Primeira sessão de 2015 da Câmara de Resende votará 17 matérias

by Diário do Vale

Resende

A primeira sessão da Câmara Municipal hoje, às 19 horas, prevê a discussão de 17 matérias pelo plenário, entre indicações com proposições de obras e serviços (13 matérias), requerimentos de informações (três), projeto de lei (um) e moção de louvor (uma). Essa será a primeira sessão da nova Mesa Diretora, presidida pelo vereador Mirim (Solidariedade), e eleita para o biênio 2015-2016.
A sessão de hoje marcará ainda a volta do vereador Kiko Besouchet (PP), que estava licenciado do mandato desde janeiro de 2013, quando assumiu a titularidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. No período da sua licença, Kiko foi substituído por Pedro Paulo Florenzano, primeiro suplente do PP. Em Resende, as sessões da Câmara Municipal acontecem às terças e quintas-feiras, sempre a partir das 19 horas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Mirim, após o encerramento da primeira sessão em plenário do ano legislativo de 2015, os vereadores se reunirão para escolher os membros das 12 comissões permanentes do Poder Legislativo. As comissões têm a atribuição de analisar os projetos em andamento na casa, quanto aos aspectos constitucional, financeiro, legislativo e administrativo, antes do debate e da deliberação no plenário.

Homenagem

Hoje, também irá acontecer uma homenagem ao ex-presidente da Casa, Bira Ritton, que presidiu a Mesa Diretora no biênio 2013-2014. O retrato do vereador será incluído na galera de fotografias de ex-presidentes da Câmara Municipal. O evento está marcado para às 16h.
Na mesma cerimônia, o vereador Kiko Besouchet (PP) fará seu primeiro pronunciamento após ter reassumido o seu mandato, do qual havia se licenciado em janeiro de 2013 para ser secretário de Trabalho e Renda do Município. O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Mirim (Solidariedade) dará ainda, durante a solenidade, suas boas-vindas aos parlamentares, que participam na mesma data, só que às 19 horas, da primeira sessão ordinária em plenário, depois do recesso parlamentar. O descerramento da fotografia de Bira Ritton acontece no prédio anexo, enquanto a sessão está prevista para o plenário da Rua Padre Couto.

Galeria de fotos

A galeria com fotografias de ex-presidentes lembra 71 dos 214 anos da história legislativa na cidade, ao retratar o primeiro presidente da instituição, André Bernardes Rangel, e todos os vereadores que presidiram a casa, a partir de 1947. O vereador Bira Ritton será o 44º retrato a ser inserido na galeria, que pode ser visitada por qualquer cidadão. O anexo da Câmara fica na Avenida Marechal Castelo Branco 104 – Campos Elíseos.
Dos ex-presidentes retratados neste painel, um deles foi governador do estado do Rio de Janeiro (Badger da Silveira), enquanto dois exerceram mandatos de prefeito de Resende (Eduardo Meohas e Walmir Rodrigues), e cinco ocuparam os cargos de vice-prefeito da cidade (Manoel Ramos, Pedro Braile Neto, João Luís Gomes, Nivaldo de Oliveira e Paulo Cardoso).
Foram também deputados os ex-presidentes Oswaldo Gomes, Eduardo Meohas (ambos estaduais) e Rosendo de Souza (federal). Por sua vez, o ex-presidente Sérgio Bernardelli se elegeu prefeito de Porto Real, duas vezes seguidas. Cinco ex-presidentes fazem parte da atual legislatura (2013-2016). São eles: Roque Cerqueira, Romério de Almeida, Pedra, Kiko Besouchet e o próprio vereador Bira Ritton.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996