sexta-feira, 15 de outubro de 2021 - 21:15 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Mosaico: Baltazar propõe horário eleitoral gratuito na TV; juiz libera, mas Samuca recusa proposta

Mosaico: Baltazar propõe horário eleitoral gratuito na TV; juiz libera, mas Samuca recusa proposta

Matéria publicada em 5 de outubro de 2016, 19:50 horas

 


Representantes de Paulo Baltazar, candidato do PRB à prefeitura de Volta Redonda, levaram ao juiz a 202ª Zona Eleitoral, Flávio Pimentel, uma proposta que poderia resultar na veiculação de horário eleitoral gratuito em Volta Redonda, durante o segundo turno.

***

Eles pretendiam fazer o pedido à TV Rio Sul e, caso a emissora negasse o pedido, levar o caso a Pimentel, que é o responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na cidade.

***

Representantes do adversário de Baltazar no segundo turno, Samuca Silva, do PV, consultados durante uma reunião com o juiz, afirmaram que não estavam interessados na possibilidade.

***

Pimentel entende que, sem a concordância dos dois candidatos, não há razão para seguir com o caso.

***

A assessoria do candidato Paulo Baltazar afirmou que o pedido tinha como objetivo fazer que Volta Redonda, pela primeira vez, tivesse a oportunidade de ver a política na cidade ser discutida na TV aberta, durante o horário eleitoral.

***

Já a assessoria do candidato Samuca Silva disse que rejeitou a possibilidade do horário gratuito por causa do custo da campanha.

***

O juiz Flavio Pimentel garantiu, no primeiro turno, que Samuca participasse do debate promovido pela TV Rio Sul através de uma liminar pedida pelo candidato.

***

Mas que neste caso, como a propaganda não é obrigatória, teria que haver a concordância de ambos.

Reunião
O prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antonio Neves e seu vice Francisco Perota, reeleitos nas eleições municipais do último domingo, por mais de 51% dos votos válidos, receberam na tarde de hoje o candidato eleito como prefeito da cidade vizinha de Rio Claro, professor José Osmar.

Parceria
O Dr. Luiz Antônio informou que a visita tem como finalidade iniciar um diálogo para possíveis parcerias entre as duas administrações a partir de 2017: “Nossos municípios compartilham situações e dificuldades comuns. Atuando juntos, podamos encontrar, soluções práticas, eficientes e mais baratas para essas situações”, explicou o prefeito.

Privatização
O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai voltar a se reunir com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir um modelo de financiamento para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). É o que informou o presidente da empresa, Jorge Briard, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (05), que teve a possibilidade de privatização da estatal como tema central.

Sem consenso
Segundo Briard, em reunião há cerca de três semanas entre Cedae, BNDES e secretários de Estado em busca da captação de recursos, não houve um entendimento quanto ao projeto de saneamento básico do estado do Rio. Ainda de acordo com o presidente da Cedae, ficou decidido que uma nova reunião deverá acontecer com técnicos da empresa e do BNDES para dar continuidade à discussão.

Pressão
O deputado Paulo Ramos (PSol), presidente da Comissão de Trabalho, afirmou que o BNDES está fazendo pressões para a privatização, mas o Governo do Estado não deve se submeter. “Pressão que é a de liberar financiamentos somente se houver a privatização. Mas a Cedae é uma empresa lucrativa. A medida não contribuiria para salvar as finanças do estado e os prejuízos à população seriam muitos. Água potável nas torneiras e esgoto tratado cabe ao estado, sem a vinculação ao lucro. O lucro é a saúde, é o bem estar da população”, defendeu. Em 2015, a Cedae teve um lucro líquido de R$ 248,8 milhões.

Metas
Para o deputado Luiz Paulo (PSDB), a gestão da concessionária tem sido melhor do que a do Executivo. “O Governo gasta 48% com pessoal, enquanto a Cedae gasta 24%, por exemplo. Metas físicas e financeiras devem ser apresentadas para a realização de concessões, o que não foi feito pelo BNDES. Qualquer proposta de concessão da Cedae precisa ser negada”, afirmou o parlamentar. “Nenhuma proposta seguirá sem o debate desta Casa. Estou a disposição da Alerj para qualquer esclarecimento”, garantiu Briard ao fim da audiência.

Presenças
Também participaram da audiência os deputados Luiz Martins (PDT), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Nivaldo Mulim (PR), presidente da Comissão de Saneamento Ambiental, Dr. Julianelli (Rede), Tia Ju (PRB), Dr. Sadinoel (PMB), Jânio Mendes (PDT), Waldeck (PT) e Tio Carlos (SDD), todos contrários à privatização. Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ) também se manifestaram contra a medida.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

52 comentários

  1. Quem não participa, Critica!!! Samuca já fez o que mesmo por VR? Aliás ele trabalha em Brasília. Não conhece a real demanda dos menos favorecidos. Conhece através do seu mais eficiente assessor, o Sr. Google!!!! Tenho que admitir que a única coisa boa , no momento , que tem a oferecer e participar no segundo turno com uma campanha limpa o fim um nível melhor!!! Também tem uma equipe de blogger de primeira!!! # é daqui pra melhor! Meu voto é 10!!!!

  2. CIDADÃO VR - O Original

    É simples: se Samuca estivesse com medo de perder, iria arranjar recursos até no inferno pra fazer campanha na TV. Mas ele sabe que a pouca informação e a empolgação da população estão jogando a seu favor. Essa é a política da mudança! Kkkkk

  3. Ninguém suporta horário eleitoral, na verdade todos mudam de canal, o debate já é bem diferente, chama atenção, é ao vivo, as pessoas prestam atenção pois não existe produção de pirotecnia. Obvio que, quem tem dinheiro fará uma propaganda mais glamorosa independente do conteúdo, e o povo é tão burro que se deixará levar por imagens. em resumo, quem tem dinheiro pra produção ganha a exemplo do Oscar. Acho justo não aceitar propaganda eleitoral, quer convencer´… convença no debate.

  4. Um gestor superfaturando os preços...

    O candidato que recusou aceitar os horários eleitorais gratuitos disse que fez isso devido ao elevado custo de R$ 500.000,00. Pelo jeito o candidato não consegue sequer fazer um orçamento justo. Imagine o que não fará com as compras da prefeitura, caso seja eleito.

  5. Se eu fosse candidato, certamente aproveitaria qualquer oportunidade de tempo na TV para expor minhas propostas… Mesmo que fosse o programa mais simples possível!

  6. Pensador Analisador

    Por que se esconder…assim complica. Cadê o candidato? O juiz se arrependeu amargamente por sua decisão de colocá-lo no debate. Eu que não vou me arrepender do meu tão valioso voto. É um, mas é meu voto. E se em uma semana o camarada consegue contrariar a decisão favorável a si, não vou me arrepender como o juiz…

  7. Será que o povo entende a diferença entre DEBATE e CAMPANHA ELEITORAL GRATUITA?

    DEBATE: Quando os veículos de comunicação ou entidades abrem espaço para os candidatos debaterem seus pontos de vista ponto a ponto e ao vivo.

    CAMPANHA ELEITORAL: Cessão de espaço na mídia de comunicação para comerciais gravados e que nem sempre acrescentam à campanha, porque é um candidato falando depois do outro em tempos iguais, mas sem haver debate. Esse tipo de campanha, embora gratuita para os partidos, envolve custos para as emissoras, qeu são obrigadas a cederem seu espaço para a propaganda.

    Nem voto em VR, mas acredito que a negativa do candidato em participar desse tipo de campanha não é fugir da raia, pois como não existe debate ao vivo, não há a troca de informações e o diálogo.

    Infelizmente a maioria dos comentários (aqueles que não tem cunho político de correligionários deste ou daquele candidato) prova que esses não entendem a diferença do formato de comunicação.

    Quisera eu, em minha cidade, ter os candidatos se negando a fazerem uma campanha cara, em prol de cederem o dinheiro para instituições de caridade, e aproveitando a gratuidade da internet para fazerem suas campanhas, pois quem tem acesso virtual a um jornal, como esses leitores que comentam aqui, também têm, perfeitamente, a possibilidade de conhecer online (e realmente gratuita) a proposta de cada candidato.

  8. tv rio sul volta redonda,chega de propaganda de resende nas eleições,baltazar é mais cotado á vencer porem não fez nada quando foi prefeito,ficou só 4 anos por não fazer nada ,samuca não sei quem é,tá complicado.

  9. Que bom! Chega desta “propaganda eleitoral gratuita”. É um pé no saco isso! Quer conhecer o candidato? Visite a página dele, vá conversar com ele….

    O Baltazar está nadando em dinheiro, faz propaganda igual ao PT! Não é atoa que os marqueteiros e assessores estão ganhando uma bolada…

    Esse horário é só de propaganda. Custa caro sim fazer uma produção decente. Pega uma mega produção e compara a um video de celular. Mesmo do melhor. Não chega neeeeeemmm perto. Fora edição, etc… É muito caro sim.

    E o povo falando que fugiu.. Quem quer fugir não entra com liminar para participar de debate!!!
    Quer conhecer, quer ouvi? Esperem os debates. Ai sim, no tete a tete, quero ver quem se sair melhor. Baltazar ou Samuca.

    Quem acredita em propaganda é eleitor de PT… rsrsrsrs

    • Por falar o Baltazar coligou com o PT.

    • Quanto mais transparência melhor.

      O horário eleitoral gratuito tem o propósito de informar aos eleitores a proposta de cada candidato. É preciso muito mais que um debate para o eleitor se decidir, principalmente aqueles de menor renda e escolaridade.Pelo jeito os eleitores do Samuca são elitistas e não enxergam a nossa sociedade. Já o candidato deve ter algum interesse em se esconder. Talvez seja por que ninguém sabe onde ele trabalha ou quem é o seu candidato a vice.

  10. O Povo perdeu a oportunidade de conhecer as propostas dos dois candidatos. O Samuca sabe que se debater com Baltazar ele perde feio.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Quem viu o debate, quem lê. Já conhece bem as propostas de ambos.
      Baltazar só ia ficar na TV enchendo o saco, com a mesma balela de sempre, atacando o adversário.

  11. Esta história de falta de recursos é ridícula. Não tem dinheiro ? Faça um vídeo falando das propostas, faça uma apresentação PowerPoint e explique como vamos tirar VR do buraco. Para falar a verdade, hj qquer celular filma que é uma beleza, vejam os exemplos dos próprios candidatos no FB.

  12. É lamentavel essa decisão, quem perde é a população. Irei repensar meu voto, algo que já estava definido.

  13. Pessoal, isso mais uma vez prova o jeito Radical que o partido PV sempre levou para a politica !!
    Infelizmente esse Rapaz que teve uma boa quantidade de votos (pois o numero de votos nulos foi absurdo)
    mostra seu receio de colocar ao vivo e a cores suas propostas, pois sabe que Baltazar é muito mais participativo e direto nas respostas e colocações de seus objetivos. Queremos mudanças na administração da cidade mas com Experiencia politica para enfrentar os Vereadores raposas Velhas que foram reeleitos e nunca atuam com harmonia e cooperação com os prefeitos> Estou com o Baltazar ok?

  14. Fugiu da raia? Queria propostas e não te tiro no escuro.

  15. Debate na TV sim. Propaganda nao.

  16. Samuca o melhor. Melhor em que? Alguém sabe de alguma realização dele em prol da comunidade, algum feito político. Pesquisem aguardo resposta. Será que ele tudo que diz?

  17. Estou com Samuca e toda minha família também. Vamos a vitória Samuca no dia 30.

    • Estou com Baltazar e toda minha família também Paula. Vamos a vitória Baltazar no dia 30… E sem fugir do debate… essa que não tem dinheiro…. OLHA AÍ POVO ACORDA

      Se agora não pode participar de um debate porque não tem dinheiro, imagina depois. Como pagar as contas da PMVR? Ou somos inocentes pensando que o Neto vai deixar o caixa com recursos?

      Se é que vai ganhar estas eleições

  18. Aristóteles disse em o “Animal Político” Que política não e técnica, não e conhecimento de uma disciplina, é a capacidade de se relacionar para o bem da comunidade. Uma pessoa que se diz apolítica e que não se relaciona com outros partidos não deveria está concorrendo a um cargo público é contraditório. Não existe governabilidade sem relacionamento político. Cuidado pois podemos colocar uma pessoa que nunca foi político, nem presidente de associação, para comandar um cidade. Lembramos do Collor.

    • mas o Collor já era politico. Essa comparação, me parece de eletor baitazarado

    • samuca tbm ja é da política. foi candidato a deputado derrotado nas urnas na eleição anterior, é diretor do conselho fiscal de sindicato em brasília(filiado a CUT). foi presidente do PTN e agora no PV.

  19. Muito estranho o Samuca recusar a propaganda eleitoral na TV. Nesse angu tem caroço. Esse cara nunca foi nada e apareceu do nada. Não sou político, mas vivo no meu ou melhor todos nós vivemos nesse meio, uns mais próximos outros não. Sei como funciona a máquina pública, a euforia pode levar ao caos, fala-se muito em gestão, mas gestão sem apio político não funciona. Cuidado povo de Volta Redonda, hoje estao sorrindo, mas amanhã podem chorar.

    • Se teu inimigo te oferece algo como se fosse bom pra vc, aceitaria?… Não é preciso ser muito inteligente para perceber, Baltazar tem boa lábia e quer “engolir” Samuca na TV

    • O tal do Al Fatah é cargo comissionado na Prefeitura de VR e está apavorado(risos) que baitazar ganhe esta eleição(muitos risos).

  20. Samuca omelhor

  21. regis de souza ferraz

    regis

    temos que ficar de olho no Baltazar porque esse partido PRB e da igreja o universal do bispo macedo vai querer mandar em volta redonda

  22. Espero que quem for eleito articule a vinda de uma emissora para VR, seja da Record, do SBT ou qualquer outra. É um contrassenso a principal cidade da região ter que assistir propaganda de cidades menores, como Barra Mansa e Resende, que juntas mal dão o total de eleitores de VR!…

    • FranciscoJFLacerda

      É isso aí Al Fatah já é hora de batermos nesta tecla, ficar no pé dos deputados que são os que em primeira instância liberam concessões para o Brasil afora depois das emissoras que ainda não possuem base aqui na região, com empresários que queiram investir na maior potência de todas as cidades, inclusive publicitária é uma absurdo total depois de 25 a 35 anos por aí a maior população do sul fluminense, município que centraliza, além do principal comércio e o setor de serviços que são também os que investem em mídias televisivas inclusive centraliza geograficamente o polo dessa importante região. O nome disso em resumo é AFRONTA E PROVOCAÇÃO, por isso também muitos, de 8 anos pra cá a proliferação de aparelhos paralelos de decodificadores de sinal de satélite porque estas emissoras regionais muitas vezes passam longe do imediatismo, da cobertura imparcial, dos interesses do povo. chega!

    • Tbm acho, é o cúmulo do absurdo

    • Na boa, queria entender tamanho rancor e desprezo em suas falas sobre a população vizinha a Volta Redonda… A sociedade ganha mais com união e luta junta e não com sua forma de pensar.

    • Leitor, raciocina comigo: onde fica a maior parte dos estabelecimentos comerciais e de serviços numa cidade? Fica onde a população se concentra… A lógica determina que qualquer coisa que atenda a várias pessoas de locais diferentes fique em ponto equidistante ou então mais próxima da maior demanda. Viaje o Brasil e veja que pouquissimas emissoras não estão sediadas no pólo principal de sua região…

  23. Perdemos a chance de conhecer as propostas dos candidatos. Tínhamos essa oportunidade, mas infelizmente samuca não quis. Na Internet ele está muito bem, porém no debate ele não mostrou nada demais. Queria ver mais debates, mais planos, mais propostas. A sociedade perdeu.

    • Queremos debate na TV, queremos conhecer mais nossos candidatos!!!

    • Ter tempo de TV sem dinheiro é melhor não ter mesmo. Agora já que o tema foi levantado vamos ver quem está financiando quem? Muito dinheiro em campanha sabemos depois que tem se pagar com cargos e outras coisas.
      Mas o debate na Rio Sul vai ter. Além dos outros que tiveram na OAB, CDL forma muito bons, pena que vc não assistiu, pois o Samuca foi melhor em todos.

    • O Debate vai acontecer!! o que ele nao aceitou foi fazer , propaganda eleitoral sem necessidade a essa altura que geraria mais custos a campanha , e que meia duzia iria assistir. as propostas dos dois candidatos estão disponiveis nas redes sociais e na internet so pesquisar !! O debate é melhor e mais claro de se entender e escolher do que a propaganda eleitoral.

  24. Acho que esse Samuca, está e com medo. As pessoas estão a achando que ele vai ser o salvador da pátria, mas administrar uma cidade depende de muita articulação política, coisa que esse Samuca não é e não terá na câmara municipal pois seu partido não tem representante s. Então analfabetos políticos, não votem na euforia, pensem, pesquisem, analisem. Afinal 4 anos não são 4 dias.

    • O Samuca não se considera salvador da pátria, e sim alguém que de mãos limpas pode fazer algo por nossa cidade. Sua capacidade foi até reconhecida pelo Baltazar ao convidá-lo para ser vice. Ainda bem que não aceitou. Não menospreze a inteligencia do povo de Volta Redonda. E com diálogo e transparência se faz política.

  25. Baltazar ė esperto. Sabe que com o dinheiro que tem ia fazer uma tremenda campanha publicitária na TV para enganar todos. O Samuca ė do PV. O PV ė um partido de poucos recursos e na TV seria uma disputa injusta. O certo ė campanha corpo a corpo. Vamos debater as propostas olho no olho. Estamos com Samuca. Vamos juntos construir uma nova cidade.

  26. PT tem muito dinheiro escondido p o injetar em campanhas eleitorais. Fundos que o PV não possui.

    • Penso diferente Magno,

      a questão do Samuca alegar falta de recursos ou priorizar o corpo corpo é no mínimo equivocada. Hoje qualquer adolescente faz um vídeo e posta na internet…

      Será que na equipe dele não existe ninguém com esta capacidade?

      Isto já é uma prova que ele vai ter dificuldade de lidar com recursos escassos e a formação de equipe competente…

  27. Na verdade os marqueteiros sujos do Baltazar terão que se contentar
    com as calúnias somente nas redes sociais.
    Campanha limpa é na rua, no corpo a corpo!
    A mudança já está acontecendo!!!

    • Tomaz deixe de ser inocente rapaz,

      o debate na TV expande as possibilidades de pessoas que não tem acesso a internet.

      Esse espaço do Diário do Vale é muito louvável, mas é limitado.

      O debate na TV seria mais abrangente sim.

      E qualquer pessoa poderia ouvir as propostas e julgar qual candidato mais competente para realizar as mudanças, sem perder o que temos na nossa cidade

  28. Imbecil, paga a parte dele que ele vai com todo prazer

    • R. R P, vou te falar pois é bem provável que você desconheça:

      Hoje os celulares mais modernos, talvez o seu não seja, fazem gravações de vídeos que podem ser compartilhados em mídias, inclusive na TV.

      Então, proponha seu candidato sem dinheiro que procure alguém que tenha um celular novo e grave um vídeo… simples assim

  29. kkkkkkkkkkkk, Samuca é inteligente, sabe que na tv, Baltazar ia dar um show, ele e sua acessoria, logo pulou fora, vamos que vamos Baltazar

Untitled Document