domingo, 9 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Medidas de combate à Covid-19 visam proteger quase 35 mil idosos em Volta Redonda

Medidas de combate à Covid-19 visam proteger quase 35 mil idosos em Volta Redonda

Matéria publicada em 5 de julho de 2020, 15:21 horas

 


Cidade abriga, apenas de pessoas com mais de 60 anos, mais que o dobro da população de Quatis

Volta Redonda – Com 273.012 habitantes, de acordo com a estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Volta Redonda tem aproximadamente 35 mil moradores com mais de 60 anos. Isso significa que a cidade tem que tomar cuidados especiais para proteger – apenas considerando o fator de risco da idade – quase duas vezes e meia a população total de um município como Quatis, que tem 14.302 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para 2019.

Diante disso, a equipe técnica da Secretaria de Saúde destaca que a cidade precisa manter esse grupo longe da circulação do vírus.

— Não podemos nos furtar, como cidade, do dever de proteger essa parcela da população. Não basta simplesmente manter os idosos em casa. Tipicamente, em Volta Redonda, eles moram com membros mais jovens da família. Essas pessoas podem ser infectadas, ficar assintomáticas, mas contaminar uma pessoa que pode ter uma chance maior de ser uma vítima fatal— declarou o prefeito Samuca Silva.

O prefeito destacou ainda que a idade não é o único fator de risco para a Covid-19. “Doenças como asma, diabetes e bronquite e condições como a hipertensão, só para mencionar algumas, elevam em muito a quantidade de pessoas que precisam ser mantidas distantes do risco de contágio”, disse o prefeito.

Conforme acordo com o Ministério Público e homologado pela Justiça, Volta Redonda teve que fechar as atividades econômicas por sete dias. Isso porque a cidade tem 62% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19.

— Quando pudermos transferir pacientes para o Hospital Regional Zilda Arns, reduziremos a pressão sobre a rede municipal de saúde, e poderemos aumentar a disponibilidade de leitos da rede municipal, o que poderá nos levar a flexibilizar novamente o isolamento — afirmou o prefeito.

A população idosa

O dado sobre a quantidade de moradores de Volta Redonda com mais de 60 anos pode ser calculado a partir da pirâmide etária mais recente calculada pelo IBGE, no censo de 2010. Naquela ocasião, 12,65% da população contada, de 257.803 habitantes, estava acima dessa idade. Aplicando esse percentual, à estimativa de 2019, de 273.012 habitantes, chegamos ao número apresentado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

17 comentários

  1. Avatar

    No ritmo em que o Brasil está indo nessa pandemia vamos nos tornar um país de párias em relação ao resto do mundo. Todas os líderes de nações que tomaram decisões mais rígidas desde o início das contaminações estão voltando ao normal em prazo bem menor do que vai ser por aqui.
    Aqui só temos mal exemplos no poder central.
    Se seguirmos o pensamento de 25% da população, corremos o risco de não salvar a economia tão cedo e ao mesmo tempo ainda contarmos muito mais mortes, não só entre idosos, mas também entre hipertensos, diabéticos e pessoas com outras doenças perfeitamente controláveis para quem ainda está longe de completar 60 anos.

  2. Avatar

    Salva quem já está com pé na cova e abandona os mais jovens a deus dará.
    Na verdade não salva ninguém.

    • Avatar

      Acorda meu povo vai ver se a pessoa morreu mesmo de covid pois ate quem esta com cancer a tempos ou quem e diabeticos e ou morreu de infarto que aumentaram as mortesvpor infarto e avc sai como covid cada obto por covid da mais dinheiro para governadores e prefeitos e so concersar com os parentes dos mortos pra ver a farsa um medico ha declarou em manaus que 40 por cento de pessoas que morreram que dizem ser covid evpor outras causas e a farsa montada pelo comunismo ve se que so nas cidades onde se reina pt partido verde. Psdb psol e partidos comunistas a coisa ta preta

  3. Avatar

    Prefeito Samuca, por favor abre o comercio, sera que vc não esta percebendo que muitos estão fechando as portas e varias pessoas estão ficando desempregado, coloca a guarda na rua pra multar quem estiver sem mascara e pronto, ai vc vai ver q as coisas vão melhorar, agora fechar o comercio é demais, nos empregados deveríamos fazer um protesto na frente da casa do prefeito, não podemos mais ficar de braços cruzados.

  4. Avatar

    Mas que papo mais esdruxulo Sr.Prefeito.
    Idosos e pessoas com doenças de grupo de risco devem ficar em casa, os demais usem mascaras e medidas de higiene e voltam a seus trabalhos, ou OS FUNCIONÁRIOS DE SUPERMERCADOS , FARMACIAS, LOJAS AMERICANAS e outras lojas são ET’S e não pegam Covid.
    Por favor passou da hora garoto de deixar a prefeitura para quem sabe governar.
    Prefeito de Pinheiral liberal geral para voltarem a seus postos de trabalho E OS RESIDENTES DE LÁ ESTÃO VINDO AQUI FAZER COMPRAS E ETC…O QUE É CORRETISSIMO.

  5. Avatar

    Está mantendo a política de não liberar passe livre nos ônibus municipais para idosos? Se não estiver, a culpa é em grande parte tua, Samuca, pois o índice de letalidade aumentou muito na cidade em relação ao número de casos, basta olhar as estatísticas… Antes havia muitos casos, mas poucos eram graves a ponto de demandar UTI ou resultar em óbitos, ambos os casos com os idosos em maioria. Até meados de maio o índice de letalidade era de 3%. Hoje já beira os 5%, e subindo… O plano de metas foi para o ralo, já não serve a contento nem para salvar vidas e muito menos para garantir empregos e a arrecadação do município. Tem que elaborar um plano B ou se vincular à estratégia do estado, o que não pode é Volta Redonda ficar essa ilha onde tudo fica fechado enquanto nas cidades vizinhas funciona. Eu mesmo me vi forçado a ir até Barra Mansa semana passada comprar alguns artigos que estava precisando, e não estava com saco para esperar a boa vontade do prefeito de Volta Redonda em abrir o comércio sabe-se lá quando, já que se tornou refém de números… Samuca está PERDIDO. Uma pena para a cidade, já que ele não estará na prefeitura ano que vem para sofrer pressão…

  6. Avatar

    Os idosos mão estão nem aí pra covid ,é só andar na rua e ver. Concordo que tem que abrir o comércio ,mas com cuidados ,sem aglomeração , só deixar entrar de máscara na boca e nariz ,uso de álcool gel .O que acontece é que está uma zorra ,tem que começar a aplicar multa pra quem desrespeita e não toma esses cuidados.

  7. Avatar
    Celso Luiz Bringel Dias

    Os idosos não podem ser usados como escudo para os desmandos do prefeito.
    Somos responsáveis pelas nossas ações.
    Não e agora que qualquer pessoa vai nos dizer o que é melhor para nós.
    Temos consciência do que temos que fazer e os riscos a que estamos propensos.
    Não é o prefeito que tem que definir o que temos que passar.
    Nem Deus fez isto.
    Deixou o livre arbítrio para todos.
    Prefeito e demais autoridades nunca cuidaram da saúde e deixaram este caus na saúde pública.
    Hoje vem com historinhas de defender vidas.
    Falácia

  8. Avatar

    Deixa de hipocrisia, Prefeito! Agora vc não tem desculpa para dar, inventou essa de proteger os idosos. Eu tenho 60 anos e estou trabalhando normalmente, com os cuidados necessários. Os mais idosos, pelo menos os que eu conheço, estão quietinhos em casa. Coloca seus guardas para fiscalizarem os idosos que estão na rua, e deixa o comércio abrir. Vc vai nos deixar desempregados e a culpa vai ser sua.

  9. Avatar

    Estamos na geração canguru, ou seja muitos jovens ou ex- casadas voltaram pra casa da mamãe e do papai. Portanto, sim, a medida é necessária para proteger os mais velhos e vulneráveis. Ou então, saiam da casa dos pais e paguem aluguel. Mamata todo mundo quer, na hora do sacrifício nada.

  10. Avatar

    Concordo com essa medida pois os idosos não precisam sair para trabalhar. Então FICA EM CASA. Não corram o risco.

  11. Avatar

    Bom seria se esses idosos teimosos e abusados tomassem mais cuidado. Entendo que muitos precisam sair, mas usar máscara é bom pra eles e para os outros, tem muito aqui no Retiro e Vila Mury que não usam máscara e quando entra no mercado coloca a máscara pela metade.

  12. Avatar

    Idosos não moram com pessoas mais jovens é o contrário, os mais jovens que moram na casa dos idosos.

    Jovens vão morar uns tempos em outro lugar e pronto.

  13. Avatar

    Abre o comércio!

    Idoso fica em casa que você já tem renda de aposentadoria ou pensão.

    Multa idoso que sair de casa!

    Hoje tem delivery pra tudo!

    Agora se ele não tá nem aí pra vida dele, sinto muito, mas tem milhares de pais e mães de família que precisam trabalhar para por comida na mesa.

    E o idoso já tá com sua renda garantida .

    E fim de papo.

  14. Avatar

    Nunca morei com papai ou mamãe idoso, me virei mesmo que pra isso tenha caído de padrão econômico.

    Quem mora com pais idosos é hora de se virar, ir a luta!

    A verdade é que aqui em Volta Redonda tem um bando de filho que fica explorando os pais seja morando junto ou deixando os filhos.

    Nunca fiz isso com sogro, sogra, pai ou mãe , mesmo que para isso ficasse apertado ou deixasse de fazer as coisas.

    É exploração disfarçada de amor!

    Quem ama cuida, poupa e não explora!

  15. Avatar

    Isso, protege os velhos e deixem os novos perderem seus empregos e passar fome.

Untitled Document