Museu Acadêmico da Aman possui acervo com 150 mil exemplares

by Diário do Vale

Museu em Resende guarda relíquias da história da nação brasileira


Resende – 
Também conhecida como Museu Acadêmico, a Biblioteca Marechal José Pessoa foi inaugurada em 1946, com a construção da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). O local funcionou como biblioteca de estudos ao longo de mais de 40 anos, até que, em 1989, foi inaugurada a Biblioteca Coronel Panizzutti. Nos dias atuais a biblioteca abriga um acervo de aproximadamente 150 mil exemplares de obras de valor histórico.

De acordo com a tenente Ana Carolina, da Seção de Comunicação Social da Aman, grande parte do público é formado por professores e alunos das redes pública e particular de ensino de Resende e da região. Segundo Ana, com a digitalização, algumas mudanças foram realizadas na biblioteca para facilitar a pesquisa e buscas por documentos e arquivos históricos.

– Hoje a Aman possui em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem o Catálogo Online da Biblioteca Coronel Panizzutti, possibilitado pelo Pergamum, o Sistema de Bibliotecas Integradas, livros digitais. Além disso, abriga também a Biblioteca de Doutrina do Exército. O acesso às obras da biblioteca diretamente via internet somente é possível para os Cadetes e militares da Aman que tenham acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – diz.

Ela explica que a biblioteca possui em acervo obras que vieram nos navios que trouxeram a família real portuguesa em 1808, como um atlas holandês datado de 1658. Além disso, possui documentos do período imperial brasileiro, como as cartas patentes assinadas por Dom Pedro II. A biblioteca conta também com uma rica pinacoteca, com quadros originais de artistas renomados, como “A Proclamação da República”, de Henrique Bernardelli e “A Volta dos Expedicionários” de Manuel Madruga.

Com relação aos temas das obras expostas, a assessora informa que, devido ao currículo dos cadetes abordar disciplinas diversas como Direito, Administração, Psicologia, Filosofia, Sociologia, entre outras, são buscadas obras dos mais diversos temas. Já a frequência do local, segundo ela, é bem extensa e contínua. A biblioteca recebe em média a visita de 250 pessoas por dia.

You may also like

2 comments

Abreu 16 de junho de 2018, 11:30h - 11:30

Gostaria de saber como visitar o Museu Acadêmico da AMAN?
Se precisa agendar para ter acesso?

Alexsander 16 de junho de 2018, 18:12h - 18:12

Já visitei com alunos Abreu, e é muito bom! Se for visita individual ou grupo familiar, não precisa agendar, mas só funciona durante a semana. É só chegar no portão da Aman e se identificar apresentando documento com foto.
Grupos de estudantes podem visitar nos fins de semana e durante, com agendamento prévio. O telefone era 33884500, pedir ramal da comunicação social.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996