quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Projeto aprovado pela Alerj dispensa veículos com GNV da vistoria anual do Detran

Projeto aprovado pela Alerj dispensa veículos com GNV da vistoria anual do Detran

Matéria publicada em 14 de agosto de 2018, 10:50 horas

 


Projeto aprovado isenta donos de carros com GNV de vistoria anual do Detran. (crédito Divulgação)

Rio – A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei 3.010/17, determinando que veículos com o sistema de Gás Natural Veicular (GNV) fiquem dispensados da vistoria anual simplificada feita pelo Detran. A proposta seguirá, agora, para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para decidir.

O projeto é uma reivindicação do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sinderepa). Segundo Celso Mattos, presidente do sindicato, a medida tende a aumentar o número de instalações de GNV no estado.

“Muitos consumidores apontavam a dupla vistoria (Detran e Inmetro) como um fator dificultante para a conversão de seus veículos para o gás natural. Se aprovada, essa lei soluciona essa questão, impedindo que o motorista perca um dia de trabalho indo ao Detran, sendo necessário somente o pagamento da taxa de licenciamento”, explica Celso.

Para serem beneficiados pela nova norma, os motoristas terão de seguir cumprindo a vistoria realizada pelo Inmetro, obrigatória no caso dos veículos com o chamado “kit gás” instalado. Para Celso, porém, de forma alguma isso representa menor rigor quanto à condição dos veículos, pelo contrário.

“A vistoria do Inmetro é notoriamente mais rigorosa e criteriosa. Ou seja, a medida não representará a possibilidade de carros rodando nas ruas em piores condições, mas sim a eliminação de um trâmite burocrático que acaba por dificultar, de maneira desnecessária, a vida dos motoristas”, reitera o presidente do Sindirepa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

19 comentários

  1. ja existe um projeto em que teremos que pagar a vistoria do detran e nao teremos o serviço pois segundo o autor do projeto o detran nao pode perder verbas,mas o consumidor pode pagar, isto e brasil,e um absurdo,creio que se aprovado teremos como entrar na justiça contra o estado.

  2. Será que Pezão vai assinar mesmo? isso seria bom, pois fazer duas vistorias é uma covardia.

  3. Estão acreditando que estão pensando nos motoristas? Além da aumentar o rigor, ou seja, se o retrovisor de um lado estiver mais queimado pelo sol do que o outro lado vai ser reprovado vai pagar uma taxa muito mais alta. De cara a vistoria pelo Detran foi determinada pelo próprio que é um órgão executivo. Agora que a união está determinando o início da vistoria em 2020 e a cada dois anos que por enquanto está suspensa. Então como fica os valores pagos pelos motoristas pela vistoria irregular do Rio até hoje?

  4. Poderia sim era acabar com as milícias que tomam contam de postos de vistoria no Rio de Janeiro, cabide de empregos… O bom dia que você oferece por educação ao vistoriador da linha, custa 20,00…. #nojo

  5. Gerson Fernandes dos Santos

    Esta dupla obrigatoriedade de vistoria anual é caduca,abusiva, interesseira,política,surreal e sem noção ….,………

  6. Kkkkk é piada né pois se com as duas vistorias feiras tem carro explodindo em postos de gnv imagine se ficar em uma só….Por isso não uso gnv. Sei que estou gastando mais mas pelo menos não tenho essa bomba alojada atrás dos meus filhos no carro.

    • Deixa de ser idiota e para de falar besteira, todos os veiculos que explodiram por causa do GNV, estavam sem as vistorias anuais e de reteste que são feitas de 5 em 5 anos. Se informe melhor antes de falar merda!

  7. QUANDO OS SENHORES DEPUTADOS VAO EXIGIR DA CCR NOVA DUTRA LAVA JATO SER MAIS RESPONSAVEL COM RELACAO AOS INUMEROS ACIDENTES NA DUTRA .FALTA TUDO. DESDE SINALIZACAO , MALDITA SERRA DAS ARARAS A MESMA 50 ANOS,CURVAS ASSASSINAS,ANIMAIS ,ROMEIROS, BEBIDA A VONTADE,PROSTITUTAS, O PEDAGIO NEM SE FALA E PRA NADA. NINGUEM AGUENTA MAIS.

  8. Que bom! Até que enfim uma notícia boa vindo dos deputados! Não faz nenhum sentido mesmo passar por duas vistorias, além de ter que pagar pelas duas, sendo que a do órgão credenciado pelo inmetro é muito mais rigorosa do que a do detran.

  9. Para retirar de circulação das ruas os carros mal conservados bastariam as polícias rodoviárias, estadual e federal, a PM e a guarda municipal. Eu falei das “latas velhas”, pois existe carros antigos em ótimo estado de conservação. Tem Ford 1929 (com 90 anos) em melhores condições do que carros de marca coreana e chinesa com 10 anos de uso (só exemplos).

  10. GALERA SÓ PRA LEMBRAR VCS APARTIR DE JANEIRO DE 2020 TODOS OS ESTADOS DO BRASIL PASSARAM A SER OBRIGATORIO A VISTORIA ANUAL, Sr. CLAUDIO SE O Sr. NÃO SABE TEM MUITOS CARROS LOVOS SUCATEADOS RODANDO NA CIDADE TMB.

  11. SENHORES DEPUTADOS ,,,OLHEM PARA OS MOTORISTAS DESSES QUERIDO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ????????????? ACABEM COM ESSA TAL DE VISTORIA ANUAL,,,,ALÉM DE NÃO TER VAGA É UMA TRISTEZA,,,,, A OBRIGAÇÃO DO MOTORISTA É PAGAR O “””IPVA”” E MANTER O CARRO ARRUMADO!!!!!!

  12. PARABENS QUE SEJA RECONHECIDO O TRABALHO DESSES DEPUTADOS CHEGA DE BUROCRACIA ,,,,

  13. PROCURA SE POLITICOS QUE DESEMBARAÇA E AFASTA TODO TIPO DE BUROCRACIA DO MEIO DA SOCIEDADE,,,UMA DELAS É ISSO AI,,PARABENS AOS DEPUTADOS!!!!!! AGORA SÓ FALTA ACABAR COM A TAL VISTORIA ANUAL,,,,,,,,, A OBRIGAÇÃO DOS MOTORISTA É PAGAR O IPVA E MANTER O CARRO ARRUMADO !!

  14. Tomara que seja aceita, acho que nem deveria ter assim como em muitos estados. Aguardemos.

  15. Finalmente. Que sentido faz você precisar fazer uma inspeção veicular (que além de cara ainda é demorada também) e ainda ter que fazer a vistoria do DETRAN? Pra quem não sabe, a inspeção é muito mais rigorosa do que a própria do DETRAN.

    O indivíduo precisa perder um dia de trabalho para ir na inspeção e ou outro dia para o DETRAN (esse ainda mais penoso). Isso só demonstra a distância que tem nossos “representantes” burocratas do povo do mundo real que precisa trabalhar arduamente para muitas das vezes mal pagar as próprias contas.

    Muitos desses políticos sequer encaram as filas do DETRAN, mandam seus despachantes e ainda assim muitos possuem carros zeros e nem vistoria são necessários, além do fato de que político nenhum tem carro movido a GNV, não é mesmo?

  16. Fazer uma vistoria anual neste Detran RJ já é um nojo, os caras de lá dificultam tudo para vender facilidades.
    Fazer duas vistorias, é pedir a morte.
    Deveriam sim, era acabar com essas vistorias anuais, conforme outros estados fazem.

  17. ate que enfim uma proposta pratica , decente e segura . parabens

Untitled Document