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Pesquisa com usuários aponta 96% de satisfação na Policlínica da Cidadania

Matéria publicada em 16 de dezembro de 2016, 17:13 horas

 


Levantamento ouviu 930 pessoas que já utilizaram os serviços do complexo de Saúde no Estádio da Cidadania em Volta Redonda

Volta Redonda –  A prefeitura, por meio do Setor de Qualidade do CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte), realizou um levantamento para avaliar o grau de satisfação dos usuários da Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, que funciona no Estádio Raulino de Oliveira – o Estádio da Cidadania. A Policlínica da Cidadania foi fundada em 2009, e oferece exames com médicos de 21 especialidades diferentes, além de diversos exames – como eletroencefalograma, audiometria, risco cirúrgico, e eletroneuromiografia – e serviços como confecção do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e a Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamin.

A pesquisa foi realizada por telefone com 930 pessoas que já utilizaram os serviços de Saúde da Policlínica, e apontou que o índice de satisfação chega a 96%, com 80% dos usuários (742 pessoas) afirmando estar “satisfeitos” com o atendimento e 16% (145 pessoas) declarando-se “muito satisfeitos” com os serviços. Outros 2% (19 pessoas) declararam-se “indiferentes”, e 3% declararam estar “insatisfeitos” (24 pessoas). Ninguém se declarou “muito insatisfeito” com o atendimento na unidade.

Luiza Maria Ferreira, de 69 anos, moradora do Padre Josimo, estava aguardando atendimento pela primeira vez, com um cardiologista, e aprovou os serviços da Policlínica. “Fui muito bem atendida por todos até agora. Precisei fazer o cartão SUS e o atendimento também foi excelente”, disse ela.

Márcia Deuinson Fernandes, de 40 anos, que aguardava para fazer um eletrocardiograma, já utilizou os serviços da unidade em outras ocasiões, e destacou o bom atendimento. “Sempre sou muito bem atendida. Vim encaminhada pela Policlínica da Mulher – onde o atendimento também é excelente – e acho ótimo aqui. Não demorei muito para marcar os procedimentos, foi muito bom”, avaliou. João Lúcio Dutra, de 62 anos, morador do bairro Nova Primavera, é usuário da Policlínica da Cidadania “há vários anos”, onde se trata com um cardiologista. “Hoje, por exemplo, foi um caso de emergência, e conseguiram me encaixar em um horário. O atendimento aqui é muito bom, os médicos são ótimos. Não tenho do que me queixar”, assegurou.

O aposentado João Batista Prado, de 72 anos, morador do bairro Siderlândia, também afirmou utilizar os serviços da Policlínica da Cidadania há vários anos e destacou o bom atendimento. “Todo mundo é gente boa. Os médicos, as atendentes. É um atendimento muito bom, fico muito satisfeito”, apontou ele, que iria se consultar com um cardiologista.

Consultas

O coordenador médico da Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, o médico gastroenterologista Ranieri Ávila de Oliveira – que também atende na policlínica pela especialidade dele – afirmou que o maior diferencial da unidade é o volume de pacientes atendidos.

– A Policlínica realiza cerca de 25 mil consultas por mês. E isso com a otimização de um especo público – um estádio de futebol – e dentro do princípio da integralidade do SUS, oferecendo às pessoas tudo em um mesmo lugar: consultas, exames e outros procedimentos – apontou.

De acordo com o coordenador médico, mesmo com o grande volume de pacientes, o atendimento é realizado com tanta qualidade quanto no setor privado, onde ele também atua. “Conversando com outros médicos daqui, avaliamos que o atendimento na Policlínica é o mesmo que realizamos no setor privado, com todos os exames e procedimentos necessários, e a efetividade – os resultados do tratamento – também são os mesmos. A grande diferença é o volume de pacientes, que é muito maior”, disse.

O coordenador da Policlínica da Cidadania, o administrador de empresas Milton Alves de Faria, comemorou o resultado da pesquisa, que ele aponta como um “reconhecimento” da população ao trabalho.

“Ver esse resultado é uma satisfação muito grande, é o reconhecimento da população por um trabalho onde atendemos uma multidão – são aproximadamente 1,1 mil consultas por dia – e obtivemos um resultado destes, uma aprovação maciça”, pontuou ele, afirmando ainda que a procura tem aumentado nos últimos meses. “As pessoas estão fugindo do plano de saúde, que está muito caro, e vêem que o mesmo médico que as atende no plano, também atende aqui na Policlínica. Isso também significa uma aprovação de como o SUS é conduzido em Volta Redonda”, avaliou.

O coordenador também chama a atenção para outro fato: a população respeita as instalações da Policlínica da Cidadania: “Em todos estes anos, desde 2009, nunca tivemos um caso de vandalismo, nada foi quebrado, nenhum adesivo das portas foi arrancado. As pessoas entendem o valor deste espaço e o conservam, o que mostra mais uma vez que valorizam e reconhecem o trabalho feito aqui”, disse.

Usuários são encaminhados à policlínica pelos postos de Saúde

Para ser atendido na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza – que funciona de 7h às 19h – o usuário do SUS deve ser encaminhado após avaliação médica nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o agendamento é feito via internet, através do cartão SUS. O usuário também poderá ser encaminhado por outras unidades especializadas – Policlínica da Mulher, Policlínica da Melhor Idade, Centro de Doenças Infecciosas e Ambulatório de Follow up.

A policlínica oferece consultas nas especialidades de alergologia (alergista), angiologia, cardiologia e cardiopediatria, dermatologia, endocrinologia, endócrino pediatria, fonoaudiologia, gastroenterologia e gastropediatria, hematologia e hematopediatra, nefrologia e nefropediatria, neurologia e neuropediatria, nutrição, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e pneumopediatria, psicologia, reumatologia, urologia, além de exames e procedimentos como EEG (eletroencefalograma), tratamento de vitiligo/psoríase, ortoptista, audiometria, foto coagulação, risco cirúrgico, mapeamento de retina, campo visual, eletroneuromiografia, USG Globo Ocular, Avaliação Urodinâmica, Atendimento a Ostomizados, Gonioscopia, audiometria, mapeamento cerebral, serviço de PUVA (fototerapia), ambulatório de pacientes com AVC, exercícios ortópticos, entre outros.

Outros serviços disponíveis

No primeiro andar do Estádio da Cidadania está localizada a recepção para receber e encaminhar os pedidos de consultas médicas especializadas, o Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, com um complexo de equipamentos digitais para tomografia, mamografia, radiografia e ultrassonografia. No segundo e terceiro andar, com acesso por rampas e elevador, funcionam a Ótica de Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamin – que deve distribuir mais de 23 mil óculos gratuitamente até o final de dezembro, para alunos da rede pública, idosos com renda até 3 salários mínimos e deficientes – Espaço Saúde e Cidadania Laudelina de Andrade, Comissão Municipal de Demanda de Medicamentos de Alto Custo, consultórios de Oftalmologia, Cartão SUS e Ouvidoria, Academia para a 3ª Idade, entre outros serviços.

 

: Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamin é um dos serviços oferecidos no Estádio da Cidadania (foto: ACS)

: Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamin é um dos serviços oferecidos no Estádio da Cidadania (foto: ACS)

Pesquisa também avaliou outras áreas do governo

A pesquisa que avaliou a satisfação dos usuários com Policlínica da Cidadania em Volta Redonda também ouviu a opinião das pessoas sobre a atuação do governo municipal em outras áreas, como Saúde, Água e Esgoto, Coleta de Lixo e Educação, além da atuação do prefeito Antônio Francisco Neto.

Em relação à atuação de Neto frente à prefeitura, 18% (170 pessoas) o avaliaram como “ótimo”; enquanto 49% (460) apontaram como “bom”, e 16% (147) escolheram “regular para mais”. Outros 6% (55) dos entrevistados avaliaram a gestão como “regular para menos”, 4% (34) escolheram “ruim”, e 2% (19) apontaram como “péssimo”, e 5% (45) não quiseram informar.

Os diversos serviços públicos foram avaliados em uma escala de 0 a 10: a coleta de lixo recebeu nota 10 de 40% dos entrevistados, nota 9 de 12% das pessoas; nota 8 para 22%, nota 7 para 8% e nota 6 para 5% das pessoas ouvidas. A nota 5 foi citada por 7% dos entrevistados, 1% deu nota 4 e 1% deram nota 0 (zero).

A segurança pública recebeu nota 10 de 14% das pessoas; nota 9 de 7%; nota 8 de 21%; nota 7 de 15% dos pesquisados; nota 6 de 8% das pessoas; nota 5 de 17%; nota 4 de 3%; nota 3 de 3%; nota 2 de 2% dos pesquisados e nota 0 (zero) por 6%.

A Educação também foi avaliada na pesquisa, e 22% das pessoas deram nota 10, enquanto a nota 9 foi citada por 10%. A nota 8 foi escolhida por 19%; a nota 7 por 11%; a nota 6 por 7%; a nota 5 por 12%. A nota 4 foi citada por 3% dos entrevistados; a nota 3 por 2% e a nota 2 foi escolhida por 1% das pessoas ouvidas. A nota 0 (zero) foi a escolha de 2% dos entrevistados e a nota 1 não recebeu nenhuma citação.

O Serviço de Água e Esgoto recebeu a nota 10 de 33% dos entrevistados. A nota 9 foi citada por 13%, e a nota 8 por 18%. A nota 7 foi a escolha de 10% dos entrevistados; nota 6 por 5%; nota 5 por 8%; as notas 4, 3 e 2 receberam 2% cada. A nota 0 (zero) foi citada por 3% das pessoas.

Em relação à Saúde Pública, a pesquisa mostrou que 21% dos entrevistados avaliam como nota 10; outros 10% como nota 9; e 17% como nota 8. A nota 7 foi a opção de 13% das pessoas ouvidas, enquanto a nota 6 recebeu 9% das intenções. A nota 5 recebeu 13% dos votos; as notas 4 e 3 por 3%; a nota 2 por 2% das pessoas; a nota 1, 1% das escolhas, e a nota 0 (zero) recebeu 5% das intenções.

 

 


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3 comentários

  1. Avatar

    Quero aproveitar a oportunidade de Agradecer ao Pref Neto, aos responsáveis pela Saúde no Município, aos Servidores do HSJB, Posto de Saúde do Rustico, a Clinica dentária do Eucaliptal. A melhor Saúde é do nosso Município, em dados momentos melhor que muitos planos de Saúde, espero e faço votos que a nova Administração mantenha pelo menos as pessoas e os serviços. Obrigada a todos que DEUS abençoe vocês

  2. Avatar

    Agradecimento,

    Queria deixar registrado o meu agradecimento sincero ao Neto, e principalmente ao pessoal da fisioterapia – Sr Wladimir , o excelente trabalho que fazem em prol da população.
    Nem nos grandes centros vi tanta competência e dedicação, com poucos recursos.
    Espero que o novo prefeito amplie e melhore os atendimentos.
    Obrigado por tudo!

  3. Avatar

    Tirando a má vontade de muitos, a demora no raio X, a demora para remarcar a consulta, essa então aja paciência, pode conta no minimo uma hora, isso quando ta vazio, realmente os médicos dão um atendimento bom.

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