Resende promove neste sábado sétima etapa do mutirão de preventivos

by Diário do Vale

Resende- A secretaria de Saúde realizará mais uma edição da campanha de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama, neste sábado (13). A sétima etapa do mutirão será realizada entre 8h e 16h, em 13 postos de saúde. A mobilização pela saúde feminina tem por finalidade ampliar o número de preventivos feitos na rede pública, oferecendo a oportunidade de atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames de rotina no decorrer da semana.
O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, informou que o público-alvo da campanha é composto por mulheres entre 25 e 64 anos de idade.
– Todas as mulheres devem se cuidar, buscando estar em dia com seus exames ginecológicos. O papanicolau é um teste feminino com base em uma análise citopatológica, que possibilita o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, entre outras doenças. O procedimento físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte do cronograma do mutirão. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade. A campanha é direcionada, principalmente, para aquelas que trabalham durante a semana. O foco é a faixa etária das mulheres que têm vida sexual mais ativa. O câncer de mama, por exemplo, está no topo da lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras e sua descoberta precoce aumenta a chance de cura – explicou.
Os mutirões estão previstos para ocorrer quinzenalmente. Neste sábado, a campanha será nos seguintes postos: Clínica da Família (Rua Carlos Monteiro, Morada da Montanha); Policlínica do Manejo (Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes); Unidade Básica de Saúde – UBS Cidade Alegria (Avenida das Mangueiras Sul); e Unidades de Saúde da Família – USFs Baixada da Olaria (Rua do Canal), Barra III (Rua Sete), Vicentina/Santo Amaro (Rua Prefeito Clodomiro Maia), Morro do Cruzeiro/Castelo Branco (Rua Santa Rosa), Engenheiro Passos, Liberdade (Rua Barão do Rio Branco), Itapuca (Rua Euzébio Manoel da Glória), Jardim Primavera (Rua dos Pintassilgos, Jardim Primavera III), Cidade Alegria (Rua das Violetas) e Nova Alegria (Rua Dois).
Os exames são realizados no ato do comparecimento. Durante a campanha, para a interessada ser beneficiada, basta ser residente em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pelo governo municipal. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.

Balanço

Nas seis etapas anteriores promovidas em 2019, foram realizados 1.603 exames preventivos. Em 2018, o governo municipal prolongou as ações de saúde promovidas no decorrer da campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que iniciaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. Em todo o ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município.
Na sexta edição, no dia 29 de junho, o saldo foi de 155 preventivos e 36 solicitações para o exame de mamografia em 15 unidades de saúde. Na quinta etapa, no dia 15 de junho, foram realizados 216 preventivos e 44 solicitações de mamografia em 16 postos. Na quarta, 25 de maio, foram contabilizados 354 preventivos e 71 solicitações de mamografias em 22 postos. A terceira etapa da campanha 2019 – realizada em 19 unidades de saúde, no dia 13 de abril – contabilizou 222 exames preventivos e 58 solicitações de mamografia. Na segunda fase desta edição – que ocorreu em 15 postos de saúde, no dia 30 de março, foram registrados 304 exames preventivos, que resultaram em 56 solicitações de mamografia e três encaminhamentos para a especialidade de ginecologia. Já na primeira edição, no dia 16 de março, foram concluídos 352 exames preventivos, 20 solicitações de mamografia e cinco encaminhamentos, em outras 15 unidades escaladas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996