2015, 10:40h - 10:40

Estamos aguardando o uso do escritório central para ser usado em beneficio do Estado e do Município. ( Sugestão Hospital ou uma Universidade Federal ) E o tombamento do prédio do Centro de puericultura em beneficio da cidade. Estaremos aguardando

Marcio 12 de agosto de 2015, 10:19h - 10:19

Tem que reabrir mesmo porque a csn ganhou aquilo no mole foi de brinde privatizou indústria e levou o património da população.
Vergonha e indignação .

Boabdil 12 de agosto de 2015, 09:42h - 09:42

Beleza. Vou reviver minha infância e juventude

jonatas 12 de agosto de 2015, 03:45h - 03:45

isso vai um sonho realizado !
eu morei na fazenda santa cecilia e sonho um dia poder voltar lá
GRAÇAS A DEUS!!

ricardo albuquerque 12 de agosto de 2015, 00:51h - 00:51

Os especialistas dizem que o tempo de vida de 1 empresa é de 100 anos. Se ela continuar nas mãos do Beijamim, que alguns dizem ser muiiiitoo inteligente, ela não passa de mais 3 anos …. impeachmant do Beijamim já.

ÊTA POVINHO 12 de agosto de 2015, 00:33h - 00:33

O dia que passar essa riqueza para a gestão pública, um ano depois estará torrada devido os incendiários de plantão nesta época do ano.

Muitos aqui falaram em bombeiros e tal. Como assim os bombeiros vão tomar conta desta riqueza se não conseguem dar conta de uma simples queimada? Eles não conseguem nem identificar donde começa o foco do incêndio (Vide incêndio no Jd. Belvedere em meio às várias residências, ano passado)

Clientes contaram-me há anos, que após fechar o campo do Versátil, um débio mental incendiou todo o morro do campo do versátil até quase a APAE. A notícia que soube é que em apenas um dia a equipe da CSN identificou o sujeito e o levou à delegacia.

Resultado para os outros incendiários: ficaram com medo de tentar queimar novamente.

Quando é que os bombeiros agirão assim?

ricardo albuquerque 12 de agosto de 2015, 00:20h - 00:20

OOhh, até que enfim apareceu 1 Sergio Moro nessa cidade. Volta Redonda a tempos tava precisando de 1 homem de verdade e colocar o Steibruch nos eixo. Não dá moleza não MPF, já que os políticos daqui não fazem nada pelo abandono que a CSN deixou a cidade, mostra pra ele que as coisas estão mudando no brasil e ele deve por as barbas de molho. O próximo passo agora deve ser as áreas e imóveis abandonados pela empresa a mais de 20 anos e é de bem público, já que o Steibruch disse que só 1 louco investiria no Brasil, então que ele deixe algum louco dar 1 destino as áreas abandonadas por ele. MPF, vc tem todo apoio de toda população de VR, estamos cansados dos mal feito dessa empresa.

Dayana 11 de agosto de 2015, 23:59h - 23:59

Não podemos deixar de acompanhar esse caso, pois a CSN pode prorrogar de novo essa decisão pra mais dias e ir esticando o prazo!

Cidadão VR 11 de agosto de 2015, 21:11h - 21:11

“A CSN não compreende a motivação dos procuradores federais em Volta Redonda, que parecem estar focados em prejudicar as atividades econômicas da Companhia a qualquer custo”, diz a nota oficial da siderúrgica. Eu é que não compreendo esta nota da empresa. Fala sério! Que atividade econômica a CSN realiza neste caso??? Como pode ela estar sendo prejudicada, se ela é quem não está cumprindo o que lhe foi cobrado em relação à Cicuta??? Quem sempre é prejudicado é o povo de Volta Redonda que, além de sofrer com a poluição, fica privado de usufruir de áreas que poderiam estar sendo utilizadas para o desenvolvimento da cidade.

sinceramentte 11 de agosto de 2015, 21:01h - 21:01

graças a deus uma boa noticia

Ecologista 11 de agosto de 2015, 21:00h - 21:00

É um absurdo e covarde a atitude da CSN de não cumprir os compromissos com o meio ambiente. Desde 2008 a CSN posterga a abertura da Cicuta. O MPF deveria confiscar o terreno do Aero como medida indenizatoria para virar um parque ambiental como o Ibirapuera. Chega de especulação imobiliária da CSN

JUSTUS 11 de agosto de 2015, 20:40h - 20:40

COITADINHA DA CSN TODO MUNDO QUER PREJUDICÁ-LA.TRAGAM O TALQUINHO POMPOM PRA COLOCAR NO BEBEZINHO INOCENTE.AGORA QUE A JUSTIÇA FEDERAL JÁ SABE QUEM SÃO ESSES DEMÔNIOS ELES QUEREM SE PASSAR POR VÍTIMA.

Lucio 11 de agosto de 2015, 20:25h - 20:25

Até hoje não entendi a privatização da csn, Excelente decisão da justiça.

ze ruela 12 de agosto de 2015, 13:18h - 13:18

Perguntem pro FHC.

ricardaço 11 de agosto de 2015, 19:50h - 19:50

se não quer gastar, passe a administração a prefeitura, tenho certeza que será reaberto, a população de V R merece .

morador 11 de agosto de 2015, 20:50h - 20:50

umá ótima ideia passar administração da cicuta para prefeitura e cuidar do terreno para evitar incêndios na época do verão e detalhe a prefeitura tem poder de criar bombeiro civil ambiental para trabalhar juntamente com guarda civil municipal do meio ambiente

ÊTA POVINHO 12 de agosto de 2015, 00:18h - 00:18

Se Vc soubesse a riqueza dessa pequena floresta que é a Cicuta, nem sonharia em passar para a gestão publica , pior ainda para a PMVR.

Quer 02 exemplo: talvez se lembre daquela fauna que era entre a prainha (10KM depois de Perequê) em Paratí e a Rio Santos que acabou devido as invasões nitidamente a vista dos prefeitos de Parati.

Outra é a floresta da encosta do Perequê que está se tornando um morro favelado e já todo desmatado.

ricardaço 12 de agosto de 2015, 19:11h - 19:11

ETA POVINHO. você está falando de prefeituras que não tem governo, a mais de uma decada não se vê invasões em V R .

Marlene 11 de agosto de 2015, 19:41h - 19:41

Até ai tudo bem abrir a cicuta, agora perguntar não ofende; que vai tomar conta uma vez o que tem de vandalos colocando no mato em Volta Redonda,RJ não é fácil.
Agora sim esta mata vai ser toda queimada, pelo menos a CSN tova conta . E Agora?
Tem pessoas por ai que adora colocar fogo em mata.

morador 11 de agosto de 2015, 22:35h - 22:35

Como amigo sugerir passar para prefeitura e a prevenção fica guarda municipal e bombeiros civis florestal com formação técnico de meio ambiente

ricardo albuquerque 11 de agosto de 2015, 23:55h - 23:55

Ohhh D. Maarlene … quem tem que tomar conta dessa área é a csN, a área não é dela ? Se alegar não ter condições, entregue aos órgãos ambientais ou ao município; A CSN tem 1 monte de capataz vigiando as áreas cercada por ela.

Volta Redondense 11 de agosto de 2015, 19:27h - 19:27

Volta Redonda e o seu latifúndio urbano !!!
Metade da cidade foi dada ao Sr. Steinbruch pela privataria Tucana e a outra metade é poluída por ele, só espero que um dia Escritório central , terreno do aero, floresta de cicuta e varios outros terrenos sejam devolvidos para o POVO que precisa usufruir destes espaços, acredito que a siderurgica por si só ja é bastante rentável! deixar estes locais sem uso é uma covardia com o nosso povo que tanto rala dentro esse inferno.

Vinicius 12 de agosto de 2015, 09:43h - 09:43

A CSN foi privatizada por Itamar Franco, ô animalzinho de teta

Valeria 11 de agosto de 2015, 19:22h - 19:22

Alem da cicuta tambrm foi o caso da ” FAZENDA” que o sr Benjamin tb fechou da visitacao publica. Era uma area onde as pessoas faziam caminhadas e se divertiam. Ele simplesmente nao se importa com os moradores da cidade, ou nao consegue estabelecer uma boa relacao com a prefeitura para poder entrar num acordo de funcionamento sobre a area, e acaba que os prejudicados sao os cidadoes pagadores de impostos que ja teem wue conviver com uma industria poluidora da natureza como eh a siderurgica.

José Mauro Fialho 11 de agosto de 2015, 19:15h - 19:15

Justiça manda, justiça determina, justiça o quê? e aonde? Justiça, que justiça? Só se for para pagar o pato de milhares de Injustiças enfiadas goela abaixo dos brasileiros sem padrinho

Fábio Evaristo 11 de agosto de 2015, 18:55h - 18:55

Paràbens ao MPF,já estava na hora de reabrir ao público,passei infância e adolescência na Cicuta .

metalurgico 11 de agosto de 2015, 18:53h - 18:53

mais condenação ? o Benjamin Steinbruch deve estar doido de tanta condenação por isso que ele não quer dar o inpc deste ano para os empregados vai usar esse dinheiro para pagar as dividas.

metalurgico 11 de agosto de 2015, 18:50h - 18:50

“A demora da Companhia no adimplemento de suas obrigações evidencia que a justificativa dada – crise da economia – não pode ser aceita, especialmente considerando que é prática reiterada da empresa a postura manifestamente protelatória no que tange aos compromissos ambientais assumidos”
isso ai ela faz em tudo que é compromisso , VEJA O ACORDO COLETIVO DE 2015 que até hoje nada, só estão tomando pau da justiça, tem que prender o Benjamin Steinbruch.

Al Fatah 11 de agosto de 2015, 18:33h - 18:33

A CSN quer saber de ter lucro com o menor custo possível em seu parque fabril, negligenciando todo o resto. Muito disso deve-se também à morosidade da justiça, que não decide as ações envolvendo a propriedade dos terrenos, vide casos como o terreno do Aero, do clube Umuarama e o imóvel onde funciona o hospital Vita…

Carlos Tavares 11 de agosto de 2015, 18:32h - 18:32

Gostaria que esta notícia se transformasse em verdade. Mas, simplesmente, não acredito. O dono da CSN é também dono da cidade. Não acredito em lei ou qualquer decisão jurídica que vergue este Senhor. Apesar da Lava Jato ainda vejo este país com lei apenas para pobres e negros. Em qualquer país minimamente sério a CSN e todo o entorno seria retomada. Não por contrariedade ao processo privatização… mas pelo processo de doação que esta cidade e o país foi vítima. A CSN personificada neste senhor, cujos parceiros de butim não o aguentaram, abusa do meio ambiente fazendo de nossas casas um pátio de matérias primas, leva empregos para São Paulo (compras), quer retomar os clubes sociais, quer a área do Aero, fecha a Cicuta por 14 anos, enfim faz o que quer. Tudo com o beneplácito do governo, dos políticos (Ciro Gomes, quem diria?), inclusive os nossos, e nada acontece… Até quando?

ÊTA POVINHO 12 de agosto de 2015, 00:42h - 00:42

Não se pode esquecer que metade dos atuais vereadores receberam da PRADA subsidiária da CSN na campanha de 2012, fora outros candidatos que não se reelegeram. É só olhar na prestação de contas deles à Justiça Eleitoral. Clique lá!

Nancy Santos 11 de agosto de 2015, 18:05h - 18:05

Vivi minha infância junto com minha família na Cicuta.Era nosso passeio, lá passávamos o dia, nadávamos ,tínhamos contato com a natureza. Tinha num senhor que tomava conta , Sr.João que criou a família lá e cuidava com maior carinho. A CSN de repente proibiu a entrada, tirou este senhor e outras pessoas que moravam de lá.
Uma pena que muitas crianças hoje adultos , não puderam desfrutar de toda natureza existente lá.

cidadãovoltaredondense 11 de agosto de 2015, 19:03h - 19:03

Eu e minha família curtimos muito a Cicuta na nossa infância… era bom demais… lembro do sr. João e família. Tomara que esta notícia seja concretizada.

Gilberto 11 de agosto de 2015, 21:16h - 21:16

Olá, o sr João a que se refere seria o guarda, Joao “Guarda”? Meu pai nasceu na fazenda Santa Cecilia cresci ali….ouvindo ele contar historias, meu avô trabalhou para o General Edmundo de Macedo Soares….

Moacyr Duarte 11 de agosto de 2015, 18:01h - 18:01

Nada contra a privatização da CSN em si, mas queria saber o nome do “gênio” que entregou metade dos terrenos de Volta Redonda junto com a siderúrgica.

ÊTA POVINHO 12 de agosto de 2015, 00:50h - 00:50

Lá de Brasilia, os investidores apontaram para o governo num mapa um pontinho verde em VR e disseram que era sem importância, mas era a Cicuta.

O governo disse: ora, ora, pode levar essa pequena vegetação tbm.

Como os deputados de então não conheciam sobre o Meio Ambiente, nada falaram, assim como os atuais deputados não estão nem aí para a Cicuta e o Meio Ambiente.

e tem eleitor que apoia isso votando neles.

Eu mesmo 11 de agosto de 2015, 17:53h - 17:53

O ministério público tinha q rever o contrato de compra e venda da CSN para esse senhor… Rever inclusive se existe alguma cláusula que faça dele dono de volta redonda…pq o que esse senhor está fazendo com a cidade e sacanagem…ele está “tomando” a cidade de assalto além de falir todo o poder de compra dos volta redondenses com esses salários miseráveis toma prédios que geram emprego e simplesmente os fecha….como foi o caso do hotel sider e será o caso de outros como a lojas americanas na vila e outros….vamos ver…. Se pra isso o MPF tem competência….

Dionísio 11 de agosto de 2015, 17:41h - 17:41

Vamos aguardar e verificar se é real a vontade da CSN de cumprir acordos. No Brasil, todos TAC, só ficam no papel. Multas então, estas só com vencimentos em 30 de fevereiro, serão pagas. É um país, que a justiça tornou-se “ABSTRATA”. Ninguém a respeita.

ÊTA POVINHO 12 de agosto de 2015, 00:54h - 00:54

Inclusive os eleitores quando votam, aliás deixam de votar.

A cada ano a Justiça faz campanha da importância do voto. Em VR 34 mil deles não respeitou, e deixou de votar em 2012.

eliezer souza 11 de agosto de 2015, 17:33h - 17:33

Será a realização de um sonho. Será! !!!!!!!!

sul flu 11 de agosto de 2015, 17:19h - 17:19

MPF sempre me surpreende, graças a Deus!!!

Fernando 11 de agosto de 2015, 17:17h - 17:17

Quatorze anos para resolver algo que foi acordado é muito tempo…
Há inúmeros imóveis da empresa em abandono.

Rodolfo Dias 11 de agosto de 2015, 17:05h - 17:05

Mais uma da Privataria Tucana…

Carcará 11 de agosto de 2015, 16:59h - 16:59

O MPF está de parabéns. Ridícula a alegação da CSN de que eles estão empenhados em prejudicar a empresa. Já se vão 14 anos que a Cicuta está fechada e eles só protelam a abertura do local e isso ão tem nada a ver com os empregos que a CSN gera ou não na cidade. Quanto às demais medidas tomadas pelo MPF, se a empresa fosse socialmente responsável, ela já teria resolvido essas pendências e não estaria brigando na Justiça.

José Antonio Godinho Lasmar 11 de agosto de 2015, 16:58h - 16:58

Passei minha infância na Cicuta, lugar excelente pra caminhar, passear com as animais, tem uma cascata pra tomar banho, é uma mini-floresta dentro da cidade. A CSN além empoeirar a cidade, deixar a qualidade do ar uma “beleza”, acabou com um dos poucos pontos de ar puro da cidade. Obrigado CSN!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996