terça-feira, 15 de junho de 2021 - 09:07 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Olimpíada Brasileira de Robótica acontece neste sábado na Ilha São João

Olimpíada Brasileira de Robótica acontece neste sábado na Ilha São João

Matéria publicada em 18 de agosto de 2017, 12:18 horas

 


Com entrada gratuita, evento terá início às 9h, já as provas, a partir das 10h30

Volta Redonda– Neste sábado (19) acontecerá a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Regional, na Ilha São João. O evento está sendo organizado pelo professor e coordenador do curso técnico em Automação Industrial do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Volta Redonda, Helton Sereno. A entrada é gratuita e terá início às 9h. As provas começarão a partir das 10h30.

A OBR é um evento anual que tem como objetivo formar alunos capazes de estruturar e resolver problemas e de lidar com a tecnologia, especialmente robótica, estimular o estudo, a persistência, o trabalho em equipe, a investigação e o aprendizado por meio da robótica, fazendo o futuro da tecnologia Brasileira.

O evento é para estudantes de nível Médio, Técnico e Fundamental. Esse ano, a competição contará com 31 equipes, sendo 15 de ensino fundamental e 16 de ensino médio. Além disso, a OBR, etapa regional, classifica as equipes para a estadual, depois nacional e finalmente para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

A ação receberá cerca de 100 adolescentes entre oito a 18 anos, que participarão das provas com os robôs desenvolvidos por eles. Esses robôs podem ser feitos de Lego ou construídos com materiais diversos. As equipes terão de realizar uma prova que simula um resgate a uma vítima em situação de risco. O robô desenvolvido pelos grupos deve ser programado para percorrer um caminho com obstáculos até localizar a vítima e levá-la a um local seguro.

Cronograma do evento

8h – 10h – Recepção e inscrição das equipes

10h – 10h30 – Reunião com os treinadores e a equipe de arbitragem

10h30– 12h – Primeira rodada

14h – 15h30 – Segunda Rodada

17h – 18h30 – Terceira Rodada

19h – Premiação


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document