Moradores se queixam das condições do Rio Barra Mansa

by Diário do Vale
mato-alto-no-rio-barra-mansa-bm-roze-martins-3

Sem cuidados: Moradores estão preocupados com situação do Rio Barra Mansa
(Foto: Roze Martins)

Barra Mansa- O forte temporal que atingiu Barra Mansa há alguns dias e ocasionou o alagamento da Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, fez com que os moradores de bairros cortados pelo Rio Barra Mansa voltassem suas atenções para as condições do afluente. Além de acumular entulho e lixo às suas margens, o leito do rio está muito assoreado e praticamente coberto por vegetação em alguns trechos, o que facilita o risco de enchentes. Além do bairro Nova Esperança, o Rio Barra Mansa também corta os bairros Santa Clara, Jardim Marajoara, São Luís, Boa Sorte e Piteiras e há muitos anos os moradores dessas comunidades vêm sofrendo nessa época do ano.

De acordo com a dona de casa Marlene Nazaré da Silva, de 55 anos, até o mês de março os moradores ficam receosos com relação às possibilidades de enchentes. Segundo ela, nesse verão a situação será ainda mais crítica porque o Rio Barra Mansa está abandonado e nenhum serviço de limpeza ou capina foi realizado nos meses que antecederam o período de fortes chuvas.

– Contra a natureza e fortes chuvas não há o que se fazer. Mas a prefeitura podia tomar medidas que ajudam a diminuir o problema de enchentes aqui no Nova Esperança e nos bairros cortados pelo rio. Nada foi feito nos últimos meses e as margens do rio estão cheias de mato, tem muito assoreamento e pouco espaço para o leito d´água – comentou a dona de casa, ressaltando que, mesmo diante do risco de enchentes, moradores ainda jogam lixos e entulhos no rio.

Quem já perdeu bens materiais com as enchentes provocadas pelo Rio Barra Mansa também lamenta sobre as más condições do afluente. A dona de casa Marina dos Santos Dias, de 46 anos, conta que já teve prejuízos com diversos móveis e eletrodomésticos e garante que esse período do ano é muito apreensivo para os moradores.

– O ribeirão está sem espaço, está tomado por mato e areia e não tem como comportar um grande volume de chuva ou tromba d’água, por exemplo. Eu evito viajar nessa época do ano e quando saio e sei que tem previsão de chuvas fortes, deixo a chave da minha casa com vizinhos para que possam salvar minhas coisas em casos de enchente. Porque a água invade a rua muito rapidamente e o risco de perder tudo é sempre muito grande – lamentou Marina.

Abandono

Moradora do bairro Piteiras, a costureira Rosa Maria Machado, de 63 anos, é outra que também reclama da falta de limpeza no Rio Barra Mansa. Ela ressalta que em outros anos o serviço era realizado periodicamente, mas que atualmente o Barra Mansa encontra-se abandonado.

– Não reclamos da falta de limpeza só pelo risco de enchentes, mas também porque estamos no período de chuvas e com maior risco de proliferação do Aedes aegypti. O mato alto nas margens do rio pode esconder muitos criadouros do mosquito já que, infelizmente, tem pessoas que jogam lixo, garrafas pets entre outros entulhos em suas margens – disse.

Há cerca de dois anos a secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, instalou o sistema de alerta e alarme por sirenes em caso de riscos, como deslizamentos e enchentes em alguns bairros do município. O bairro Nova Esperança foi um desses bairros, no entanto, o sistema não está funcionando mais.

– A sirene é um equipamento muito importante porque soa bem alto e é capaz de alertar as pessoas a tempo de subirem seus móveis, saírem de casa, tirarem seus carros da rua e buscarem abrigo. Até o início desse ano ainda funcionava, mas da última vez que o rio transbordou, ela não tocou – afirmou o caminhoneiro Antônio Carlos da Silva, de 60 anos.

Serviço de capina deve acontecer em janeiro

Por meio de uma nota enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura, o Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) explicou que a limpeza de córregos e dos rios é feita entre maio e agosto por causa do período de seca. A autarquia informou que a próxima limpeza deve ser realizada em maio de 2017, no entanto, o serviço de capina está programado para o início de janeiro.

Já a Defesa Civil de Barra Mansa informou que já elaborou o plano Alerta Verão, que começou no dia 1° de novembro e vai até o dia 31 março. O setor explicou que as sirenes não estão funcionando, porque o Governo do Estado está fazendo uma licitação para contratar uma empresa visando à manutenção do sistema. A previsão é de que as sirenes sejam religadas em fevereiro.

A Defesa Civil informou ainda que o monitoramento está sendo constante, tanto na parte geológica quanto na parte hidrológica da cidade, e, que os moradores da área de risco estão sendo orientados a reconhecer qualquer sinal de anormalidade, como rachaduras nos imóveis, pisos trincados e infiltrações nas paredes.

De acordo com setor, se os moradores perceberem alguma erosão no solo após a diminuição do nível do rio deve entrar em contato urgente com a Defesa Civil através dos telefones 199 (gratuito) ou 3322-1410 (somente para Defesa Civil de Barra Mansa).

Por Roze Martins
(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

15 comments

Carol 27 de dezembro de 2016, 12:29h - 12:29

O novo prefeito MAMEDE vai resolver por que nem virou ano ele ja ta dando ordens,vai colocar Rodrigo Dlabre no bolso coitado…..

Laticin 27 de dezembro de 2016, 07:57h - 07:57

O SAAE,DA REGIÃO NÃO CUIDA DOS RIOS.POIS COBRAM,AGUA,ESGOTO,MULTA.E NADA FAZ.
ACORDA MEU POVO.

Maniac 27 de dezembro de 2016, 09:06h - 09:06

Perdoe-me, mas não resisti: o SAAE não tem como função manter limpos os mananciais. Quem deveria zelar por eles é a população e o poder público com outros departamentos.

capivara 27 de dezembro de 2016, 09:32h - 09:32

nao é responsabilidade dele

Leão do sul 27 de dezembro de 2016, 07:16h - 07:16

Isso é rio?

Al Fatah 27 de dezembro de 2016, 09:37h - 09:37

Barra Mansa… O nome já fala por si. kkkkkkkkkkkkkkk!

Indignado 27 de dezembro de 2016, 01:39h - 01:39

A situação do rio é uma forma de manter a população sempre dependente dos péssimos governos municipais.
Esse rio não passa de um córrego que quando chove com as águas das ruas deságua nele acaba transbordando. Além de uma população que joga lixos e tudo quanto for entulho no caminho do córrego. Outra besteira e a população falando que por causa da vegetação junta bichos peçonhentos esses animais existe da falta de informação e de povo sem cultura. Esse povo que é mantido assim por políticos que talvez tenha os mesmos pensamentos ou usa para um curral eleitoral usando desgraças para levantar votos.

Al Fatah 26 de dezembro de 2016, 20:23h - 20:23

Suinolândia…

erick 27 de dezembro de 2016, 00:41h - 00:41

Se nao jogasse lixo nas margens ajudaria tbm né..vcs q moram ai jogam lixo nas margens..depois ficam reclamando de enchentes..vamos cada um fazer a sua parte..

Maniac 27 de dezembro de 2016, 09:07h - 09:07

Nossa parte… é isso aí!

Romano 26 de dezembro de 2016, 20:14h - 20:14

Falta consciência da população.

Se levarmos em consideração que existem diversas cidades e até mesmo países que tem nas águas sua principal fonte de alimentação, mas não podem mais comer peixes intoxicados pela poluição, podemos facilmente chegar a conclusão de que, quem joga lixo nas ruas pode ser um assassino em potencial.

É extremamente importante entender como nossas atitudes podem ter efeito global. O lançamento de lixo nas ruas pode gerar sérios problemas ambientais em várias partes do planeta e causar prejuízos gravíssimos a natureza.

Rio não é lixeira !

PLATÃO, O FILÓSOFO 26 de dezembro de 2016, 18:52h - 18:52

O POVO É realmente uma besta; o grau de burrice é tamanho, que ignora que do rio sai a sua fonte de existência, que é a (sagrada) água. E ao invés de preservar a vida através do rio, a burrice é tanta que essas bestas jogam lixo dentro do rio; e depois ainda tem a cara de pau de reclamar pedindo para que a prefeitura limpe esse mesmo rio, que ele mesmo lançou lixo dentro. Ora! Evolui, animal.

vrtriste 26 de dezembro de 2016, 17:42h - 17:42

ELES JOGAM É SOFA COLCHÃO E ENTULHOS DE OBRAS DELES MESMO SEM CONTAR QUE BOA PARTE DA MARGEM DO RIO É INVASÃO PERGUNTE SE PAGAM O IPTU

Maniac 27 de dezembro de 2016, 06:13h - 06:13

É isso aí!

Maniac 26 de dezembro de 2016, 16:38h - 16:38

Os moradores poderiam começar não jogando lixo no rio…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996