Novos atores em cena

Por Diário do Vale
No palco: Atores com ou sem experiência vivem a magia de atuar no teatro (Foto: Bravo)

No palco: Atores com ou sem experiência vivem a magia de atuar no teatro (Foto: Bravo)

Uma metodologia diferenciada e cheia de experimentações. Assim é o curso de Teatro do Coletivo Teatral Sala Preta. Além de manter uma prática de eixo com jogos e improvisação, ViewPoints e teatro físico. O aluno é levado a refletir, pesquisar e praticar o teatro durante todo o ano. O início das aulas começa hoje (20) e acontecem na sede do Sala Preta, na Av. Joaquim Leite, 604/208, no Centro de Barra Mansa. Os alunos serão divididos em duas turmas. A turma I, intitulada, “Autores Teatrais”, será as sextas-feiras das 19h às 22h e é destinada para interessados a partir de 13 anos com ou sem experiência anterior em teatro. A turma II, “Dramaturgia em Processo”, será aos sábados, das 14h às 18h é, para interessados acima de 16 anos, também com ou sem experiência. No segundo semestre as turmas iniciam o processo de montagem de um espetáculo, no qual além de atuarem, participam da criação dos figurinos, cenários, sonoplastia e outras áreas da montagem teatral. O curso oferece sempre atividades complementares como leituras de texto dramáticos, vídeos, estudos e oficinas de intercâmbio.

O coordenador do curso, ator e professor, Danilo Nardelii, conta quais serão os focos das turmas.

– O diferencial do curso esse ano é que já começamos definindo o foco de trabalho de cada turma. Na turma de hoje, o objetivo são os autores teatrais. Então módulos como dramaturgia, cenário, figurino e os próprios jogos cênicos são pensados para instrumentalizar os alunos para encenação de textos existentes. Na turma de sábado (amanhã), o mais interessante é que nela que o Sala Preta exercita a docência daquilo que pratica, que é intervenção em espaço urbanos e não convencionais. Com essa característica, os módulos são pensados de forma que colaborem com a compreensão desse tipo de teatro – disse, acrescentando que as aulas do Sala Preta oferecem dois procedimentos, duas visões e abordagens em teatro para que o aluno possa escolher o que mais identifica ou o que ele queira pesquisa.
Vale ressaltar que o curso Sala Preta teve sua primeira turma em 2013, com a montagem do espetáculo o “Casamento do Pequeno Burguês”. Em 2014, foram duas montagens, “Transreal” e “Cenas do absurdo”.

Turma I – Autores Teatrais
Início hoje de 19h às 22h
O foco de trabalho desta turma é a pesquisa e encenação de textos já existentes de dramaturgos da história do teatro e/ou da atualidade. Como por exemplo: montagem de um texto, adaptações, colagens, investigação do universo de algum autor, etc.

Advertisement

Estrutura do curso
Eixo:
Jogos e Improvisação (Danilo Nardelli)
Módulos:
Música e Ritmo Cênico (Bianco Marques)
Visualidade e Espaços Cênicos (Thiago Delleprane)
Dramaturgia e Análise de Textos (Danilo Nardelli)
Figurino (Suzana Zana)
Montagem (Danilo Nardelli)

Turma II – Dramaturgia em Processo
Sábados de 14h às 18h

O foco de trabalho desta turma é para as dramaturgias em processo no espaço não convencional (ruas, galerias, galpões, etc). A narrativa surgirá do próprio grupo e de sua relação com os espaços da cidade. A montagem desta turma integra a programação da tomada urbana.

Estrutura do curso
Eixo:
Teatro de Rua (Rafael Crooz)
Módulos:
Música e Ritmo Cênico (Bianco Marques)
Performance (Thiago Delleprane)
Dramaturgia em Processo (Danilo Nardelli)
Figurino (Suzana Zana)
Montagem  (Rafael Crooz)

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996