Líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro morre aos 90 anos - Diário do Vale
terça-feira, 21 de setembro de 2021 - 10:38 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro morre aos 90 anos

Líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro morre aos 90 anos

Matéria publicada em 26 de novembro de 2016, 08:19 horas

 


Havana – O ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, morreu anos 90 anos de idade, confirmou na madrugada de hoje (26) seu irmão e sucessor, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa.

Em um anúncio na televisão, Raúl disse que era “com profunda dor” que confirmava a “morte do comandante Fidel Castro Ruz”, falecido às 22h29 de Havana do dia 25 de novembro de 2016.

“Em cumprimento da expressa vontade do companheiro Fidel, seus restos mortais serão cremados”, afirmou Raúl, demonstrando emoção ao ler o breve comunicado.

Fidel Castro foi o herói histórico da esquerda moderna, o homem que mais desafiou os Estados Unidos. Mas, na opinião de líderes de centro-direita, Fidel era um ditador sanguinário e o culpado por isolar a ilha de Cuba por quase 60 anos de todo o mundo.

Conhecido como “Comandante” pelos cubanos, Fidel era personagem de várias histórias e boatos. “Ele não dorme”, “ele não esquece de nada”, “é capaz de te penetrar com o olhar e descobrir quem você é”.

Fidel sempre teve uma saúde de ferro, até quando enfrentou uma hemorragia intestinal durante uma viagem à Argentina aos 80 anos de idade. Em 31 de julho de 2006, os problemas de saúde provocados pelo avanço da idade o fizeram delegar temporariamente o poder a seu irmão Raúl.

Em fevereiro de 2008, Fidel renunciou oficialmente ao cargo de presidente cubano e, desde então, era o principal conselheiro do Partido Comunista e do novo governo.

A era Fidel Castro vem se dissolvendo pouco a pouco, enquanto uma nova Cuba surge devido a uma série de reformas econômicas e da retomada das relações bilaterais com os Estados Unidos, rompidas há mais de meio século.

Fidel assistia a tudo isso de longe, mas não deixava de fazer suas análises em artigos publicados no jornal oficial cubano Granma. A fragilidade da sua saúde já tinha provocado boatos sobre sua morte várias vezes nas redes sociais.

Líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite desta sexta-feira (Foto: Fotos Públicas)

Líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite desta sexta-feira (Foto: Fotos Públicas)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

26 comentários

  1. A ilha de Fidel é um mistério, quiçá o mais intricado de todo o século XX

    Morre Fidel Castro, ícone da esquerda latino-americana

    Cuba é incompreensível para a historiografia oficial, a sociologia ocidental, a antropologia moderna. Elas não dão conta do labirinto de contradições pensados e praticados na pele daquele país. Talvez a poesia dê. A ilha é um mistério, quiçá o mais intricado de todo o século XX.

    Estar em Cuba no primeiro semestre de 2016 foi assistir à chegada brutal do capitalismo: a aterrissagem de Obama e seu discurso a favor da entrada livre de capital estrangeiro, da filosofia do individualismo e da liberdade de expressão; o primeiro desfile da Chanel com nenhuma modelo cubana; a abertura de lojas Adidas, Jennifer Lopez, Clarins; a invasão estrangeira de turistas ávidos pelos últimos relampejos da “experiência socialista”- a ideologia como parque de diversões.

    Acompanhar, de Cuba, todo o processo bem-sucedido de golpe contra Dilma foi reconhecer que nós perdemos. O fracasso, nu e simples.

    Estive no único país do mundo onde a moradia, a saúde, a educação e o transporte são gratuitos e universais. Onde não há mendigos ou sequer crianças passando fome. Também vivi num país onde as pessoas estão insatisfeitas, carregadas de traumas e querem mais, sedentas de um Outro – que atende por muitos nomes.

    Hoje, Fidel está morto. E a vida segue. 

    • MIMIMI……Esquerdinha Caviar, uma pena que vc voltou, mas ainda dá tempo. Vai e leva essa quadrilha com vc!

    • O socialismo não deu certo em nenhum país do mundo. Nem em Cuba que teve de se abrir ao capitalismo. O capitalismo em si é sadio. Os CAPITALISTAS SELVAGENS é que precisam ser controlados, e até banido da face da terra.

      Um simples jardineiro pode ser considerado um CAPITALISTA SELVAGEM por cobrar o olho da cara por um trabalho que outro NÃO CAPITALISTA SELVAGEM faz por um valor bem menor. Quantos e quantos profissionais e empresas são exemplos iguais ao que acabei de citar?

      O interessante dos grandes comunistas é que nenhum deles vive em Cuba. Será por quê?

  2. Lula falou que ia visitar ele em dezembro tomara que cumbra com a palavra aí da pra ficar com pena do capiroto kkkkk espero que leve bastante petiscos na visita

  3. Lula falou que ia visitar ele em dezembro tomara que cumbra com a palavra aí da pra ficar com pena do capiroto

  4. I inferno tá em festa

  5. Onde enfiaram meu comentário?

    O DV tá censurando ? Qual a justificativa?

  6. Já foi tarde.Pode levar o Lula para fazer companhia.

  7. Era mais ele disse que essa turma de vermes que estão no Brasil, foi homem, enfrentou dez presidentes americanos, o país menos desigual das Américas.

  8. Viva à democracia cubana!

  9. Ditador cruel, assassino, estuprador e violador dos mais básicos direitos humanos! Deixa um país miserável, em ruínas e um povo sem esperança, já que seu maldito regime continuará a vigorar!

  10. Viva o capitalismo do Cabral, do Cunha, Temer e dos Picianis que dormem em berço de ouro. Errado é o Fidel por ter um sonho um ideal.

  11. A LUTA CONTINUA, VIVA LUIS INACIO LULA DA SILVA

    Viva Fidel Castro! Eternamente Líder da Resistência. Salve Che Guevara, Salve Hugo Chavez. VIVA A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA!!!!

  12. Ditador. Fez o povo cubano comprar uma revolução mentirosa. Só trouxe atraso. Quando Cuba era financiada pela antiga URSS parecia que a revolução socialista era solução. Só foi a Rússia pular fora em 1989 que a verdade começou a aparecer. O povo cubano tem cota para comer carne. Muitas vezes falta material básico de higiene pessoal. A prostituição virou moeda de troca. Que esse crápula descance com seu chefe no inferno.

  13. Hoje, milhões de crianças vão dormir nas ruas, famintas. E nenhuma delas é cubana. Hasta la vitória siempre, Comandante.

    • Vai no velório desse verme e fica por lá Trouxa! Viva o Brasil e Viva Sérgio Moro!!!!!!!

    • Pense numa frase Canalha para Idiota Úteiis, deveria ser complementada por: Embora milhares destas crianças não tenham tido o prazer da companhia de um avô, simplesmente porque foram assassinados a mando deste Monstro chamado Fidel!

  14. O povo cubano vai chorar muito, mas um dia eles perceberão porque a maioria é miserável, morreu o ídolo dos bastardos brasileiros que gostariam de fazer do país o mesmo que Fidel para Cuba, ouço alguns falando que lá até mecânicos são engenheiros, sobram médicos, pode ser, diploma não é tão difícil de se conseguir, temos de ver a capacidade intelectual, um médico pode ser apenas um curandeiro, desejo que Cuba tome um novo rumo e que os cubanos sejam livres para ir ir vir pelo mundo.

  15. Até que enfim! Há 10 anos os fascistas comemoraram bem antes da hora e agora estão fazendo a festa tudo de novo, como se o regime cubano dependesse de uma só pessoa. Verdadeiros democratas já teriam negociado com Raul Castro o fim desse regime, mas o olho grande dos capitalistas selvagens querem é colonizar Cuba como antes de Fidel e por isso fica difícil tirar os comunistas do poder em Havana. Aqui no Brasil a ganância multinacional está conseguindo tudo com o Governo do PMDB junto com o PSDB e isso cria um clima para o aparecimento de um Fidel.

    • Capitalistas e comunistas se ajudam mutuamente.

      Quando os capitalistas acham que estão pagando bem pelo funcionário e contribuindo muito para que todos tenham direitos básicos, eles mesmos acionam os comunistas para fazerem greve por um aumento ridículo.

      Assim vem a desculpa para demitir devido o aumento. E passado a greve abrem vagas novamente com salários baixíssimos.

      Nos governos é a mesma coisa. Veio FHC entregou parte do Brasil que abriu possibilidade para os comunistas. Esses afundaram o país mais ainda. Agora com a desculpa de consertar tiram os direitos adquiridos. E o ciclo continua, até o povo dar uma basta de ser jogado para a direita e para a esquerda, servindo tanto aos capitalistas e comunistas.

      Até o povo descobrir que o caminho é pelo centro.

  16. Já foi tarde, bem diz o ditado: Vaso Ruim não quebra. Foi direto para o colo do capeta e deixo um recado para Lula, Dilma e seus seguidores: Aproveitem o velório e fiquem por lá mesmo, estarão prestando um grande favor ao Brasil!

  17. EX PRESIDENTE NÃO, DITADOR SANGUINÁRIO COMUNISTA SIM, VIVA MENOS UM VERME NA TERRA.

Untitled Document