Barra do Piraí
No dia 9 de julho, Maércio de Oliveira e seu vice, Norival Garcia da Silva Júnior, tomaram da prefeitura de Barra do Piraí. Ambos receberam às 10h, no Fórum da cidade, o diploma da justiça eleitoral e às 13h foram empossados na Câmara Municipal. Eles tinham sido acusados por Mário Esteves e outros adversários, de terem, durante campanha de eleição, em 2012, abusado do poder econômico que detinham e usado de forma indevida dois jornais locais.
A decisão, tomada por maioria de votos em 27 de maio deste ano, reformou a conclusão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) divulgada em 14 de maio de 2013, que determinou o afastamento de Maércio e Norival e cassou os mandatos dos dois políticos.
A demora entre a sentença do TSE e a posse ocorreu porque o juiz eleitoral do município, Murílio Teixeira de Melo Júnior, entendeu que não havia obrigação de devolver aos dois seus respectivos cargos. De acordo com o despacho do juiz, caberia apenas ao TRE apenas comunicar a Maércio e Júnior que estão livres das acusações de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.
Foi preciso que, em 4 de julho, uma decisão do ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandasse que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) dê posse imediata a Maércio e seu vice.