Pipas tomam conta do céu em Volta Redonda

by Diário do Vale

Pipas coloriram o céu de Volta Redonda neste final de semana.

Volta Redonda – Soltar pipas é uma das brincadeiras que ainda consegue tirar crianças, adolescentes e até adultos da frente dos eletrônicos. A diversão vem resistindo à era dos celulares e movimenta boa parte dos bairros, principalmente nos finais de semana. Nesta época do ano a disputa por um “espacinho” no Aero Clube, por exemplo, é bem acirrada. Por todos os lados praticantes dessa brincadeira só têm um ponto fixo para olhar: o céu que, por sinal, fica colorido com inúmeras pipas.

O estudante Alan de Assis, de 14 anos, é um dos frequentadores assíduos do local, durante a temporada de pipas. Ele disse que são raras as vezes que troca a pipa por outro lazer. Apesar de se considerar um bom jogador de videogame e demais jogos eletrônicos, como a maioria dos adolescentes, Alan afirma que a pipa supera todas as emoções dos jogos virtuais.

– Sempre soltei pipas desde pequeno, quando vinha com meu pai e agora posso vir sozinho e passo boa parte do dia aqui – comentou o menino que mora no Retiro e chega até o Aero Clube de bicicleta. Na garupa ele carrega apenas linha e algumas pipas que podem substituir as que por ventura vier a se perder durante o jogo de cruzar e cortar o adversário.

Aliás, os adeptos dessa brincadeira não frequentam estes locais apenas para empinar pipas. A maioria afirma que o bom da brincadeira é a habilidade em usar o vento a seu favor e garantir maior tempo no ar, cortando o adversário. “É muito engraçado quando a gente consegue cortar o amigo do lado, ficamos zoando dele”, disse Alan, com olhos focados no céu.

Um garoto próximo a Alan, Rodrigo de 19 anos, também confirma que a brincadeira é uma das poucas atividades que consegue leva-lo para fora de casa. “Gosto muito de ficar em casa, assistir filmes e jogar on line com meus amigos, mas na época de pipas, prefiro ficar aqui”, ressaltou o rapaz, estimando ficar em torno de sete a oito horas soltando pipa nos finais de semana. “Esqueço até da fome, porque empinar uma pipa é bem trabalhoso e não dá para ficar parando pra comer”, ressaltou o rapaz.

O risco das linhas cortantes

A “linha chilena” – um fio de algodão, encerado com quartzo moído e óxido de alumínio – é uma unanimidade. A técnica, no entanto, utilizada para cortar o adversário pode provocar graves acidentes. Motociclistas são os que mais se queixam dos riscos dessas linhas. Como os capacetes não protegem contra essas linhas que ficam invisíveis, motociclistas podem ter cortes no pescoço levando, dependendo do caso, até mesmo a morte.

Para evitar acidentes a orientação é destinar locais específicos para os praticantes de pipas. Mas nem sempre esses espaços atendem a todos e muitos acabam se espalhando pelas ruas e calçadas. Em torno do campo do bairro Aero Clube, por exemplo, quem passa pelas ruas próximas tem que ficar atento, pois volta e meia, surge um garoto na pista atrás de uma pipa.

História
A pipa aliás vem sendo motivação para muitos há vários anos. Foi a pipa, que inspirou Santos Dumont a voar no famoso 14 Bis. Em 1921, Marconi utilizou pipas para fazer experiências com a transmissão de radio, teste que, mais tarde, seria utilizado por Graham Bell em seu invento, o telefone.

You may also like

3 comments

Luan 8 de julho de 2018, 17:58h - 17:58

Pipas que por sinal o prefeito proibiu ficar na ilha e agora mandou a guarda municipal fechar os campos, ficou mais perigoso ainda pois a mulhekada esta soltando na rua.

Leitor do Vale 1 de julho de 2018, 19:01h - 19:01

Parabéns ao bom senso de todos envolvidos, parabéns ao casal e felicidades a este “apressadinho” rsrs

De Olho 2 de julho de 2018, 13:53h - 13:53

Acho que fez comentário na matéria errada!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996