sexta-feira, 25 de setembro de 2020 - 07:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Memorial Zumbi recebe Jornadas de Folia de Reis neste domingo

Memorial Zumbi recebe Jornadas de Folia de Reis neste domingo

Matéria publicada em 16 de janeiro de 2020, 18:58 horas

 


Data do XXII Festival Regional de Folias de Reis deve ser definida durante o encontro dos grupos

Folia de Reis é uma das datas mais folclóricas e culturais do Brasil
(Foto: Secom)

Volta Redonda– O Encontro de Jornadas de Folia de Reis está marcado para este domingo (19), a partir das 09h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A ação marca uma importante atividade desses grupos de cultura popular e manifestação religiosa, que é a criação da Comissão de Jornadas de Folias de Reis de Volta Redonda onde, de forma organizada e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A Folia de Reis recorda a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus logo após o nascimento, levando presentes e orientados pela Estrela de Belém que os guiou até o local do nascimento. Além de apresentar a comissão e seus responsáveis, o Encontro vai divulgar ainda a data do XXII Festival Regional de Folias de Reis, que ocorre tradicionalmente na Ilha São João.
O prefeito Samuca Silva destacou que o município apoia as manifestações culturais e um projeto de lei será apresentado na ocasião com a proposta de torna a mostra Patrimônio Imaterial de Volta Redonda.
– A Folia de Reis é um patrimônio cultural e nossa cidade sempre apoia essas manifestações. Vamos apresentar neste encontro a criação de um projeto de lei que tornará essa manifestação cultural Patrimônio Imaterial de Volta Redonda. Estamos felizes com a criação da comissão, que conta com 17 grupos da cidade. É importante resgatar essas memórias e nossa gestão quer incentivar cada vez mais as iniciativas populares – explicou o prefeito Samuca Silva.
A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, comentou que através da iniciativa do projeto de lei, a pasta dará mais apoio aos grupos de Folia de Reis.
– Esta é uma das festas mais importantes da cultura popular e tem um espaço para o resgate e consolidação da memória e reconstrução da identidade cultural dos grupos de jornadas. Através da comissão criada e de uma lei, poderemos dar mais apoio aos grupos e, principalmente, garantir políticas culturais democráticas às jornadas de Folia de Reis. É uma manifestação religiosa que faz parte do nosso folclore – disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document