Operação contra dengue interdita estabelecimentos em Resende

by Diário do Vale
Operação contra a dengue é feita em Resende (foto: Jorge Trindade - PMR)

Operação contra a dengue é feita em Resende (foto: Jorge Trindade – PMR)

Resende – Um depósito de barris de madeira no bairro Morada do Castelo e um ferro velho no Jardim Esperança foram interditados anteontem pela prefeitura. Além das interdições, foram emitidas notificação ao proprietário de um depósito de reciclagem também na Morada do Castelo. A ação realizada nesse dia faz parte de uma operação iniciada na semana passada, visando a interdição de locais classificados como Pontos Estratégicos (PE) para combate à dengue – são estabelecimentos como ferros velhos, oficinas de carros, depósitos de armazenamento de materiais de reciclagem, entre outros.

A operação é realizada em conjunto entre a Procuradoria-Geral do Município, a Divisão de Fiscalização de Posturas, a AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e a Guarda Municipal e tem como alvo estabelecimentos que estão irregulares quanto ao alvará de funcionamento e à licença ambiental e durante visitas anteriores dos agentes do CCZ foram identificados ainda como locais com focos do mosquito Aedes aegypti.

– Estão recebendo a visita estabelecimentos que já foram fiscalizados anteriormente. Os proprietários dos locais que estão sendo interditados já foram notificados quanto às irregularidades e receberam prazo de 15 dias para regularizarem sua situação. A partir da interdição, eles estão recebendo mais oito dias de prazo para providenciarem a documentação junto aos órgãos competentes na prefeitura – explicou o procurador-geral, Kleber Luís de Souza, salientando que, no total, serão visitados oito estabelecimentos.

Kleber explicou ainda que o depósito de barris na Morada do Castelo terá que retirar todo o material que vem sendo armazenado a céu aberto. São inúmeros barris de madeira espalhados por todo o terreno, acumulando água. No local, em visita anterior, os agentes do CCZ encontraram focos do Aedes Aegypti e ainda do Aedes Albopictus, que também transmite a Chikungunya. Caso os proprietários não retirem o material dentro do prazo, a Procuradoria irá pedir autorização para removê-los junto à Justiça.

O depósito de material de reciclagem, que fica localizado ao lado do depósito de barris, recebeu apenas notificação, uma vez que os proprietários já deram entrada no pedido de alvará e no licenciamento ambiental. Já o ferro velho do bairro Jardim Esperança também foi interditado e terá que retirar os veículos, peças e outros materiais que estão sendo armazenados no local.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, o Comitê de Combate à Dengue realizou uma ação de fiscalização em cerca de 20 pontos estratégicos em todo o município com equipes da AMAR, CCZ e Divisão de Posturas. O objetivo era não só verificar a documentação, mas também identificar focos do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Rafael de Carvalho, os pontos estratégicos recebem a visita dos agentes de saúde a cada 15 dias.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996