‘Outubro Rosa Pet’: Castração previne o câncer de mama em animais, destaca veterinário

by Diário do Vale

Animais também podem e devem receber trabalhos de prevenção ao câncer
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda- O câncer de mama também pode afetar as cadelas e gatas de estimação. O mês “Outubro Rosa Pet” destaca a prevenção à doença, que pode ser feito através de exames e principalmente com a castração. Até o primeiro ano de vida, o procedimento pode reduzir as chances de desenvolver tumores nas mamas, como explica o veterinário de Volta Redonda, Bruno de Freitas.
– A única forma eficaz de prevenção é a castração em qualquer fase da vida, mas é indicado que faça antes do primeiro cio, que ocorre a partir do 6° mês de vida – disse, acrescentando que os donos dos pets podem fazer o diagnóstico do câncer de mama nos animais com o autoexame das mamas.
– O diagnóstico é simples e pode ser feito em casa, como nas mulheres, o primeiro sinal é encontrar nódulos na palpação das mamas. Passe as mãos nas mamas das cadelas ou gatas a procura de qualquer carocinho mesmo que bem pequeno, caso encontre leve rapidamente ao médico veterinário para confirmar o diagnóstico – comenta.
Cadelas e gatas em qualquer idade podem desenvolver a doença, entretanto é mais comum o surgimento do nódulo a partir dos 05 anos de idade, o tumor pode crescer rápido e se espalhar no corpo dificultando o tratamento médico.
– Muitas vezes não aparece nenhum sintoma, apenas o surgimento de nódulos que podem crescer rapidamente e acabar rompendo e se transformando em feridas de difícil cicatrização. Os tumores de mama também podem espalhar para outros órgãos -metástase- se não tratado rapidamente – disse o veterinário, acrescentando que: “O tratamento é cirúrgico onde é retirada além da região do nódulo, toda cadeia mamária para evitar que cresça em outra mama e também é feita a castração”, cita.
As fêmeas, não castradas, também podem desenvolver infecção de útero.
– Devido a algum distúrbio hormonal por conta dos cios, as fêmeas não castradas quando atingem a meia idade -acima de 05 anos- podem desenvolver infecção de útero também – disse.

Benefícios da castração

O médico veterinário Bruno de Freitas esclarece ainda que a castração além de inibir a procriação descontrolada, ajuda na prevenção de várias doenças, entre elas: o câncer de mama, nas fêmeas, e o câncer de próstata nos machos. A castração pode ser feita em qualquer idade, sendo que para animais mais idosos, deve ser feito uma série de exames mais completo para confirmação da saúde e redução do risco cirúrgico.
– Além do risco de gravidez indesejada, evita-se os transtornos decorrentes da ação hormonal como agressividade, demarcação de território e doenças sexualmente transmissíveis. O animal castrado tende a ser mais calmo e a realizar menos atividades físicas. Este comportamento, somado a uma alimentação inadequada causa comumente a engorda dos animais. Contudo, com uma alimentação saudável, e atividades regulares, o animal mantém o mesmo peso por toda a vida – disse.
Bruno explica o procedimento: “No caso das fêmeas é feita uma pequena cirurgia e o animal permanece em observação por algumas horas, sendo liberado no mesmo dia ao apresentar estabilidade no seu quadro de saúde”, disse, acrescentando que no caso dos machos: “o procedimento é bem menos invasivo, por isso, o animal permanece por menos horas em observação, sendo liberado em seguida ao apresentar estabilidade”, finaliza.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996