quinta-feira, 22 de outubro de 2020 - 15:11 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Porto Real apresenta palestras com foco no combate à Violência Contra a Mulher

Porto Real apresenta palestras com foco no combate à Violência Contra a Mulher

Matéria publicada em 22 de novembro de 2019, 15:58 horas

 


Juíza Maria Aparecida Consentino apresentou o tema: ‘13 Anos da lei Maria da Penha- Avanços e Perspectivas’
(Foto: Dorinha Lopes- Secom PMPR)

Porto Real- O município promoveu uma tarde de palestras direcionadas no combate a Violência Contra a Mulher ontem (21), no Horto Municipal com a participação de servidores públicos e da população. As palestras contaram com o tema: “13 Anos da lei Maria da Penha – Avanços e Perspectivas”, ministrada pela juíza Maria Aparecida Consentino; “Patrulha Maria da Penha- Guardiões da Vida”, sob a responsabilidade da cabo da Polícia Militar, Marcela e “Peculiaridades da Investigação dos Crimes Contra a Mulher”, tema abordado pelo inspetor Wlamir, da 100ª DP (Porto Real).

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, os participantes receberam orientações sobre os procedimentos das forças de segurança pública (Guarda Civil Municipal, Polícias Militar e Civil) e dos equipamentos de apoio e orientação no enfrentamento à violência doméstica e de proteção e apoio as vítimas, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação.

A juíza Maria Aparecida Consentino destacou a importância dos debates sobre a violência doméstica e do fortalecimento das legislações pertinentes ao assunto, como a Lei Maria da Penha.

– Os dados sobre a violência no Brasil são alarmantes. Somos o quinto país que mais agride a mulher simplesmente por ser mulher e o primeiro em agressão à população LGBTQI+. A cada cinco meninas no Brasil, três sofrem com violência sexual. Nos últimos cinco anos, morreram em nosso país por violência o mesmo número de pessoas que morreram na guerra da Síria. Precisamos acordar para essas situações de desrespeito e desvalorização da vida humana – afirmou a juíza.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Elias Vargas, as palestras tiveram o objetivo de promover um chamamento público à conscientização sobre o tema Violência Contra a Mulher.

– Desse modo buscamos promover informações necessárias no que se refere às questões voltadas às políticas de proteção e orientação sobre esse assunto. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, na figura de uma de uma das suas idealizadoras, Rejane Alves Cruz, pela realização desse evento de tamanha importância para a sociedade – considerou o secretário.

Mais presenças

Também estiveram presentes a vereadora Bianca Diniz e os secretários municipais: Jean Carlos dos Santos Silva (Governo); Vanessa Miranda (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda); Ricardo Moraes (Comunicação e Transparência).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document