PT indica Luiz Sérgio para relator da CPI da Petrobras

by Diário do Vale
Escolhido: PT acena ao PMDB e indica Luiz Sérgio para relatoria da CPI da Petrobras (Foto:> Arquivo/Paulo Dimas)

Escolhido: PT acena ao PMDB e indica Luiz Sérgio para relatoria da CPI da Petrobras (Foto:> Arquivo/Paulo Dimas)

Brasília

A coordenação da bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu hoje indicar o deputado federal Luiz Sérgio para a relatoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. A escolha do petista angrense atende a bancada do PMDB, cujos caciques reclamam da falta de espaço para influenciar nas decisões do Governo Dilma e dizem que a legenda só é chamada de última hora de apagar os incêndios. Os trabalhos da CPI começam amanhã.
A escolha de Luiz Sérgio aconteceu durante uma reunião entre o ministro Pepe Vargas (Relações Institucionais) e os líderes do governo, José Guimarães (PT-CE), do PT, Sibá Machado, e do PMDB, Leonardo Picciani, realizada anteontem. Durante o encontro, eles entenderam que o deputado tem bom trânsito na Casa e seria um bom nome para o posto.
É tradição na Câmara que o maior partido fique com a presidência das CPIs. O PMDB fechou para o cargo o nome do deputado Hugo Motta (PB). Motta é aliado do grupo do presidente da Casa, Eduardo Cunha (RJ), e do reduto eleitoral do ministro do TCU, Vital do Rego, que comandou a CPI da Petrobras que investigou a estatal no ano passado.
Pelas regras da Casa, cabe ao presidente, após ser eleito pelo plenário da CPI, indicar o relator. A presidência e a relatoria têm influência no ritmo das investigações, podendo blindar o governo.
Para atender ao PMDB, o PT abriu mão de indicar o deputado Vicente Cândido (PT-SP), que chegou a ser sondado. Inicialmente, o partido queria indicar Marco Maia (PT-RS) para o posto. Ele relatou à última CPI e acabou rejeitando o convite.
O DIÁRIO DO VALE entrou em contato com a assessoria de comunicação do deputado Luiz Sérgio que informou que ele só irá se pronunciar após a instauração da CPI, marcada para essa quinta-feira. Além de ministro da Pesca, Luiz Sérgio foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no início do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). O político também já foi prefeito e vice-prefeito de Angra dos Reis.

FHC

O PT quer incluir o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso nas investigações da CPI. A comissão foi criada para analisar denúncias de corrupção na empresa de 2005 a 2015. O período, segundo a oposição, leva em consideração o início das tratativas para a polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, que em 2014 colocou a estatal no centro de uma crise.
A inclusão do período FHC pelo PT ocorre após a presidente Dilma Rousseff ter responsabilizado o PSDB pela corrupção na Petrobras, na semana passada. Sem citar nomes, a presidente fez referência ao depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Ele disse ter começado a receber propina da SBM Offshore em 1997.
– Se em 1996 ou 1997 tivessem investigado e tivessem, naquele momento, punido, nós não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou durante quase 20 anos [atuando em esquema] de corrupção – disse a presidente.
O PSDB aponta que Barusco admitiu ter agido isoladamente e classificou a avaliação de Dilma como superficial e desesperada por ter perdido o controle do processo.

Influência

Sibá Machado minimizou a influência peemedebista e disse que a indicação de Luiz Sérgio “facilita um entendimento” porque a relatoria pertencia ao bloco do PMDB. Dentro do PMDB, há resistências a repassar a relatoria da CPI para o PT. A bancada do PMDB deve discutir o tema nesta quarta. A entrega do cargo foi um aceno de Cunha ao Planalto depois de articular uma série de derrotas ao governo desde que conquistou o comando da Casa.
PT e PMDB são citados por investigados da operação Lava Jato como beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras. Os partidos negam ligação com os desvios.
Além de Luiz Sérgio, o PT vai indicar para a CPI Afonso Florence (BA) e Valmir Prascidelli (SP). Os suplentes são Leo de Brito (AC), Jorge Solla (BA) e Maria do Rosário (RS).

You may also like

10 comments

leleo 27 de fevereiro de 2015, 10:30h - 10:30

Quero entender uma coisa:Luiz Sérgio teve 40% da sua verba de campanha “doados” pelas empreiteiras envolvido no lava jato, e ele próprio será o investigador? Sem mais…

Alexandre 25 de fevereiro de 2015, 08:51h - 08:51

O Brasil tá podre.

ÊTA POVINHO 25 de fevereiro de 2015, 09:11h - 09:11

Agora o MEU BRasil está podre, né? Criticar o país, o povo e os políticos é fácil. E

ÊTA POVINHO 25 de fevereiro de 2015, 09:14h - 09:14

E que dia teremos coragem de cobrar dos eleitores corruptos que votaram nos corruptos que receberam fortunas de empreiteiras para as campanhas? Qual dia cobraremos dos 95 mil eleitores que reelegeram um prefeito agora cassado por 7X0 e ainda governando por liminar?

LUZIA CHAGAS SILVEIRA 25 de fevereiro de 2015, 08:41h - 08:41

Como é que o Luiz Sérgio vai investigar o seu próprio partido? Estão debochando dos idiotas eleitores. Vamos despertar, pessoal!

Cap Nascimento 25 de fevereiro de 2015, 05:43h - 05:43

Hahaha – Brasil mesmo, Lobo cuidando das ovelhinhas…

ÊTA POVINHO CORRUPTO 24 de fevereiro de 2015, 21:33h - 21:33

Indicaram para presidir a CPI da Petrobrás um jovem de apenas 25 anos ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, segundo o site da Câmara, além de ter recebido fortuna para a campanha da construtora Andrade Gutierrez, segundo o site da prestação de contas eleitorais do TSE.

Vão investigar o quê?

O que dizem os eleitores do PMDB e dos partidos coligados??

Alex 24 de fevereiro de 2015, 20:28h - 20:28

Dep. Luiz Sérgio já fez manifestação contra o Petrolão, e agora o colocam como relator ? Ele recebeu doações da UTC, uma das investigadas. Será que alguém realmente acredita que ele fará alguma coisa contra a roubalheira ? Pizzaria Brasil !

roberto 24 de fevereiro de 2015, 17:41h - 17:41

resolveram de vez fazer os brasileiros de palhaços

êta povinho corrupto 24 de fevereiro de 2015, 15:09h - 15:09

Leonardo Picciane indicando e como relator Luiz Sérgio?? Vai investigar o quê? Colocaram a raposa para cuidar das galinhas? kkkk

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996