terça-feira, 18 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / MPRJ debate sobre o impacto da violência nas escolas

MPRJ debate sobre o impacto da violência nas escolas

Matéria publicada em 22 de novembro de 2017, 11:16 horas

 


Ministério Público Estadual discute sobre violência nas escolas e soluções para esses problemas

Rio – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), realizará na sexta-feira (24), o V Encontro Estadual Ministério Público pela Paz nas Escolas: o direito à educação no contexto da violência urbana.  O evento será na sede do órgão, na Avenida Marechal Câmara, 370, auditório 9º andar,  Centro, Rio.

O encontro tem o propósito de discutir os impactos da violência que invade o ambiente escolar, sua extensão territorial e populacional, seus efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem, além de debater possíveis soluções para esses problemas.

Da programação, constam os nomes de especialistas como Eduardo Ribeiro (pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Uerj), Maria Cecilia de Souza Minayo (socióloga), Irandi Pereira (doutora em Educação) e Cecília Olliveira e Paula Napolião (ONG Fogo Cruzado), além de diretores de escolas públicas que, a despeito de sediadas em localidades consideradas violentas, vêm obtendo resultados positivos no caminho para uma educação de qualidade.

As promotoras de Justiça Débora Vicente e Renata Carbonel, coordenadoras do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação, (CAO Educação/MPRJ), apresentarão um diagnóstico das escolas mais impactadas em função dos confrontos armados, número de alunos atingidos e dias letivos perdidos nos anos de 2016 e 2017. A apresentação terá como base dados extraídos do “MP em Mapas”, plataforma digital do Ministério Público do Rio de Janeiro, que reúne informações sociais e institucionais sobre a atuação do MPRJ em todo o estado.

Como subtemas que serão debatidos destacam-se “Políticas Públicas de Educação no Contexto da Violência Urbana”, “A Construção do Cenário da Violência nas Escolas: georeferenciamento, impactos e desafios” (ambos a partir das 9h30min), “Violência Urbana e Educação no Rio de Janeiro: efeitos e resultados escolares” e “Violência Urbana e Educação: tipificação e perspectivas de solução”, a partir das 14 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até quinta-feira, (23), via internet.

O Encontro Estadual Ministério Público pela Paz nas Escolas

24 de novembro de 2017, das 08h às 17h

MPRJ, Avenida Marechal Câmara, 370, auditório 9º andar, Centro, Rio de Janeiro

Inscrições: www.mprj.mp.br/comunicacao/eventos

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    TEM QUE CONVIDAR O PICCIANE EOS DEMAIS DEPUTADOS QUE BOTÃO ORDEM NESTES PROMOTORES QUE TEM A LEI E NÃO SABEM APLICALAS.POR MEDO.ESTE ENCONTRO É PIOR QUE ENCONTRO DE ANALFABETO.

Untitled Document