quarta-feira, 27 de outubro de 2021 - 22:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Resende conclui primeira etapa de obras no Ecoparque

Resende conclui primeira etapa de obras no Ecoparque

Matéria publicada em 16 de setembro de 2021, 18:08 horas

 


Resende – A construção do novo Ecoparque de Resende alcançou uma nova etapa de obras nesta semana. As equipes que atuam no local concluíram a primeira etapa de obras, que já deu contornos importantes à estrutura do novo espaço que possui cerca de 319 mil metros quadrados de extensão. A gestão municipal continua, nas próximas semanas, a segunda etapa de obras.

A primeira etapa da construção incluiu a construção do calçamento da frente, do pórtico de acesso, do marco de identificação, além de paisagismo da entrada, pista de saibro e portões para fechar o espaço. Nesta semana, as equipes da prefeitura finalizaram a instalação do marco de identificação do futuro parque, além do paisagismo, iluminação e mudas.

Na sequência, com a segunda etapa das obras, o espaço receberá a implantação de uma ciclovia, mais espaços com paisagismo, com plantio de mudas e áreas verdes, mais pistas de caminhada, além de um espelho d’água e travessias de madeira, que vão servir como ponte de acesso sobre trechos onde passam cursos d’água dentro do futuro Ecoparque.

De acordo com a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, a segunda etapa já foi licitada e contará com contrapartida da gestão municipal. A expectativa é de que nas próximas semanas as equipes deem continuidade às obras.

– O Ecoparque terá um espaço amplo que possibilitará uma maior interação da população com o meio ambiente, criando um espaço de recreação e contato com a natureza. Além disso, possibilita a rearborização de uma parte da área urbana do município com árvores do bioma regional. O espaço irá beneficiar cerca de 130 mil pessoas diretamente e 70 mil indiretamente, atendendo aos bairros Morada da Felicidade, Elite, Baixada Olaria, Itapuca, Boa Vista, Grande Alegria e arredores, possibilitando que nosso município seja o primeiro a possuir um espaço verde como esse, com os plantios de muda e áreas para esporte, lazer e ginástica para toda a população – comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

A lista de atrações que farão parte do Ecoparque é grande e terá novidades para todas as idades. O novo espaço terá academias de ginástica, bicicletário, sistema completo de irrigação, quiosques, iluminação de LED, paisagismo, bancos e mesas, além de tudo que já está sendo feito.

Sustentabilidade

Além da arborização, com paisagismo, plantio de milhares de mudas e áreas verdes, a gestão municipal também fará a implantação de luminárias com energia solar, que além de sustentáveis, vão gerar economia para os cofres públicos. A novidade segue o conceito de um espaço público sustentável e agradável ao meio ambiente.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document