Porto Real conquista 1º lugar em Vigilância Alimentar e Nutricional

by Diário do Vale

Porto Real –  O município de Porto Real, conforme classificação recentemente divulgada pelo Ministério da Saúde, conquistou o primeiro lugar em Vigilância Alimentar e Nutricional da Região do Médio Paraíba. O Informe Situacional Sobre Os Programas de Alimentação e Nutrição e de Promoção da Saúde na Atenção Básica ainda revelou que a cidade está entre as oito melhores do estado no quesito. Mais de três mil usuários são atendidos através do programa SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), um sistema que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.

– Realizamos uma triagem e uma avaliação de risco nutricional. Conforme o resultado, o paciente é encaminhado para o nutricionista. O público atendido compreende as crianças entre zero e cinco anos de idade; adultos com hipertensão ou diabetes e gestantes – explicou o diretor de Atenção Básica, Rogério Novais.

O diretor disse que o ranking divulgado pelo Ministério da Saúde mostra o bom trabalho que os profissionais das USF’s (Unidades de Saúde da Família) têm realizado junto aos pacientes.

– Esse resultado confirma nosso cuidado com fatores como a prevenção da obesidade e com as doenças crônicas não transmissíveis. Agradeço a todos que colaboraram para que alcançássemos essa classificação quanto à Vigilância Alimentar e Nutricional – comentou.

O secretário de Saúde, Renato Ibrahim, frisou que atualmente quase 800 famílias são atendidas pelo SISVAN nas sete USF’s do município.

– Esse resultado junto ao Ministério da Saúde representa uma preocupação constante do governo com nossa população, acompanhando gestantes, crianças e pacientes com hipertensão e diabetes. Estão de parabéns o diretor, as nutricionistas e todas as equipes das sete unidades de Saúde da Família. A união que nos fez atingir este patamar – considerou Ibrahim.

A prefeita Cida também comemorou o resultado e agradeceu o empenho dos profissionais das USF’s.

– O profissionalismo dos servidores das USF’s se reflete diretamente na condição de saúde da população. Obrigada a todos pelo excelente resultado alcançado nesse fator tão importante que é a alimentação. Isso mostra que o município continua em busca de melhorar e qualificar o atendimento à população, sempre preocupado em dar a atenção devida ao serviço prestado e aos usuários dos programas de saúde – afirmou.

Crianças e adultos com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, são acompanhados por nutricionistas (foto: PMPR)

Crianças e adultos com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, são acompanhados por nutricionistas (foto: PMPR)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996